O senador Blairo Maggi (PR) viajou para Cuba nesta segunda-feira (24) acompanhando o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Inicialmente, a viagem seria para tratar de negócios, tendo em vista que o republicado é um dos maiores acionistas do Grupo Amaggi, no entanto assuntos políticos também devem ser tratados. Lula vem assediando Maggi para que ele seja candidato ao governo do Estado no pleito deste ao desde o final do ano passado.
O presidente do Conselho Administrativo do Grupo Amaggi, Pedro Jacyr Bongiolo, também acompanha a dupla. Eles devem ficar em Cuba por toda esta semana. Entre os assuntos a serem tratados estão energia e produção agrícola. Os três terão reunião com lideranças cubanas e devem visitar o porto de Mariel - no Oeste da ilha - que realizado com apoio do Brasil.
Quanto à eleição, o principal assunto deve ser a possibilidade de Maggi ser o candidato da presidente Dilma Rousseff (PT) em Mato Grosso. A petista já teria afirmado mais de uma vez querer que o republicano faça seu palanque no Estado. Por conta justamente desta pressão, Maggi teria decidido reavaliar sua posição de continuar o mandato de senador até o fim.
O PR faz parte da base de apoio ao atual governo do Estado, que é composta por outros oito partidos. O grupo já chegou a “lançar” alguns nomes para disputar à sucessão do governador Silval Barbosa (PMDB), mas, até agora, nenhum apresentou chances reais de vitória.