A secretária de Estado de Cultura, Janete Riva, esposa do deputado estadual José Riva (PSD), oficializou nesta quinta-feira (3) ao governador Silval Barbosa (PMDB) o pedido de demissão do cargo. O substituto deverá ser o secretário adjunto, o locutor de rodeio Fabiano Prates, filiado ao PMDB e suplente de vereador.
A saída ocorre um dia antes do prazo exigido pela legislação eleitoral para candidatos a cargos eletivos se desincompatibilizar do serviço público. Nos bastidores, é dado como certa a candidatura de Janete Riva a deputada estadual, herdando assim o espólio político do marido, o deputado José Riva.
Após 5 anos de mandato consecutivo e alternar a ocupação da primeira secretaria com a presidência da Assembleia Legislativa, Riva já anunciou que está disposto a abandonar a política para se dedicar a atividades empresariais. Inicialmente, o plano seria lançar a filha, Janaína Riva, candidata a deputada estadual.
No entanto, por questões familiares, houve a mudança. Janaína Riva é esposa do vereador João Emanuel (PSD), alvo de um processo de cassação de mandato na Câmara Municipal por quebra de decoro parlamentar.
Ao ingressar na disputa pela Assembleia Legislativa, Janete Riva vai disputar votos em Juara com outra mulher que é concorrente direta no município, a deputada estadual Luciane Bezerra (PSB), que ainda não definiu ser candidata à reeleição ou concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados. Janete Riva concorreu a vaga de vice-governadora em 2002, na chapa encabeçada pelo então senador Antero Paes de Barros (PSDB). Ainda chefiou a sala da mulher na Assembleia Legislativa no período em que José Riva presidiu o Parlamento.