Política Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 09h:54 | Atualizado:

Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 09h:54 | Atualizado:

2026

Jayme e Taques tentam formar grupo em MT

 

PABLO RODRIGO
A Gazeta

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

jaime-taques.jpg

 

O senador Jayme Campos (União) e o ex-governador Pedro Taques (sem partido) estiveram reunidos para discutir a conjuntura eleitoral de Mato Grosso e uma possível aliança para a eleição do próximo ano. Do mesmo partido do governador Mauro Mendes, Jayme reagiu ao fato do chefe do Executivo ter anunciado o seu apoio ao vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) ao governo de Mato Grosso.

Soma-se ao fato a possibilidade de Mendes se manter aliado do PL numa dobradinha para disputar o Senado. A Gazeta apurou que durante a conversa, Taques e Jayme chegaram a um entendimento de que é possível construir um palanque de centro, aglutinado partidos de centro-esquerda e centro-direita, apresentando como alternativa ao grupo hegemônico do governador e ao PL do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O encontro ocorreu dias após o senador e algumas lideranças de sua ala do União participarem de um evento envolvendo do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro (PSD), no lançamento da obra da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Baixada Cuiabana. A reportagem apurou ainda que o ex-governador Pedro Taques se colocou à disposição para ajudar a construir um projeto alternativo ao grupo atual, inclusive, colocando o próprio nome para uma eventual candidatura majoritária.

Com isso, não se descarta Jayme disputar o governo e o Taques o Senado, cargo que deixou com boa avaliação. A discussão também passa pela movimentação de 3 nomes que buscam a majoritária no ano que vem: Janaina Riva, Carlos Fávaro e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

A primeira dúvida é saber se a deputada Janaina Riva manterá sua candidatura ao Senado tendo o sogro, senador Wellington Fagundes como candidato ao governo. Na avaliação de alguns, isso poderia impedir algumas alianças. Outro fator é Carlos Fávaro. Isso porque o ministro tem resistência do setor do agro, o que poderá lhe trazer desgaste nas eleições no Estado.

A dúvida é saber se Fávaro conseguirá diminuir essa resistência até o ano que vem, o que passaria por uma melhoria de aprovação do governo Lula. ‘Ninguém quer carregar esse ônus de desgaste’, disse um interlocutor que tem participado dessas reuniões”.





Postar um novo comentário





Comentários (5)

  • Antonio

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 14h19
  • Esses senhores que quando governador atrasou salários dos funcionários e perseguiram opositores e agora estão juntos. Isso é tudo que nosso estado não precisa .
    0
    0



  • JOSE DA ALAMEDA SEM AGUA

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 13h33
  • 2 TITANIC VÉIO Q IRÃO AFUNDAR JUNTINHOS....
    1
    0



  • Nicolas

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 12h45
  • Se amarrar os dois dentro de um saco e jogar no portão do inferno, só perde a corda e o saco.
    1
    0



  • Menino

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 11h03
  • Voto em Jayme para o Governo ou para o Senado. Taques não voto de jeito nenhum
    2
    4



  • Afonsão

    Quinta-Feira, 20 de Março de 2025, 10h40
  • Esses dois arrasadores de salários de servidores se merecem, disputa difícil entre DPVAT e Grampolandia...
    10
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet