Durante inauguração de um conjunto habitacional no residencial Altos do Parque, em Cuiabá, a presidente Dilma Roussef (PT) procurou exaltar a ação do governador Silval Barbosa (PMDB) em investir na mobilidade urbana da capital do Estado. Dilma minimizou os atrasos na maioria das obras, pontuando que elas não tem como foco principal atenderem os turistas que visitarão a cidade no período da Copa do Mundo.
“Uma obra de mobilidade, no início é um imenso problema, porque mexe com o trânsito e a rotina de uma cidade. Mas depois, ela é a solução. As obras não são para a Copa, mas para a cidade, já que muitas delas não tem relação direta com o evento”, destacou a presidente.
Ela fez menção especial a implantação do VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) que será implantado nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Segundo a presidente, as grandes metrópoles do Brasil, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, convivem com caos no sistema de transporte por conta da falta de planejamento a longo prazo, o que vem sendo pensado desde agora pelo governador Silval Barbosa.
“O grande legado que ficará para Cuiabá é a melhoria do transporte urbano de massa. As grandes cidades sofrem hoje, porque não investiram no sistema de transporte sobre trilhos lá atrás. Tenho orgulho de participar, junto com o Governo do Estado, da construção do VLT na cidade de Cuiabá”, assinalou a presidente.
Além disso, a chefe do Palácio do Planalto anunciou que o Governo Federal liberou recursos para implantação do BRT – corredores exclusivos para ônibus – em dois trechos de Cuiabá. O primeiro, na avenida dos Trabalhadores, e o segundo na região central, que engloba as avenidas Getúlio Vargas e Isaac Póvoas.
A presidente também lembrou que o Estado de Mato Grosso tem recebido obras estruturantes em parceria com Governo Federal. Ela citou como exemplo, a concessão na R$ 163, duplicação da 163/364 e ainda a ampliação da Ferronorte até Rondonópolis. “Estamos fazendo essas obras de logística, porque Mato Grosso não é especial apenas para os mato-grossenses, mas especial para o Brasil. Mato Grosso é um estado estratégico do Brasil, por ser o maior produtor de grãos”, completou.
Gabriel Elio Belino da Silva
Quarta-Feira, 25 de Junho de 2014, 23h44Cuiabano
Quinta-Feira, 24 de Abril de 2014, 15h01