07 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 00h:29 | Atualizado:

BBB DO PAIAGUÁS

Justiça inclui delação de Riva em ações contra deputados gravados por Silval

Planilhas com valores repassados aos parlamentares estão em ações


Da Redação

silval-riva.jpg

 

Os processos conduzidos pelo juiz Bruno D’Oliveira Marques, da Vara de Ação Civil Pública e Ação Popular de Cuiabá, que têm como base os vídeos gravado pelo ex-governador Silval Barbosa de ex-deputados estaduais recebendo dinheiro das mãos de Sílvio Correa tiveram um “reforço” dos depoimentos de colaboração premiada do ex-presidente da ALMT, José Riva. Num processo relacionado ao ex-deputado estadual Alexandre César (PT), o magistrado cita o compartilhamento de uma “planilha elaborada com base nos anexos apresentados pelo colaborador”, numa petição que tem a relatoria do desembargador Marcos Machado.

Marcos Machado homologou no início de 2020 o acordo de colaboração premiada de José Riva. O desembargador revelou na ocasião que a “relevância” das provas e depoimentos fornecidos por José Riva confundem-se com a própria história de Mato Grosso ao longo dos últimos 20 anos. 

Apesar de ainda não ter vindo oficialmente a púbico, a delação de Riva traz entre os vários crimes narrados, o pagamento de “mensalinho” e propina a, pelo menos, 38  deputados estaduais que passaram pela Assembleia Legislativa entre 1995 e 2015, período em que ele comandou o parlamento estadual. Ele teria entregado como prova uma planilha contendo nomes e valores que cada um recebeu.

O despacho do juiz Bruno D’Oliveira Marques aponta que a referida "planilha" é “objeto de um dos anexos” que foram compartilhados aos autos que envolvem o pagamento de propina a Alexandre César – o que sugere que o ex-presidente da ALMT já deve ter entregado o esquema às autoridades. A tendência é de que, além do processo relacionado a Alexandre César, todos os processos relacionados aos vídeos de Silval contem, a partir de agora, com a delação de José Riva, corroborando esquema de propina para deputados estaduais.

Entre ex-deputados gravados pelo ex-governador estão José Domingos Fraga (PSD), Ezequiel Fonseca (PP), Luciane Bezerra (PSB), Emanuel Pinheiro (MDB) e outros.



Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • Só observo | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 10h35
    3
    0

    O produto do roubo destes dois já ajudou a matar centenas de pessoas só na pendemia. Tomara que o kPTa cobre a conta, pq esperar que a nossa (in)justiça o faça, nem retardado acredita.

  • Paquetá | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 10h03
    5
    0

    NESSA AÍ, SE DEUS QUISER, MALUF TOMBA! AÍ VAI FICAR MUITO BONITO PRA CARA DA VERGONHOSA ALMT, E PARA O MPE/MT.

  • Pacufrito | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 09h10
    6
    0

    Cadê este MP incompetente para denunciar estes bandidos????? Vão esperar os crimes prescreverem????

  • Hermogenes | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 08h35
    4
    0

    Se essa DELAÇÃO premiada do RIVA, não constar o nome dos ex-Deputados Chico Daltro e Eliene Lima, ele mentiu e tem que ser NULA.

  • Eleitor | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 07h49
    7
    0

    Eu sinceramente não vejo nada de excepcional nisso, porque o Ex Governador apresentou as imagens gravadas planilhas dos recebimento das propinas e até o momento nada aconteceu com esses ladrões do dinheiro publico..Inclusive tem alguns que se reelegeram e pousa de defensores do Estado e ataca os servidores alegando que estes com seus salários e aposentadorias é quem quebra o Estado. A impunidade é tão grande que tem um destes que é o Líder do Governo , quando ele já deveria ser líder ala no presidio, porque foi citado em inúmeras delações, inclusive na delação do ex deputado..Vamos ver se agora esses larápios vão para cadeia igual foi o Ex- Governador..

  • Ggm | Segunda-Feira, 06 de Julho de 2020, 07h16
    7
    0

    Punição exemplar, e recuperar todo dinheiro público roubado. E o que o contribuinte espera da justiça.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS