Chico Ferreira
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) irá notificar as prefeituras de todo estado para que voltem a exigir o uso de máscaras faciais em ambientes fechados. De acordo com a secretária da pasta, Kelluby de Oliveira, o motivo é a alta de casos de Covid-19 em Mato Grosso. Em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro disse que não deve acatar a medida, em um primeiro momento.
De acordo com Kelluby de Oliveira, o assunto foi debatido no Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE), na última semana e que uma recomendação oficial deve ser publicada nos próximos dias. Segundo a secretaria, trata-se apenas de uma sugestão, tendo em vista que a competência para decidir medidas contra a Covid-19 é dos municípios.
Não é uma determinação, é uma recomendação, porque isso é competência é dos municípios. Então, prevendo que os leitos estão mínimos, o Município deve avaliar e determinar a volta do uso da máscara ou não. Eu acho pertinente a avaliação do Município”, disse a secretária.
Durante a transmissão ao vivo realizada em suas redes sociais, na noite de terça-feira (29), Emanuel Pinheiro afirmou que por enquanto, não deve decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras. O prefeito afirmou que é necessário que a população procure se imunizar com as vacinas oferecidas e que os moradores da capital estão esclarecidos sobre o assunto.
“Já vivemos um novo normal e a população já está esclarecida. Tem coisas que não adianta baixar apenas um decreto. Se fosse assim, eu baixaria um para que todos tivessem saúde e ninguém morresse em Cuiabá. A cidade é nossa e é preciso que cada um tenha consciência. A Covid não acabou de vez, mas está controlada, graças a Deus e ao sucesso da vacinação”, afirmou o prefeito.
cidadao
Quinta-Feira, 01 de Dezembro de 2022, 09h52Todos
Quarta-Feira, 30 de Novembro de 2022, 19h39