Política Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h:09 | Atualizado:

Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h:09 | Atualizado:

GRÃO VIZIR E SULTÃO

Empresário culpa deputados e governador na Seduc por desvios e quer anular condenação em MT

Alan Malouf afirmou que governador Pedro Taques é o verdadeiro líder das fraudes e quer que ação tramite no STF

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

graovizir.jpg

 

O empresário Alan Malouf, condenado a 11 anos e 1 mês de prisão em regime fechado por liderar as fraudes em licitações na Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), pediu a anulação de sua sentença proferida pela juíza Selma Rosane Santos Arruda (hoje aposentada), em outubro de 2017. A defesa argumentou que o governador Pedro Taques (PSDB), o deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB) além do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), também faziam parte do esquema – o que demandaria que o caso fosse julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). 

O recurso contra a condenação foi impetrado no último dia 20 de março pelo advogados Huendel Rolim e Eduardo Pinheiro.

A defesa de Malouf disse que a operação “Grão Vizir” – a terceira fase da operação “Rêmora”, que investiga o as fraudes em licitações na Seduc-MT, e que foi batizada com esse nome em razão da palavra árabe al-wazir, de origem no império Otomano -, estaria próxima de chegar ao seu “sultão”. Segundo ele, o posto é do próprio governador Pedro Taques, a quem o empresário atribuiu a verdadeira liderança do esquema.

“Os depoimentos prestados desde a fase inquisitorial, confirmados e corroborados em juízo, demonstram que o apelante está, colaborando com a justiça e dando os caminhos para se chegar ao sultão, como sugere o Gaeco, ano nominar a fase que determinou a segregação do recorrente de Grão-Vizir", diz a defesa do empresário.

Os advogados de Malouf também apontam que o próprio Ministério Público Estadual (MP-MT), coordenador do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), que deflagrou a operação “Rêmora” e “Grão Vizir”, vem apontando-o como principal operador do esquema de Caixa 2 na eleição do governador Pedro Taques em 2014. “Desde a deflagração da operação policial, percebe-se que a acusação imputada ao defendente posição de destaque na campanha do Governador Pedro Taques, afirmando que o mesmo seria um grande investidor financeiro e que até mesmo poderia vir a ocupar cargos na gestão”, narra a defesa de Malouf.

O empresário também disse que o fato de terem havido mais de 100 reuniões de campanha em sua própria residência, durante as eleições de 2014, passou “despercebido na memória” do chefe do poder executivo do Estado. Taques disse à imprensa que tinha apenas um “relacionamento social” com Malouf.

“O relacionamento não era apenas social. O Senhor Governador frequentava a casa do Recorrente, sendo que a maioria das reuniões de campanha se deram lá – mais de cem -, mas isso passou desapercebido na memória do chefe maior do Estado de Mato Grosso”.

Já sobre Nilson Leitão, a defesa do empresário alega que o deputado federal seria um dos beneficiários do esquema de propina. O empresário Giovani Guizardi o apontou como um dos destinatários da propina paga por empresários  que tinham contratos para execução de obras na Secretaria de Educação. A mesma citação - de que seria um dos beneficiários do esquema -, o empresário citou o deputado estadual Guilherme Maluf.

A petição tramita na 2ª Câmara Criminal do TJ-MT, composta pelos desembargadores Alberto Ferreira de Souza, Pedro Sakamoto e Rondon Bassil Dower Filho, que poderão acatar ou rejeitar os argumentos do empresário.

GRÃO VIZIR

Deflagrada no dia 14 de dezembro de 2016 pelo Gaeco, a terceira fase da Rêmora, denominada “Grão Vizir”, envolveu o nome do governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB). O empresário também denunciado no esquema, Giovani Guizardi, afirmou que Alan Malouf teria repassado R$ 10 milhões para a campanha de Taques, em 2014, e que o dinheiro seria pago em forma de propina.

Em depoimento ao Gaeco, Malouf afirmou que o atual chefe do poder executivo mato-grossense teria solicitado sua ajuda para “quitar débito de campanha eleitoral não declarada” durante as eleições de 2014 – vencidas por Taques em Mato Grosso.

Segundo Malouf, o então senador pelo PDT teria perguntado se ele tinha interesse em fazer parte de uma eventual administração, caso vencesse. Ele disse também que alertou o governador e o ex-secretário da Casa Civil de Mato Grosso, Paulo Taques, que o esquema na Seduc-MT havia sido descoberto. Em resposta, o chefe do poder executivo estadual teria afirmado que “daria um jeito de resolver”.

Questionado sobre o suposto envolvimento o governador Pedro Taques negou as acusações.

 





Postar um novo comentário





Comentários (35)

  • RESPOSTA A Olivia

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 22h08
  • Olivia o governadorzinho como se refere ao senhor governador PEDRO TAQUES, não é tão liso quanto você, você julga pelo que é, você é lississima e quer apontar dedo porque?, Boca é tão podre como um chiqueiro
    1
    0



  • Said Joseph

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 21h00
  • Pedro Taques, Nilson Leitão e Guilherme Maluf, todos do PSDB, são tão honestos.... Que chega dá orgulho.
    2
    0



  • Martha

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 18h44
  • vota nulo..é só digitar.. 000...só assim o pleito eleitoral será anulado (caso os votos nulos superem os válidos em 50% +1)e os candidatos ficam proibidos de candidatarem por 4 anos..!! terão que fazer.nova eleição com novos candidatos! Atenção: se votar em branco, vc não anula seu voto, seu voto vai ser computado pra quem tá na liderança dos votos!! O voto só é anulado se digitar 000 no lugar do número do candidato.!!
    0
    1



  • Seu Juca da Alameda

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 17h54
  • Daqui a pouco o juiz vai preso e o condenado fica solto! Se está inconformado recorre, faz como qualquer outro condenado, inclusive aqueles que estão na PCE, todos se dizem inocentes e também apontam outros culpados! Cada um deve responder na medida da sua culpa meu senhor, e você foi condenado pelos seus atos, e os outros envolvidos devem responder pelos deles! Toma vergonha na cara!
    3
    3



  • Olivia

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 17h13
  • A casa caiu!!!!! Demorou, mas caiu!!! Me passa preocupa o fato desse governadorzinho de merda conseguir se safar dessa! Ele é muito liso e muito cara de pau ao dizer que tinha um relacionamento social com Allan....MENTIRA!!! De tão “próximos”, a ex-primeira Dama, Samira Martins, largou ele...se é que me entendem....kkkkkkkkkkkkkkk #forapedrotaques
    20
    1



  • Luciana Arruda

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 17h07
  • E ex juiza Selma que quer ser senadora não sabia que Pedro Taques é o chefe da organização criminosa que roubava o dinheiro da Educação??Nos debates a senhora vai escutar essa e outras perguntas que não vão se calar...e o MP eo MPF, recurso federal também, não sabiam ou não sabem de nada??!! Acusações gravíssimas feitas pelo principal operador da campanha do governador,com mais de 100 reuniões em sua residência com filmagens,precisa mostrar que os dois dormiram juntos e os respectivos batons nas cuecas??
    22
    1



  • E. Monteiro

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 16h52
  • Ladrão da Educação, não tem perdão,cadeia para esse safado que rouba os poucos recursos das crianças e adolescentes...
    19
    0



  • Gilmar

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 16h43
  • Nada é eterno nem.mesmo hipocrisia, esse governador sempre foi enganador.
    18
    1



  • Consciente

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 16h02
  • Vão visitar o LULALÁ em Curitiba Pedrinho, Nilson Leitão, Malouf & Cia?!!!
    28
    1



  • SOCORRO

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 15h22
  • Wellllllll, juiza vazou, Pedro limpou fora, Wilson deveria renunciar, MP nao faz nada qd se trata deste desgoverno , ja se vao tres anos e quase meio que este Bandido se vestiu de governador com cx dois , desde o senado na farsa da ata, e nos matogrossenses que somos obrigados a aguentar as consequencias de beneficios politicos e financeiros desta corja? Kd aquele povo do bem pra rua ? Ou falta coragem pq apoiaram ou estao n esquema Tbm ? Esta omissao coletiva vai levar este crapula p reeleicao e enterrar MT d vez !
    30
    1



  • Pinoquios

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 15h06
  • WILSIN PINÓQUIO RODOANEL GALINDO SANTOS,PEDE PARA SAIR,PEDRINHO MALVADEZA ,PREPARA O PIJAMA,CARUMBE TE ESPERA.
    29
    0



  • Ex-eleitor do Taques

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 15h05
  • E agora Governador ainda pousar de honesto e continuar com o discurso que lhe fizeram proposta indecente? Governador o seu Governo já acabou e de forma melancólica e vergonhosa para que foi eleito para combater a corrupção estamos esperando chegar outubro apenas para confirmar na urna eletrônica o que na pratica já acontece fim deste desastre chamado gestão Pedro Taques e a partir de janeiro o seu problema é com a justiça de Mato Grosso....
    34
    0



  • Pinoquios

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 15h04
  • WILSIN PINÓQUIO RODOANEL GALINDO SANTOS,PEDE PARA SAIR,PEDRINHO MALVADEZA ,PREPARA O PIJAMA,CARUMBE TE ESPERA.
    30
    0



  • Lucas Pedro

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 14h49
  • E aí Pedro?... Nada?... Faz assim: Pede prá cá, ... não, não vai dar certo, vossa exelência já cagou tudo! Ah! Grão vizir disse que é prá vc aguardar rosbosta, mas ele acha que te paga na subunda-feira. Ele disse ainda: Negócio de pé aguardando sua posição.
    30
    1



  • Luciana Ballest?

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 14h48
  • Acusar e provar são duas coisas diferentes.
    5
    36



  • Lucas Pedro

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 14h48
  • E aí Pedro?... Nada?... Faz assim: Pede prá cá, ... não, não vai dar certo, vossa exelência já cagou tudo! Ah! Grão vizir disse que é prá vc aguardar rosbosta, mas ele acha que te paga na subunda-feira. Ele disse ainda: Negócio de pé aguardando sua posição.
    25
    1



  • Professor resoltado

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 14h01
  • Informações dos Advogados do Sr. Alan Malouf (tesoureiro da campanha) que o SULTÃO realmente é o insuportável PEDRO TAQUES. Conforme a matéria acima, PEDRO TAQUES era o líder do esquema que tinha o escopo em surrupiar R$ 56.000.000,00 milhões da SEDUC. Se o Ex presidente LULA esta pagando pelos crimes de corrupção entre outros, então o porque PEDRO TAQUES denunciado pelos companheiros da organização criminosa não esta preso ainda? E agora WILSON SANTOS, seu chefe esta no meio tambem, sera que vai renunciar a liderança na AL? SILVAL BARBOSA esta virando trombadinha perto dos ladrões da SEDUC. FORA TAQUES
    39
    0



  • Natascha Lopes

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h28
  • Cadê o Pinóquio? ele já renunciou? kkkkk toma cego vai defender corrupto!!!!! agora vai ter que renunciar, renuncia, renuncia, renuncia
    33
    1



  • Celso Frederico de Souza Neves

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h27
  • ESTÁ PUTO PQ ACHOU QUE O GOVERNADOR IA IMPEDIR OU ALIVIAR . SIMPLES ASSIM. CADE A PROVA SR ALLAN réu confesso ???????????????????????????????????????????????
    7
    30



  • Indignado

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h24
  • #RENÚNCIA WILSON SANTOS
    33
    2



  • Nelson Antonio

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h16
  • por que será que o "GOVERNADOR DA TRANSFORMAÇÃO", não pediu para ser investigado pelo STJ como no caso da FANTÁSTICA GRAMPOLANDIA PANTANEIRA, que por "SORTE" foi distribuído para antigo amigo Ministro Campebell?
    30
    2



  • FL?VIO

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h14
  • Nesse momento, com a palavra o chefe do Ministério Público (Dr. Mauro Curvo)... O que será feito???
    31
    1



  • Davi

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h13
  • Resumindo, o governador com sua manobra através da 7º Vara manteve-se no poder até hoje, a juíza já deve ter os recursos necessários para custear sua campanha ao senado e o povo no fim das contas, pagou por tudo.
    25
    2



  • xomano

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 13h08
  • O QUE EU ACHO ENGRAÇADO É O SEGUINTE: ANTES SE PERGUNTASSE PRA UM VAGABUNDO QUALQUER NA RUA "QUEM ROOUBOU ALI NA ESQUINA? ESTE VIESSA A FALAR: "FOI O VAL"...KKKKKK O EX GOV SILVAL JÁ TAVA NA CADEIA...KKKKK AGORA SÓ E O PTX ASSINAR A CONFISSAO PRA MP FAZER ALGO
    26
    2



  • OlhosQueTudoV?em

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h52
  • Será que o Wilson Santos vai cumprir a promessa que fez a janaina de Renunciar caso Taques tivesse envolvimento com ilegalidades cometidas na Seduc? Alan Maluf falou com todas as letras quem é o Lider, qual a desculpa o pinóquio vai dar para não renunciar se o Alan estiver falando a verdade? hum? E tem outra WS, estamos de olho, porque o senhor também está sendo acusado de muitas coisas erradas, Rodoanel, Bererê, Jajá Neves, etc .... e onde há fumaça, muita fumaça, provavelmente tem fogo, e muito fogo.
    23
    2



  • ?rica

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h51
  • Se o MP e PGR não fosse parciais, Taques já estaria preso.
    27
    2



  • Paulo

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h44
  • LULA VAI TER COMPANHEIRO DAQUI UNS DIAS
    69
    8



  • alexandre

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h42
  • WS já renunciou ?
    79
    4



  • alexandre

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h36
  • e agora MPE e TJ ?
    60
    4



  • Granvis

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h34
  • Cadê aquela juíza????
    66
    4



  • Z? man?

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h26
  • Tava na cara que esse governadorzinho sabia de tudo... Como sairia malas e malas de dinheiro de uma pasta como a Seduc com sua assinatura em tudo e ele não estava sabendo o destino de tanto dinheiro??? Jamais me convenci disso... O MPE agora irá fingir novamente que não está vendo e que também está envolvido até a tampa...
    75
    5



  • Edilson Mascarenhas

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h26
  • PEDRINHO MALVADEZA QUEBROU A SAÚDE DE MT!!! PESSOAS AGONIZANDO EM TODAS AS PARTES DO ESTADO. VAZA PEDRINHO MALVADEZA. O POVO NÃO TE QUER MAIS.
    80
    5



  • Lurdes de Souza Silva

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h25
  • Tá muito claro que o governador sabia e participou de todo o esquema. O MP E A JUSTIÇA PRECISAM AGIR.
    98
    6



  • Paulo Boss

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h21
  • Chupa WS, agora diga que seu chefe é inocente e não tem nada haver.... Aguenta agora a Janaína e o Pivetta!
    95
    4



  • July

    Quinta-Feira, 12 de Abril de 2018, 12h17
  • Acho que alguém perdeu a aposta heim??? #RenunciaWilson..
    84
    7











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet