As vésperas do segundo turno das eleições, os eleitores mato-grossenses saíram às ruas na tarde deste sábado (26) em defesa de seus presidenciáveis. Nem mesmo a chuva que caiu em Cuiabá impediu que os eleitores a favor da candidatura de Fernando Haddad (PT) e de Jair Bolsonaro (PSL) realizassem carreatas.
Pró Haddad - Prevista para iniciar às 14h, a carreta pró Haddad reuniu diversos carros no ponto de concentração, na Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande. No entanto, a mobilização ganhou as ruas somente por volta das 15h40. Com bandeiras e adesivos nos carros em defesa da coligação “O Povo Feliz de Novo”, os eleitores apostam na “virada” dos números apresentados nas pesquisas eleitorais.
De acordo com a mais recente pesquisa do instituto Datafolha, divulgada na quinta-feira (25), Bolsonaro lidera com 56% das intenções de voto enquanto Fernando Haddad aparece com 44% das intenções de votos. Para Gilmar Silva Cruz, 48, que participa da carreata, os números revelam a desinformação dos eleitores e sinalizam para um perigo real aos brasileiros, principalmente aos que fazem parte dos grupos de "minorias", como negros e homossexuais.
“O candidato que lidera as eleições representa tudo que pode fazer mal ao que eu sou. Negro, professor, não posso fazer de conta que as coisas ficarão bem. A gente não pode votar para ver o que vai dar. O Brasil infelizmente desconsidera a educação como base pra formar opinião", disse.
"Existe uma política de desinformação muito grande, nas redes sociais, na comunicação em geral. Enquanto isso a educação básica, por exemplo, é maltratada. O sentimento político da maioria dos brasileiros é falho hoje. O que abre espaço ao fascismo”, completou Gilmar.
Para Ana Beatriz, 27, que também participa da carreata, o ato é de grande importância não apenas para mostrar apoio a candidatura de Haddad, mas para defender ideais. “O momento é difícil. Temos pouco tempo para conseguir uma virada. Mas atos como esse são de extrema importância. Quem acredita, precisa lutar e sair às ruas. Eu, como mulher, não posso acreditar num candidato como o Jair Bolsonaro”, disse.
Apesar de não haver informações oficiais sobre quantos veículos participaram da carreata, a estimativa é de que a fila de carros chegou a quase um quilômetro. A carreata saiu de Várzea Grande com sentido ao bairro Parque Cuiabá, na Capital.
Pró Bolsonaro - Do outro lado da cidade, os eleitores de Jair Bolsonaro também promoveram uma carreata, que teve início por volta das 16h também reuniu diversos veículos.
Com bandeiras do Brasil, camisetas verde e amarela e entoados pelo hino nacional, eles saíram da região do CPA com destino à Arena Pantanal. Ao longo do trajeto, houve buzinaço e fogos de artifício.
Os eleitores também fizeram gestos com as mãos simulando uma arma, imitando a ação do próprio presidenciável, e protestaram contra o Partido dos Trabalhadores, com faixas de #PTNão, #ForaPT e #MudaBrasil. Em nenhuma das carreatas houve registro de ocorrências.
Raul
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 14h54Dornele$
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 09h21eleitor consciente
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 08h36aceiteideboaaderrota
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 08h34Emerson Marques
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 08h31Gilmar
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 08h10Luiz
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 06h28Dornele$
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 05h45Jo?o Cuiabano de Nascimento
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 02h56sediclaur
Sábado, 27 de Outubro de 2018, 22h27Daniel Miguel
Sábado, 27 de Outubro de 2018, 21h07