No 1º turno das eleições, o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) só perdeu para Fernando Haddad (PT) em colégios eleitorais da zona rural de Cuiabá. Em praticamente todas as demais regiões da capital, Bolsonaro sagrou-se vencedor. Foi escolhido por 59% dos cuiabanos. Haddad foi derrotado até mesmo na periferia da cidade. Obteve apenas cerca de 40% dos votos em regiões que, historicamente, escolhiam candidatos do Partido dos Trabalhadores.
Um exemplo da derrota petista é o bairro Jardim Vitória, na região Norte. Os dois colégios eleitorais da região deram a Haddad 1.961 votos, o maior número conquistado pelo PT em bairros de Cuiabá. Ainda assim, Bolsonaro venceu nos dois colégios eleitorais ao ser votado por 2.730 pessoas e obter 49% dos votos válidos.
Apesar de vencer na periferia, os melhores resultados de Bolsonaro ocorreram em bairros de classe média e classe alta. Nos colégios eleitorais do Jardim Cuiabá, Quilombo, Santa Rosa e do Centro Norte, Bolsonaro venceu com mais de 70% dos votos. Um dos números mais expressivos foi na Escola Estadual Professor Ulisses Cuiabano, no Jardim Cuiabá, onde 72% dos eleitores preferiram o candidato do PSL.
Resultado semelhante foi obtido em um colégio particular do bairro Quilombo, na região Oeste da cidade, onde 3.503 votaram em Bolsonaro, registrando o maior número de votos nominais em um só candidato entre todos os colégios eleitorais do município. De acordo com dados da própria Prefeitura, em bairros como Quilombo e Jardim Cuiabá, a renda média é de até 21 salários mínimos.
Com a derrota na periferia, a única vitória de Haddad foi na zona rural de Cuiabá, em distritos afastados do centro, onde vivem famílias de pequenos produtores e sitiantes. Entre as 10 regiões onde o petista teve melhor desempenho, as 5 primeiras estão na zona rural. Haddad venceu Bolsonaro e os demais adversários nos distritos de Aguaçu, Rio dos Peixes e Coxipó do Ouro.
Ao todo, Haddad só venceu Bolsonaro em 5 colégios eleitorais, todos na zona rural. Fora da cidade, ele recebeu um total de 798 votos e 45% dos votos válidos. O colégio eleitoral que mais votou em Haddad foi a Escola Municipal Rural Novo Renascer, onde ele conseguiu 50% da preferência do eleitorado e 198 votos.
Os dados também apontam que o 3º colocado nas eleições, Ciro Gomes (PDT), conseguiu seu melhor desempenho e maior percentual de votos em bairros universitários, todos na região Leste da capital. No Boa Esperança, bairro tradicionalmente marcado pela população universitária, Ciro registrou 12% da preferência. Seu maior colégio eleitoral foi justamente a UFMT, onde 1.386 eleitores o escolheram.
alexandre
Segunda-Feira, 29 de Outubro de 2018, 06h24PANTANAL
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 12h33sediclaur
Domingo, 28 de Outubro de 2018, 11h01