A situação de racha dentro do MDB foi reforçada nesta semana pelo suplente de deputado federal Valtenir Pereira (MDB) que se posicionou publicamente a favor de uma candidatura da deputada estadual Janaina Riva (MDB) para o Governo do Estado e afirmou não existir qualquer conversa no partido para viabilizar eventual projeto eleitoral do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), para o cargo de governador do Estado, em 2022.
Chama atenção o fato de que nem a própria Janaina cogita disputar o comando Palácio Paiaguás, enquanto Emanuel vem dando sinais de que pode entrar no páreo para enfrentar o governador Mauro Mendes (DEM), provável candidato à reeleição.
Contudo, Pinheiro não encontra respaldo interno nem no presidente estadual do partido, o deputado federal Carlos Bezerra. Tido como o “cacique” da sigla, sempre à frente de negociações e articulações políticas seja para disputas eleitorais ou para compor staff de aliados, Bezerra não esconde de ninguém sua preferência por Janaina.
Essa preferência ficou evidente na disputa pela presidência do Diretório Municipal do MDB em Cuiabá, que tinha Janaina de um lado e Emanuel e o advogado Francisco Faiad, seu aliado de primeira hora, do outro. Bezerra chegou anunciar Janaina como a nova presidente municipal do partido, mas o grupo de Pinheiro e Faiad contestou.
Para encerrar a briga, uma Comissão Interventora foi criada e o advogado José Lacerda (suplente de senador) foi colocado no comando do partido na Capital. Sobre as declarações de Valtenir Pereira, que voltou a ganhar certo espaço publicamente por estar legislando temporariamente na vaga de Carlos Bezerra, fica evidente, nas entrelinhas, uma certa mágoa dele com o prefeito Emanuel Pinheiro.
Essa insatisfação seria reflexo das eleições de 2018 quando Pinheiro lançou e conseguiu eleger o filho Emanuelzinho Pinheiro (PTB) para uma vaga na Câmara dos Deputados. Por outro lado, Valtenir, que buscava a reeleição, não conseguiu votos suficientes para garantir uma das oito cadeiras, ficando na suplência.
É nesse cenário de disputas internas no MDB e mágoas do passado que Valtenir Pereira falou sobre a situação de Emanuel e Janaina dentro do partido. “A Janaina é um nome forte, inclusive, para ser candidata ao Governo, não tenho dúvida. Ela já tem idade”, comentou Valtenir ao lembrar que no pleito de 2018 a deputada não tinha idade para assumir o cargo de governadora, caso disputasse e viesse a ser eleita. “Ela teria 29 anos no ano da posse e não podia porque tinha que ser 30”, observou Valtenir.
Para 2022, ele diz não haver qualquer empecilho para Janaina disputar o Palácio Paiaguás. “Agora ela vai ter 34 anos no ano da posse e pode sim ser governadora. Tem trabalho realizado, tem histórico de prestação de serviço ao Estado e não resta dúvida que ela é um nome representativo. E dentro do MDB tem uma ala pedindo pra que ela seja candidata ao Governo. Então, é um nome que agrega e se der ‘match’, vamos dizer assim, tem chance de crescer muito dentro do partido e depois contagiar fora do partido”, comentou o suplente.
Por outro lado, Valtenir foi taxativo quando questionado sobre a possibilidade de Emanuel Pinheiro encabeçar uma chapa do MDB para o Governo do Estado. “Essa discussão de Emanuel Pinheiro candidato a governador no MDB não existe. Essa discussão na base do partido não tem. O debate do MDB, o foco tem sido chapa forte de deputado estadual para fazer oito cadeiras e chapa forte de deputado federal pra fazer pelo menos três cadeiras das oito”, comentou Pereira.
Pio
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 14h24PINTADO DPANTANAL
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 14h22Maedina
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 14h12Cuiabano
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 14h09.arco Pinheiri
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 13h57Clovito
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 13h44Oct?vio Augusto Regis de oliveira
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 12h24Eleitor
Quinta-Feira, 24 de Junho de 2021, 11h54