Política Domingo, 19 de Agosto de 2018, 15h:05 | Atualizado:

Domingo, 19 de Agosto de 2018, 15h:05 | Atualizado:

TSUNAMI

Juíza dispensa depoimento de Riva e rumores de delação ressurgem em MT

Riva estaria fechando acordo de colaboração premiada na Procuradoria Geral da República

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

riva-cpicopa.jpg

 

O Ministério Público do Estado de Mato Grosso desistiu da audiência do ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, José GerladoRiva, réu numa ação que apura uma fraude de R$ 2.254.642,09 milhões por meio de emissões de cheques para pagamentos por serviços que não foram efetivamente prestados. A juíza Celia Regina Vidotti homologou a desistência em determinação publicada no último dia 9.

Além de José Riva, não compareceram a audiência o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), Humberto Melo Bosaipo, e os servidores da AL-MT, Nasser Okde e Juracy Brito. O MPE-MT também desistiu da oitiva de Guilherme da Costa Garcia, que atuava no Poder Legislativo.

A desistência dos atos pode indicar a existência de um acordo de colaboração premiada de Riva isentando os demais réus. “Homologo, para que surta seus efeitos legais, a desistência da colheita dos depoimentos pessoais dos requeridos Guilherme da Costa Garcia e José Geraldo, na forma pleiteada pelo representante ministerial”, diz trecho da determinação.

Riva é réu numa ação que apura um desvio de R$ 2.254.642,09 por meio da emissão de cheques à Nazareth ME, de propriedade dos irmãos José Quirino Pereira e Joel Quirino Pereira, apontada como uma “empresa fantasma”, que recebia os recursos sem prestar nenhum tipo de serviço. Os fatos são um desmembramento da operação “Arca de Noé”.

“Afirma que as investigações se originaram em virtude de notícia e encaminhamento de documentos pela Justiça Federal, que indicavam movimentação financeira envolvendo a Assembléia Legislativa do Estado e a Confiança Factoring, situação constatada em um dos desdobramentos da operação ‘Arca de Noé’, que foi desencadeada em conjunto pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Ministério Público Estadual”, diz trecho da denúncia.

Além do ex-presidente do Poder Legislativo, também são réus na ação o ex-conselheiro do TCE-MT, Humberto Melo Bosaipo, os ex-servidores da AL-MT, Guilherme da Costa Garcia e Juracy Brito, o ex-Chefe de Gabinete de Riva, Geraldo Lauro, o ex-secretário de finanças da AL-MT, Nasser Okde, além do contador e técnico em contabilidade, respectivamente, José Quirino Pereira e Joel Quirino Pereira. Uma quebra de sigilo bancário do Legislativo revelou o "desconto" de 46 cheques pela Nazareth ME.

 





Postar um novo comentário





Comentários (7)

  • I

    Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018, 07h43
  • Tudo acaba em Pizza
    0
    0



  • Lucas Pedro

    Segunda-Feira, 20 de Agosto de 2018, 06h48
  • O Riva poderia prestar esse serviço à sociedade mato-grossense ajudando-nos a livrar o estado desses parasitas e vagabundos que saqueiam os cofres públicos e, com isso, faltam recursos para a saúde - pessoas morrem - bem como, para outras áreas especiais - educação, segurança e infraestrutura em geral. Riva, faça-nos esse favor!
    2
    0



  • Gilmar

    Domingo, 19 de Agosto de 2018, 20h48
  • Como diz um âncora, isso é uma vergonha. E nós pagando o prejuízo que estes larápios causam ao dinheiro púbico.
    10
    0



  • Ex-eleitor do Taques

    Domingo, 19 de Agosto de 2018, 18h53
  • JA ESTA FICANDO SEM GRAÇA ESTAS DELAÇÕES PORQUE OS BANDIDOS SÃO SEMPRE OS MESMOS E NADA ACONTECE!!! VEJA QUE OS DELATADOS DO SILVAL , SÃO OS MESMOS QUE DERAM APOIO AO PEDRO TAQUES, E OS POSSÍVEIS DELATADOS SÃO OS MESMOS DO SILVAL E OS APOIADORES DO PEDRO TAQUES....O QUE PRECISA É ESTA TURNA DE CORRUPTOS IREM PARA CADEIA CASO CONTRARIO AINDA SE ELEGEM E CONTINUAM A PARTICIPAR DE OUTROS ESQUEMAS....
    11
    3



  • Carla

    Domingo, 19 de Agosto de 2018, 17h49
  • Cada dia de liberdade desse bandido condenado a quase 100 anos de prisao ja, é um tapa na cara do cidadão honesto que acorda cedo todo dia pra pegar o onibus e trabalhar pra ganhar 1 salario minimo por mes e prover sua subsistência ! Movam-se MPE e Judiciario !!!!!
    19
    3



  • Regina

    Domingo, 19 de Agosto de 2018, 17h07
  • Parece que há um acordo para não prender o Riva!!!
    23
    3



  • Beri

    Domingo, 19 de Agosto de 2018, 16h37
  • Cade a deputada Janaina para cobrar que o pai devolva o dinheiro do povo? Nesse caso ele sumiu e ai deputada onde esta sua honra em defender aqueles que mais precisam?:
    31
    16











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet