A candidata ao Governo do Estado, Marcia Pinheiro, assinou na noite dessa sexta-feira (9), a "Carta Compromisso com a Educação - Fortalecer a Educação Pública!”, contendo as principais demandas das escolas públicas e as propostas para a educação mato-grossense que deverão incorporar o Plano de Governo. O evento ocorreu durante o XVIII Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), no Hotel Fazenda Mato Grosso, e a candidata foi aplaudida pelos profissionais da Educação e foi a única a se comprometer em valorizar a Educação.
"É com muita alegria que venho até vocês para falar do compromisso do meu governo com os profissionais que estão dia a dia fomentando sonhos e trabalhando para a edificação de uma sociedade cada vez melhor. Uma sociedade mais consciente, e autônoma. Um caminho que só pode ser alcançado por meio da Educação pública e de qualidade. Assim, assumo aqui um compromisso de jamais retornar esse período de perseguição, de arrocho, de ameaças, de cerceamento de direitos e de descaso com a educação pública e os seus trabalhadores. Tenho consciência das divergências e do que é preciso fazer. E farei, respeitando as diferenças. É isso que me dá sustentação para pedir apoio, pedir a confiança, a cada um de vocês e aos seus familiares", discursou Marcia.
Ela se comprometeu a construir projetos pedagógicos mais participativos, inclusivos, consistentes e democráticos por meio dos quatro eixos. "Neste dia 9 de setembro, firmo um compromisso público de construção de um projeto pedagógico sem perder de vista o quadro histórico de avanços e retrocessos das políticas públicas da educação, para que seja possível um caminho de diálogo para organizarmos juntos uma nova a Política Educacional de forma globalizada e inclusiva. Os quatro eixos que apresento é a Valorização dos profissionais da Educação com a garantia dos seus Direitos; Educação Inclusiva e de qualidade para todos no ensino básico e superior; Ensino Médio para a vida e para o mundo do trabalho e Gestão Educacional para o direito de aprender articulada com os municípios".
Consta na "Carta Compromisso", o fim do arrocho salarial da categoria; fim do confisco dos salários dos aposentados/as e pensionistas; realização de Concurso Público; por uma política de valorização salarial, nos moldes da LC 510/2013, de maneira a atender a previsão do PNE e as perdas da não aplicação da RGA; estabelecimento de agenda permanente de diálogo entre governo e toda a direção do Sindicato com reuniões, no mínimo, a cada bimestre; e todos os esforços para que as escolas tenham todas as condições para o seu funcionamento pleno em todas as etapas e modalidades.
"Estamos aqui para discutir o futuro do estado, e a presença da Marcia ao assinar esse compromisso demonstra para nós da Educação que ela já começa no caminho certo para estar no Palácio Paiaguás. Temos a esperança que a senhora será eleita, para salvar os servidores deste, que se configura como o pior governador que o Estado já teve. Se negou na última eleição a assinar a carta e mostra desprezo aos trabalhadores da Educação Pública e por meio das ações que implementou ao longo do período no Governo só vem prejudicando e realizando o desmonte na Educação", falou o presidente do Sintep, Valdeir Pereira.
O deputado estadual e candidato à reeleição, Valdir Barranco, ressaltou que não somente a Educação está sendo prejudicada neste atual Governo. " A nossa próxima governadora de Mato Grosso, Marcia Pinheiro, recebeu o convite do nosso presidente Lula para ser candidata. Não só os servidores públicos estão revoltados com essa atual administração, mas, os quilombolas, a população ribeirinha, os que passam fome, os pequenos produtores, os setor do comércio e outros".
Vice-presidente do PT em Mato Grosso, e candidato a deputado estadual, Henrique Lopes, avaliou o cenário político como positivo para Marcia Pinheiro. Ainda, seu nome está sendo levado aos quatro cantos de Mato Grosso pelos profissionais da Educação que é a maior categoria do Estado. "Vamos para o segundo turno e eleger a Marcia. O atual governador, Mauro Mendes trabalha com os votos válidos e estava sozinho. E mesmo sendo governador, na pesquisa estimulada é muito pouco pontuar com até 38%. Agora, pra essa guerreira [Marcia] que saiu pontuando de 6% e agora a 15%, só quero ver a próxima pesquisa e o desespero do outro lado. Essa é a governadora de coragem que se compromete com a Educação", concluiu.
Marcia Pinheiro é da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas’ – Federação Brasil de Esperança formada pelo PV, PT e PC do B, e do PSD, PP e Solidariedade, e tem como vice, o engenheiro Vanderlúcio Rodrigues.
Kv
Domingo, 11 de Setembro de 2022, 07h51Ângela
Domingo, 11 de Setembro de 2022, 07h30Joao
Sábado, 10 de Setembro de 2022, 21h46