04 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 11h:39 | Atualizado:

66 ANOS

Leitão presta homenagem a Dante na Câmara

leitao-dante.jpeg

 

O líder do PSDB na Câmara, deputado Nilson Leitão (MT), divulgou mensagem em homenagem a Dante de Oliveira, que celebraria o aniversário de 66 anos nesta terça-feira (6). Nascido em Cuiabá (MT), Dante foi prefeito, deputado federal, governador e ministro da Reforma Agrária.

Ficou conhecido nacionalmente pela autoria da emenda constitucional nº 5, que propunha o estabelecimento de eleições diretas para a Presidência da República. O movimento resultou na campanha das “Diretas Já”. Filiou-se ao PSDB em 1994 e faleceu em 2006, vítima de uma pneumonia.

Dante apresentou a emenda em 1983, no final da ditadura militar. Em 25 de abril de 1984, após várias manifestações populares em prol da aprovação, a emenda foi rejeitada pela Câmara. Após a derrota, uma grande mobilização popular se espalhou no Brasil, e se transformou em um dos maiores movimentos políticos da história nacional.

Nacionalmente conhecido pela emenda que restabelecia eleições diretas para a Presidência da República, Dante faleceu em 2006. 

Leia a mensagem do líder na íntegra:

“Falecido em 2006, nosso ex-governador Dante de Oliveira celebraria hoje 66 anos. Além de dois mandatos à frente do estado de Mato Grosso, foi deputado estadual, prefeito de Cuiabá, deputado federal e ministro da Reforma Agrária.

Além de diversas outras realizações, ficou conhecido nacionalmente pela emenda constitucional que determinava a realização de eleições diretas para a Presidência da República – proposta que levou seu nome e que foi a palavra de ordem da Campanha Diretas Já, em 1985.

O PSDB e sua bancada na Câmara reverenciam Dante, destacado membro do partido, ilustre e saudoso homem público, ao mesmo tempo em que abraçamos sua viúva Thelma de Oliveira e toda a família.”

 

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Elizeu | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 17h53
    1
    0

    Eu entrei no hospital jardim Cuiabá, com chances reduzidas de vida e sai firme, fui atendido pelo Dr Gilson Costa operado pelo MT saúde e estou aqui produzindo pra o meu estado de MT.

  • Aecio Never | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 15h34
    0
    0

    Antes de investigar o hospital, vamos internar Pedrinho Malvadeza e João Cuiabano do Nascimento, para vermos se procede tal afirmação .

  • João Cuiabano do Nascimento | Quarta-Feira, 07 de Fevereiro de 2018, 14h14
    0
    2

    Investiguem esse Hospital Jardim Cuiabá, as pessoas entram lá andando e saem no caixão...

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS