Investimentos na infraestrutura dos municípios que compõem as regiões Norte e Médio Norte de Mato Grosso têm sido uma cobrança constante do deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM), que apresentou, no decorrer da semana, quatro indicações à Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Septu), sob comando de Cinésio Nunes de Oliveira.
As três primeiras matérias indicam a necessidade de pavimentação nas cidades de Porto dos Gaúchos, Nortelândia e Guarantã do Norte. De acordo com o parlamentar, o excesso de chuva tem devastado os municípios mato-grossenses, em especial da região norte, que pertence ao bioma Amazônico, onde as volumes são mais intensos.
Nesse sentido, Dilmar cobrou apoio imediato do Estado na recuperação do núcleo urbano. “As prefeituras, que já não contam com grandes arrecadações, estão priorizando o conserto das pontes, levadas pela enxurrada e a recuperação das estradas vicinais, que se encontram intrafegáveis e que é por onde escoa a produção agrícola. Por isso, dependem do apoio do Estado para operações urbanas”, defendeu Dal’ Bosco.
À Septu, Dal’Bosco também solicitou a construção de quebra molas na Rodovia MT 208, no perímetro da comunidade agrovila no município de Nova Guarita (distante 667 km da capital).
Agricultura familiar – O deputado democrata encaminhou ao secretário de Estado de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Luiz Carlos Alécio, a disponibilidade de um trator agrícola para o município de Carlinda (741 km ao norte de Cuiabá). Conforme Dilmar, o equipamento visa atender 100 famílias de chacareiros da cidade.
“A doação de equipamentos e insumos é de vital importância para o fortalecimento da agricultura familiar. A patrulha mecanizada é uma ferramenta imprescindível ao desenvolvimento rural, permite melhores condições de trabalho ao pequeno produtor e, além disso, diminui os custos de produção, aumenta a produtividade e rentabilidade”, pontuou o parlamentar.