20 de Setembro de 2019,

Política

A | A

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 14h:35 | Atualizado:

Justiça Eleitoral de MT debate stress no ambiente funcional

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) tem investido em ações que auxiliem seus servidores a lidarem melhor com o stress e assim manterem a produtividade profissional. Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS) revelou que 34,2% dos brasileiros consideram que laboram em um ambiente de extremo stress, e que produzem menos do que são capazes por causa deste ambiente. Uma palestra com a psicóloga Vanilda Brianez foi realizada aos servidores que atuam nos Cartórios Eleitorais para tratar do assunto.

Durante a palestra “O stress está dentro de você. A arte de gerenciá-lo”, a psicóloga apresentou uma série de exercícios práticos para lidar com o stress. Foram passados técnicas de comunicação, como verbalizar problemas e crises de forma conciliadora, observando a entonação vocal, técnicas de respiração. “É necessário saber lidar com a pressão por prazos, atuar em um ambiente com muito barulho, lidar com os conflitos interpessoais. Falamos um pouco também de como o stress profissional pode ser levado para o ambiente familiar e os riscos deste cenário”, explicou Vanilda.

“Estamos realizando uma série de atividades com os servidores que atuam nos Cartórios de todo o Estado. Dois servidores de cada Zona Eleitoral passarão por esta capacitação, onde o objetivo é identificar os fatores estressores em cada lugar, entender e aprender como lidar com estas dificuldades. Este é um desafio que todos saem ganhando, o servidor que poupa sua saúde, e a sociedade que tem um serviço prestado com mais cordialidade e tranquilidade”, destacou a assessora de Gestão de Pessoas do TRE, Cristiane Kimura.

O stress é conhecido como uma doença ocupacional, que prejudica a concentração e a produtividade. Quando estressado, o profissional recebe as tarefas do dia a dia como um problema a ser resolvido, encarando as atividades de forma negativa. Considerado como uma doença, leva a afastamentos ocasionados por crises emocionais, além sintomas paralelos, como gastrite e doenças respiratórias.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS