Política Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2015, 22h:15 | Atualizado:

Quinta-Feira, 27 de Agosto de 2015, 22h:15 | Atualizado:

FIM DA FARRA

Empresa de deputado não cumpre metas e perde incentivos fiscais em MT

Zeca Viana obteve benefício na gestão de Silval Barbosa

RAFAEL COSTA
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

zeca-viana-al.jpg

 

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico suspendeu a concessão de incentivos da empresa Agrícola Alvorada, de propriedade da família do deputado estadual Zeca Viana (PDT). Conforme publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que circulou na quinta-feira (27), ainda houve o descredenciamento de outras duas empresas: Rondon AgroIndústria e Jaco Comércio e Indústria de Cereais.

O ato administrativo foi assinado pelo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo. O incentivo fiscal concedido é a isenção de impostos ou até não cobrança pelo Estado feitos com o intuito de estimular atividades econômicas.

Em alguns casos, a isenção chega a até 85% do valor que deveria ser pago. A decisão do CEDEM (Conselho Estadual de Desenvolvimento Empresarial) foi baseada em um relatório produzido pela Controladoria-Geral do Estado (CGE) no qual o incentivo fiscal concedido em favor da Agrícola Alvorada foi identificado com “processos de vícios materiais e formais insanáveis e impossíveis de serem convalidados”. Por isso, os atos concedidos em favor da empresa para usufruir dos incentivos seriam “completamente nulos”. 

Conforme a CGE, a Agrícola Alvorada não concluiu os investimentos exigidos para se manter como beneficiária de incentivo fiscal. No rol de indícios de irregularidades, não constaram também documentos obrigatórios para o enquadramento da empresa como as certidões negativas e licenças previstas em lei; ausência de documentos necessários para verificação da adequação do empreendimento frente às diretrizes do Plano de Desenvolvimento de Mato Grosso. 

Antes aliado de primeira hora do governador Pedro Taques (sem partido), o deputado estadual Zeca Viana entrou em rota de colisão por conta da eleição da Mesa Diretora da Assembleia. O parlamentar se sentiu ofendido após ser rejeitado pelo Palácio Paiaguás, que agiu nos bastidores em favor da eleição do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) para a presidência do Legislativo no biênio 2015/2016. 

Ao mesmo tempo, cargos comissionados na região do Araguaia foram entregues a indicação do deputado estadual Baiano Filho (PMDB), pertencente à oposição, o que irritou ainda mais Viana. Após longas divergências, Viana adotou postura de oposição do Legislativo, mesmo pertencendo ao partido do governador. Porém, Taques deixou o PDT e se filia ao PSDB neste sábado (29) com a presença de líderes nacionais do partido. 

A reportagem entrou em contato com a assessoria do parlamentar para questionar se acreditava que a suspensão do incentivo fiscal estaria relacionada ao seu posicionamento político. Por meio da assessoria de imprensa, Viana disse que “não tem nada a ver”, mas atribuiu a uma política de Estado que, em sua visão, nada contribui para o desenvolvimento de Mato Grosso. “Essa medida é consequência de uma política de desestímulo à permanência e vinda de empresas em Mato Grosso, pois querem fazer deste Estado um lugar só de produção de matéria-prima. O relato que tenho de empresários é que muitos estão se ajustando para ir embora de Mato Grosso”, declarou. 





Postar um novo comentário





Comentários (6)

  • BESOURO

    Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 13h16
  • UMA COISA É CERTA, SEM APOIO TOTAL DO ZECA VIANA, TAQUES "NÃO" SERIA GOVERNADOR HOJE, DIGO APOIO DESDE BEM ANTES DA CAMPANHA. (carros, aviões, combustíveis, gente pra apoiar, enfim tudo). até hoje eu lembro do Brizola querendo tomar do Dante o governo.
    3
    1



  • JILI

    Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 09h53
  • PERSEGUIÇÃO COVARDE AO COMPANHEIRO DAS LUTAS. ZECA ESTEVE NA TRINCHEIRA DESDE O TEMPO EM QUE NINGUÉM CONHECIA O PEDRO TAXI. LUTOU, DEFENDOU, EMPUNHOU A BANDEIRA DA MORALIDADE E DAS MUDANÇAS. ASSUMINDO O PAIAGUÁS O NOBRE GOVERNADOR PROCUROU DEPUTADOS QUE TRABALHARAM PARA ESMAGÁ-LO NA CAMPANHA. A MAIORIA FEZ O "L" COM OS DEDOS. AGORA QUE O REI CHEGOU AO PODER ELE FEZ O INACEITÁVEL: ABANDONOU COMPANHEIROS NÃO DE HOJE, NEM DE ONTEM, MAS DE SEMPRE. VERGONHA VOTAR NESSA TÁXI, QUE NA VERDADE ERA UM UBER PIRATA.
    10
    9



  • fidedigno

    Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 08h17
  • Sabia que esse cara não é boa bisca. Pra bater de frente com o Pedro Taques e sua política honesta, dedicada e competente, não podia ser gente boa.
    11
    6



  • A frustr??o

    Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 07h15
  • O que o nobre deputado está falando é pura verdade. As grandes empresas (cervejarias e frigoríficos) que tinham incentivos fiscais continuam tendo, enquanto as médias e pequenas empresas são duramente penalizadas. Vejam o que mudou na SEMA, ao invés de desburocratizar, fez justamente o contrário criando a APF (em substituição à famigerada LAU). Vejam o INTERMAT, que era o símbolo das piores práticas, e continua a mesmissima coisa, nem um site tem pra dar transparencia nos procedimentos. Então atrair investidor, produtor rural e empresário é impossível diante de tanta desordem legal e excessiva burocracia. E olha que votei nesse governo esperando a devassa em todas as áreas, mas vi que quase nada foi feito. Dar cargos e se associar com que trabalhou contra foi prova clara de deslealdade não só aos companheiros, mas aos eleitores.
    13
    3



  • justo

    Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 04h54
  • Parabéns Secretário que esta cortando a farra dos incentivos a quem não tem direito. Entretanto, acabe com a farra de servidor que esta na lista de réu da Operação do GAECO denominada Oro tolo e que esta lotado na SEDEC. E, o senhor sabe quem é? Ele vai continuar normalmente no cargo? Não houve uma comissão que avaliou uma a uma das indicações?Como passou alguém nesta comissão que estava sendo investigado?
    7
    3



  • cpa

    Sexta-Feira, 28 de Agosto de 2015, 00h50
  • E como está o rombo da COOMAT fo sr. Erai maggi
    12
    0









Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet