Política Quarta-Feira, 01 de Julho de 2015, 07h:44 | Atualizado:

Quarta-Feira, 01 de Julho de 2015, 07h:44 | Atualizado:

Notícia

Deputado vê nova realidade para a agricultura familiar

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

O vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), acredita que o segmento da agricultura familiar no estado, começa a vislumbrar um horizonte de oportunidades ao fomento da produção de alimentos. Na audiência pública, ocorrida na segunda-feira (29),  na Central de Comercialização José Carlos Guimarães, questões como a organização do pequeno produtor, produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar do Vale do Rio Cuiabá, foram amplamente debatidas. O deputado se posicionou favorável a intenção do governo em assinar a lei de inclusão dos 30% da agricultura familiar nos mercados institucionais.

“É uma semente que com certeza dará frutos substanciais para a permanência das famílias no campo. Gerando economia aos municípios e fortalecendo a relação campo-cidade de forma sustentável.”, disse Botelho.

Para o deputado, a  Secretaria Estadual de Agricultura Familiar reúne todas as condições necessárias para melhor gerir a Central de Comercialização, afinal, tem todos os instrumentos técnicos e operacionais para dar suporte aos milhares de agricultores, além do elo de confiança já estabelecido com os pequenos agricultores.

Botelho afirma que os pequenos produtores passarão a ter tranquilidade na venda dos produtos, podendo, inclusive, implantar o “selo da Agricultura Familiar” como marca de qualidade regional.  Os alimentos produzidos no nosso Estado são  mais saudáveis, pois não sofrem o processo de maturação da colheita e chega à mesa do consumidor sem  sofrer, por exemplo,  os efeitos dos produtos que percorrem mais de 1.700 quilômetros, saindo da Ceagesp.  

“Mato Grosso tem tudo para ser o maior celeiro de alimentos do Brasil, tendo em vista o empenho do estado em fomentar a agricultura familiar dos pequenos produtores, que somada representa muito e por sermos privilegiados por uma bacia hidrográfica incrível”,  disse  Botelho.

O deputado reforça ainda que o diálogo para que haja maior organização através de cooperativas, associações e empenho político e financeiro, como contrapartida do estado, também na infraestrutura dos municípios, como estradas, saúde e segurança. “O estado deverá fazer uma melhor distribuição dos recursos, tanto do Fethab, quanto de outros órgãos, para estruturar e  fomentar a economia dos municípios”, avalia o deputado.

O deputado Botelho é autor do projeto lei, em trâmite na Assembleia Legislativa, que cria a Comissão Parlamentar do Vale do Rio Cuiabá. Uma forma de o Poder Legislativo estar presente nas demandas dos mais de 14 municípios que compõem essa região. “Acredito que a união faz a força e o conhecimento é a base para que haja aumento de par aumentar a produção de alimentos, garantir mais renda no campo e maior estabilidade dos preços aos consumidores”, concluiu Botelho.

 





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet