O juiz da Vara de Ações Coletivas do Tribunal de Justiça (TJMT), Bruno D’Oliveira Marques, condenou o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Humberto Bosaipo, à devolução de R$ 941 mil aos cofres públicos. A sentença é decorrente de um processo derivado da operação “Arca de Noé”, que revelou um esquema de pagamentos a uma “empresa de publicidade”, que só existia no papel, para desviar recursos com o objetivo de pagar dívidas com o ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro.
A decisão foi publicada no último dia 21 de julho. Segundo a denúncia, Bosaipo utilizava a empresa F. A. Queiroz Publicidade - Falcon Publicidade para justificar pagamentos que não eram prestados.
Ao menos 34 cheques, todos da ALMT, foram utilizados na fraude. Os recursos tinham como destino o pagamento de débitos à Confiança Factoring, do ex-bicheiro João Arcanjo Ribeiro, apontado como “financiador” de diversas campanhas políticas de Mato Grosso entre o fim da década de 1990 e início dos anos 2000.
Outro ex-presidente da ALMT, José Riva, também fez parte dos desvios, mas se livrou da condenação em razão de ser delator do caso, firmando um acordo de colaboração premiada com o Ministério Público do Estado (MPMT). “Ao necessitarem de recursos financeiros para cobrir despesas pessoais ou relacionadas a campanhas eleitorais, os requeridos José Geraldo Riva e Humberto Melo Bosaipo recorriam, com frequência, à empresa Confiança Factoring. Nessa empresa, contratavam empréstimos, garantindo o pagamento por meio da entrega de cheques emitidos contra a conta corrente da Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso”, diz a denúncia.
As investigações também revelaram que a Falcon Publicidade não possui registros no sistema de cadastros de contribuintes da secretaria de Fazenda (Sefaz), ou de qualquer benefício em nome de eventuais funcionários pelo INSS. O valor que Bosaipo irá devolver ainda será acrescido de juros e correção monetária. A sentença cabe recurso.
13/07
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2025, 21h49Fidedigno
Quarta-Feira, 23 de Julho de 2025, 22h19