Com a confirmação das eleições municipais para os dias 15 e 29 de novembro, o deputado estadual Eduardo Botelho (DEM), que acabou de ser reeleito para o terceiro mandato como presidente do Legislativo Estadual, voltou a sinalizar que pode entrar na disputa pela Prefeitura de Cuiabá. Disse que já teve uma conversa com o governador Mauro Mendes (DEM) na qual trataram sobre o assunto, embora nada ficou definido.
"Eu não estou trabalhando focado nisso. Agora pode acontecer, não estou descartando também a hipótese de participar da eleição. Depende de diversos fatores, evidentemente", ponderou o democrata.
Ao longo de 2019, ele teve o nome aventado para a disputa por diversas vezes, mas alegava que não tinha interesse em ser o sucessor do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que está apto a buscar a reeleição e é seu amigo. Na conversa com o governador, Botelho afirma ter deixado claro que seu foco não é a disputa para a Prefeitura da Capital, mas se houver condições favoráveis e consenso no grupo político, a ideia pode ser avaliada.
"O governador me perguntou se eu poderia ser candidato, se eu teria interesse. Eu disse que a princípio poderia ser, se vários fatores acontecessem. Não estou focado nisso, mas pode ser que nós venhamos a participar lá na frente dessa eleição", comentou o deputado.
A prioridade no momento, diz Botelho, é terminar o semestre e votar projetos importantes e de interesse do Governo, como a conclusão da reforma da Previdência. Somente depois do recesso parlamentar é que ele pretende discutir melhor o tema eleições municipais.
Eduardo Botelho deixa claro que caso o prefeito Emanuel Pinheiro confirme que disputará a reeleição, ele está fora. "Foi uma das coisas que eu coloquei, não para o governador, mas pra mim. Especialmente por conta da relação de amizade que tenho com o prefeito Emanuel, construída aqui dentro dessa Casa e eu não gostaria de entrar num embate com ele. A disputa eleitoral é um pouco dura e passa, inclusive, para agressões e discussões pessoais e não gostaria de ter isso com um amigo. Então, foi uma colocação que eu fiz sim", justificou Botelho.
FÁBIO GARCIA
Dentro do Democratas, o presidente estadual da legenda, o ex-deputado Fábio Garcia, continua sendo a principal aposta de Mauro Mendes, seu padrinho político. Ele foi secretário de Governo na gestão de Mendes como prefeito de Cuiabá e a partir de 2013 coordenou os principais projetos que marcaram a gestão de Mendes no Palácio Alencastro.
Com a projeção política que conseguiu, Garcia disputou as eleições de 2014 e foi eleito deputado federal. Em 2018, recuou de buscar a reeleição e aceitou ser o primeiro suplente do senador Jayme Campos. Botelho sabe da preferência do governador pelo nome de Garcia. "Do grupo, existem outros nomes. O deputado Fábio Garcia é um nome forte. Por enquanto é o nome mais cotado, eu diria assim, para disputar a eleição aqui de prefeito", disse Botelho em entrevista ao Resumo do Dia.
Pesa também a favor de Garcia o fato de outros nomes do DEM - como os secretários Mauro Carvalho e Gilberto Figueiredo -, não estarem aptos a disputa. Eles não se desincompatibilizaram dos cargos a tempo de poder concorrer a eleição.
Indignado
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 17h32Ggm
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 17h30Analista Pol?tico
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 17h14Cleyton
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 16h41Oct?vio Augusto Regis de oliveira
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 15h25Ant?nio
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 15h11Carlo
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 15h02Zeca
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 14h57Eleitor
Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 14h38