O Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza oficinas do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) nos municípios de Diamantino e Alto Paraguai, respectivamente nos dias 26/02 (quarta-feira) e 27 (quinta-feira) de maio. As oficinas fazem parte do evento "Incentivo ao Acesso à Informação e Consciência Cidadã". O objetivo é discutir a participação dos Conselhos de Políticas Públicas na elaboração do Planejamento Estratégico de cada município que aderiu ao programa. Em Diamantino o evento ocorre no auditório da Unemat e em Alto Paraguai no Salão de Projetos Sociais Municipais e tem início às 7h30.
O Incentivo ao Acesso à Informação é o tema da primeira oficina ministrada pela secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE-MT, Naíse Godoy de Campos Silva Freire, cujo foco é a criação e o funcionamento das Ouvidorias, do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Portal Transparência. A segunda palestra será proferida pela coordenadora do PDI, Cassyra L Vuolo, voltada aos conselhos municipais como instrumentos de controle social e participação democrática. "O TCE-MT está oferecendo as informações e as ferramentas para fazer de cada cidadão um fiscal dos recursos públicos"
A ação busca estimular os Conselhos Municipais a acompanharem as etapas do Planejamento Estratégico que será implantado pelo seu município, além de participarem de forma efetiva, defendendo os interesses da sociedade". Um dos tópicos a serem discutidos é a criação de parcerias por parte dos conselhos e ainda a participação ativa deles nos processos de construção do Planejamento Estratégico que deve nortear as Peças Orçamentárias (PPA, LOA, LDO).
Diamantino e Alto Paraguai fazem parte dos 10 municípios mato-grossenses que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) em 2014 e pela primeira vez estão desenvolvendo o Planejamento Estratégico (PE). O PDI tem o objetivo de transferir práticas de gestão e tecnologia aos municípios de Mato Grosso.
Em 2012 e 2013 foram 20 municípios que receberam que aderiram ao PDI e têm recebido técnicas de boas práticas de gestão a partir da implantação do PE. Participaram do programa: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Barra do Garças, Sinop, Sorriso, Cáceres e Tangará da Serra, Alta Floresta; Guarantã do Norte; Primavera do Leste; Campo Verde; Campo Novo do Parecis; Barra do Bugres; Lucas do Rio Verde; Nova Mutum; Juína; Juara; Pontes e Lacerda e Poconé.
As oficinas "Incentivo ao Acesso à Informação e Consciência Cidadã foram realizadas em 2013 nos municípios de Alta Floresta, Guarantã do Norte, Primavera do Leste, Campo Verde e Campo Novo do Parecis.
Este ano, os municípios de Diamantino, Alto Araguaia, Itiquira, Jaciara, Santo Antônio de Leverger, Alto Paraguai, Sapezal, Água Boa, Poxoréu e Juscimeira também receberão as oficinas.