O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) avalia como positiva a possibilidade de a ex-reitora da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), Mária Lúcia Cavalli Neder, filiada ao PCdoB, ser candidata ao governo de Mato Grosso nas eleições de outubro representando um projeto político de esquerda.
"A Maria Lúcia é um quadro qualificadissímo. No momento, as pré-candidaturas tem que ser apresentadas para formarmos um palanque de esquerda. Mais para frente, próximo das convenções partidárias, esse grupo político pode discutir qual a melhor candidatura para representá-lo nas urnas", declarou, em entrevista ao FOLHAMAX.
O parlamentar acredita que a federação formada pelo PT-PCdoB e PV tem qualificação para incluir no debate político de Mato Grosso temas como educação, saúde, meio ambiente e correção das desigualdades sociais a partir da capacidade política e intelectual dos representantes que irão às urnas.
"O que nós desejamos é uma candidatura identificada com o projeto nacional do Lula e que seja capaz de construir debates positivos corrigir a brutal desigualdade social em Mato Grosso, onde bilionários concentram poder e parte considerável da população passa fome e convive com uma educação e saúde sucateada", afirma.
Atualmente, dos partidos que compõem a federação pró-Lula, o PT tem dois pré-candidatos ao governo de Mato Grosso que são o presidente da Associação dos Docentes da UFMT, Reginaldo Araújo, e o presidente do Sindicato dos Professores da Unemat de Cáceres, Domingos Sávio. Timidamente, por impulso do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, o vice-prefeito José Roberto Stopa é citado como possível candidato pelo PV.
Mesmo reconhecendo o poderio dos adversários, o deputado Lúdio Cabral considera que a aliança de esquerda pode prosperar e ter chances de vitória numa disputa ao governo do Estado. "Na última eleição presidencial, o nosso candidato Fernando Haddad recebeu 35% dos votos. Muitos eleitores racionais e qualificados que votaram no Bolsonaro estão arrependidos e dispostos a apostar numa aliança progressista representada nacionalmente pelo Lula", concluiu.
Vanderlei jose pimenta
Domingo, 01 de Maio de 2022, 09h50Pedro Paulo
Domingo, 01 de Maio de 2022, 09h40Jô
Domingo, 01 de Maio de 2022, 09h11fala mato grosso
Domingo, 01 de Maio de 2022, 07h23Carlão Ferreira
Sábado, 30 de Abril de 2022, 18h19Povo de Matogrosso
Sábado, 30 de Abril de 2022, 17h27Francisco Alves
Sábado, 30 de Abril de 2022, 16h49