18 de Junho de 2019,

Política

A | A

Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h:05 | Atualizado:

QUESTÃO ORÇAMENTÁRIA

Mauro não garante RGA até 2020 e reforça que Estado "não é só servidor"

Governador explica que Estado está "estourado" com LRF, ao aplicar 57% da receita com salários


Da Redação

mauro-radio.jpg

 

A concessão da Revisão Geral Anual (RGA) – dispositivo constitucional que garante o reajuste salarial do funcionalismo público de acordo com índices de inflação -, “também depende dos servidores”. A afirmação é do governador Mauro Mendes (DEM), e foi dita durante entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, da TV Vila Real, que foi ao ar no início da tarde desta segunda-feira (15).

No início da entrevista, Mauro Mendes já tinha respondido que a concessão da RGA – praticamente “suspensa” por uma Lei aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT) em janeiro deste ano -, depende do “comportamento” da receita corrente líquida (RCL). A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece que os gastos com o pagamento de servidores, pelo Poder Público, não podem ultrapassar 49% da RCL.

Hoje, segundo Mendes, essa relação é de 57%. “A RGA temos que trazer o índice da LRF. Hoje o Estado de Mato Grosso estourou o limite que a Lei determina, que nós podemos gastar com folha de pagamento. Este limite é 49% e o Estado esta gastando 57%. Então temos que trazer o limite para 49% para falarmos da RGA”, justificou Mendes.

Logo após responder a pergunta, o governador foi indagado novamente sobre o assunto e questionado se os servidores poderiam esperar que a RGA fosse concedida em 2020, por conta da autorização dada ao Estado para contrair empréstimo junto ao Banco Mundial, o que daria um fôlego de mais de R$ 700 milhões ao caixa do Estado nos próximos 4 anos. Ao dar sua resposta, Mendes deixou transparecer um certo incômodo em abordar o tema pela segunda vez.  

“Primeiro não podemos ficar aqui falando o tempo todo: ‘RGA, RGA’. O servidor é importante? É muito importante. Mas o Estado de Mato Grosso ele existe não é só para cuidar do servidor não. O Estado de Mato Grosso existe para prestar saúde, cuidar das estradas, prestar uma educação pública de qualidade, melhorar a segurança e tudo isso é importante também. RGA, que é a reposição inflacionária nos salários dos servidores, OK, tem a sua importância. Mas não podemos ficar o tempo todo ficar falando nisso”, rechaçou ele.

Em seguida, Mauro Mendes, que já no início do mandato, em janeiro de 2019, teve que encarar a pressão do funcionalismo público pelo reajuste, revelou que também espera a colaboração dos servidores para a concessão do benefício. “Isso depende muito mais de todos os servidores. Os servidores da Fazenda, para melhorar a arrecadação, de todos os servidores, para diminuir o gasto. Se nós melhorarmos as contas para o Estado, vai ter. Se não melhorar, não vai ter”, encerrou o Chefe do Poder Executivo de Mato Grosso.

A última RGA paga aos servidores é do ano de 2017. Em relação ao exercício de 2018, o ex-governador Pedro Taques (PSDB) entrou num acordo com o funcionalismo do Poder Executivo para conceder o reajuste em duas parcelas (uma de 2% e outra de 2,19%). 

Porém, após recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), o Poder Executivo recuou. O embate tem gerado conflitos entre os servidores e os políticos mato-grossenses desde 2016, quando os trabalhadores de 30 categorias públicas promoveram uma greve. 

 

Postar um novo comentário

Comentários (46)

  • RAMOS DA VILLE ALFA | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 22h09
    1
    0

    A Rainha q manda ! A mulher do DEMETIDO trabalhou na PMC quando a Rainha estava la na Alencastro!FEZ GRANDES AMIZADES lá! O IPC que foi demitido em março ???? Kkkk ta rindo.na cara de muita gente! ADIVINHAM: continua no cargo ! Praguejada se for verdade ! QUE VERGONHA E DECEPIÇÃO ! E A RABICÓ abanando o rabo p Rainha!

  • Cuiabano | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 21h04
    3
    1

    Tô louco para chegar às eleições, para mostrar para esse projeto de governador, concomitantemente e bom judiar do Servidor Público!

  • junior | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 20h21
    2
    1

    Vamos lembrar dele nas próximas eleições.

  • coreano | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 20h18
    4
    1

    eu avisei o pessoal do sindicato quanto me convidaram para a reunião com esse pilantra, não passa de um vagabundo que é comandado pelo mulher

  • CIDADÃO INDIGNADO | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 19h30
    13
    0

    SEM CRISE MPE aumenta em até 30% salários de servidores que ocupam cargos de chefia em MT

  • Jorge | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 19h30
    8
    0

    isso e a politica o que ele queria ela ja conseguiu, ganhou o resto q se dane. ym ponto importantante q temos enquanto povo q no mundo moderno as midias tem tudo e um dia isso vem a tona o homem prometendo tudo, logo apos a vitoria mudou. politica e isso.

  • Antonio | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 18h40
    10
    0

    Esse Júnior ou é puxa saco ou é muito incompetente pois o governo diz isso somente para se esquivar, leia mas por exemplo observe nesse mesmo jornal desta data o matéria sobre o reajuste do ministério público estadual, então o estado não tem dinheiro, a é outro poder, um mas da onde vem o dinheiro, viu quando vc quer fazer faz e você ainda entrar na onda desse governador.

  • Marcos | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 18h32
    8
    2

    Mas eu acho muito bem feito para os servidores que elegeram esse demagogo. Ele não aceita que servidores ganhem bem mas não estavam satisfeito com taques. acreditaram nas falsas promessa desse governo bem feito. Governo mentiroso

  • Cabeça de mamute | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 18h01
    3
    1

    Niltons de cinza na Sã Paulalina e o Chifrudo nem percebe a coceira na cabeça ! Vila do alfa !

  • José | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h45
    23
    0

    Já que não tem RGA veta o aumento dos servidores do MP se é macho

  • Servidor público estadual | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h38
    18
    0

    Isonomia já! Isonomia já! Isonomia já!

  • Altair Antonio Bedin | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h38
    16
    3

    Volta Silval Barbosa

  • Miltons Paulina em Domingo de Ramos | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h36
    13
    0

    Depende do servidor ! Deem uma olhada no processo 131679/2018 da SEDUC ! Site da seges protocolo ! Parece que esse pode muito inclusive desafiar o Ministério Público e outros colegas IPC! Haja força demoníaca ! MAS DEUS é MAIS!

  • ASPROFES MT (lorenço) | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h33
    16
    0

    ????!!!!!NÃO É DO SERVIDOR DO ((((EXECUTIVO)))) SEU GOVERNADOR + é dos outros PODERES> LÁ ELES TEM ((((RRRRRRRGGGGGGGGAAAAAAA)))))) + nossas CATEGORIAS ATIVOS, INATIVOS & PENCIONISTA - MT (((((ASSOCIAÇÕES & SINDICATOS))))) faremos o (((((MESMINHOOOOO))))) QUE FIZEMOS COM ((((TAXXIIII)))) faremos contigo & seus ALIADOS PÓLITICOS EM 2022 dia 05 OUTUBRO na UUUUURRRRRNNNNNNAAAAASSSSSS

  • Bell | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h31
    15
    0

    A minha revanche a esse discurso é não comprar quase nada nesse Estado. Compro apenas o necessário. Prefiro dar lucro para outro Estado ou outro país do que pra um lugar que não me valoriza e tira meus direitos. Boicote enquanto durar esse governo.

  • Junior | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h16
    4
    34

    Não votei nele, mas concordo em gênero, número e grau. Parabéns pela coragem em dizer a verdade, o estado não pode existir apenas para pagar salários, não tem cabimento.

  • Marcos | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h12
    16
    2

    Mas eu acho muito bem feito para os servidores que elegeram esse demagogo. Ele não aceita que servidores ganhem bem mas não estavam satisfeito com taques. acreditaram nas falsas promessa desse governo bem feito. Governo mentiroso

  • andre | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h06
    35
    0

    ESTÃO VENDO AI, SERVIDORES PÚBLICOS E DEPENDENTES? NÃO ESQUEÇAM DESSE CIDADÃO EM ÉPOCA DE ELEIÇÃO,

  • Aderson Padilha de Amorim | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 17h02
    23
    0

    Igual a bôbô cheira-cheira, só fala besteira. Quatro anos passa rapido, para governo e legislativo.

  • SERVIDOR ESTADUAL ATENTO | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h53
    22
    0

    FÓRUM SINDICAL VAI COMEÇAR A AGIR OU VAI CONTINUAR PARADO? TEM DATA PRA COMEÇAR, COMO Q FUNCIONA? O TERMÔMETRO DE VCS AINDA NÃO ATINGIU O LIMITE, COMO Q É?

  • ELEITOR | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h52
    15
    0

    SE ESTE GOVERNADOR AINDA QUERER CONTINUAR NA POLITICA VAI TER QUE VOLTAR PARA O ESTADO DELE PORQUE AQUI VAI SER DIFÍCIL ELE ENGANAR OUTRA VEZ...E, COM CERTEZA O POVO DO ESTADO DELE NÃO VAI CAIR NA CONVERSA FIADA IGUAL NÓS MATO-GROSSENSES CAÍMOS..

  • Pardal | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h51
    11
    0

    Também sabemos analisar, fazer parecer e usar as Leis a nosso favor, mas não sabemos enganar, pois enganar o servidor não é de Deus. Estamos dentro da faixa de limite, o Servidor não tem culpa de má gestão dos governadores que aqui passaram, isso é problema das autoridades constituídas, porém queremos receber o que é nosso a reposição salarial, que já está em torno de 7% ao ano, somando a de 2018 que as duas não foram dadas e a de 2019 até abril. Em maio 2019, quero ver , pois é nosso dissidio coletivo de trabalho.

  • hitler | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h30
    2
    9

    rga so para saude e segurança o resto passa regua. tem que reduzir o quadro ai consegue reequilibrar as contas e pagar todos em dia. tem que enxugar.

  • Amiga | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h21
    31
    1

    PREFEITO INCOMPETENTE FALA ALGO QUE VOCÊ AINDA NÃO FALOU, SO SABE DIZER QUE A MÁQUINA ESTÁ INCHADA? VERGONHOSO ISSO INFELIZMENTE O SENHOR ENGANOU OS SERVIDORES EU AINDA TENHO CONSCIÊNCIA LIMPA POIS NÃO VOTEI NO SENHOR, MAS A MAIORIA ACREDITARAM NA SUA FALSIDADE, MAS ROUBA BASTANTE POIS É SOMENTE 4 ANOS E ISSO SE O SENHOR FICAR OS 4 ANOS.

  • F.PUBLICO | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h19
    31
    0

    MAURO SÓ COBRAR OS IMPOSTO DOS MEGA TUBARÃO DO AGRONEGÓCIO, QUE MT VAI PRA FRENTE.SEJA MAIS UM POUCO GOVERNADOR E PARA DE BLA BLA BLA BLA BLA , DIZENDO QUE ESTADO NÃO E SÓ DE SERVIDOR......

  • DISCURSO MEDÍOCRE | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h14
    53
    0

    UM RIDÍCULO DEMAGOGO E MENTIROSO FALANDO, E QUE NEM SABE O QUE FALA: SENÃO VEJAMOS: 1- "O Estado de Mato Grosso existe para prestar saúde" ---> QUEM PRESTA SAÚDE SÃO MÁQUINAS??? ROBÔS??? OU SÃO SERVIDORES DA SAÚDE NAS MAIS DIVERSAS CATEGORIAS??? 2- Cuidar das estradas: QUEM PRESTA ESSES SERVIÇOS SÃO MÁQUINAS??? ROBÔS???OU SÃO TRABALHADORES BRAÇAIS????OU OPERADORES DE MÁQUINAS????? 3- Prestar uma educação pública de qualidade--->> QUEM PRESTA EDUCAÇÃO SÃO MÁQUINAS??? ROBÔS???OU SÃO PROFESSORES E QUE COMUMENTE SÃO MAL REMUNERADOS??????OU PESSOAS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO 4-melhorar a segurança --> QUEM PRESTA SEGURANÇA SÃO MÁQUINAS??? ROBÔS??? OU SÃO PESSOAS SERVIDORAS NAS MAIS DIVERSAS ÁREAS DA SEGURANÇA???? OU SÃO ROBOCOPS??????? 5- RGA, que é a reposição inflacionária nos salários dos servidores---> AO MENOS ISSO VOCÊ RECONHECE, QUE É A REPOSIÇÃO INFLACIONÁRIA, AQUELA MESMA QUE SUAS EMPRESAS SÃO OBRIGADAS A PAGAR EM TODO INÍCIO DE ANO, E QUE SE NÃO PAGAR O TRT TE PEGA E MULTA, BLOQUEIA CONTA, ETC, PARA GARANTIAS DO TRABALHADOR.

  • F.PUBLICO | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h14
    47
    0

    EU PENSEI QUE ESSE TAL DE MAURO MENDES FOSSE UM EXCELENTE ADMINISTRADOR ATE PORQUE ELE E EMPRESARIO, MAIS PELO VISTO DA CARROAGEM QUE ELE VEM ADMINISTRANDO O ESTADO DE MT. SUA EXPERIENCIA DE EMPRESARIO NÃO ESTA COM NADA. FOI TROCADO 6 POR MEIA DUZIA....

  • Dimas | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h13
    35
    0

    O governador está enganado, o Limite da LRF com todos os poderes é de 60%, atualmente está em 57%, o limite de 49% é de gastos com o funcionalismo do executivo, atualmente está em 45%, está abaixo inclusive do prudencial.... que seria de 46,6%.

  • Antonio | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h11
    30
    0

    Então não mas nisso mas kkk isso serve para os poderes pois estão em dias com o rga, se alguém for receber primeiro o rga deve ser o executivo, pois os poderes além de terem recebido estrapolaram os limites de responsabilidade fiscal e ainda ajudou o executivo extrapolar com os pagamentos dos salários dos aposentados do tce.

  • Dona Aureliana aposentada | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h04
    48
    0

    Pq sera que esse governador fica de implicancia com os servidor dele? ele devia ter paz com eles e não guerra! Uma pena.

  • alex r | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 16h02
    39
    0

    Deve ser só de empresas devedoras né??? Judiciário recebeu, Legislativo recebeu, O salário minimo receberá ... O servidor do executivo não?

  • Weslley | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h56
    28
    1

    Prestar saúde, cuidar das estradas, prestar uma educação pública de qualidade, melhorar a segurança... tudo isso é feito por meio dos servidores públicos.

  • Pexoto | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h54
    28
    1

    Governador o estado não é só servidor público do executivo, tem razão onde estão os servidores da justiça, do TCE, AL e MPE? Acho que estão dentro dos hospitais, na polícia militar e nas escolas, na arrecadação de impostos. O servidor do executivo não nada, mas deixa parar pra o que acontece? Governador o servidores do executivo merecem respeito e têm que ser bem tratados e não fazer pouco caso. A greve geral pode acontecer a qualquer momento ou não. Faça o que prometeu na campanha que tudo vai acabar bem.

  • alexandre | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h52
    25
    0

    O Estado, são os duodecimos dos Poderes....

  • Mt | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h47
    35
    1

    #FORAMAUROMENDES

  • Maicon | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h39
    31
    0

    Vale ser realçado que em voto muito bem fundamentado, alicerçado exclusivamente na jurisprudência do STF, o TCE deixou claro que a RGA, para todos os poderes, deve decorrer de lei de iniciativa do Executivo, tal como ocorre na União. E aí senhor goverandor? Vai peitar os outros poderes ou só os servidores do executivo pagarão essa conta?

  • Sociedade | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h34
    26
    0

    Tudo que esse cara fala e mentira....

  • Zeca | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h33
    32
    0

    Com certeza, só queremos oque é do nosso direito.

  • Silvério | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h32
    30
    0

    Esse Mauro Mentes não vale o que fala, na campanha eleitoral o discurso era bem diferente. Foi só assumir pata tratar os servidores como monstros inimigos do Estado. Só está pagando salário atrasado e a promessa de pagar a RGA virou mentira.

  • Cris | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h30
    31
    0

    Mentiroso e enganador, terá o seu troco, devia lembrar das suas promessas de campanha.

  • Servidor | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h28
    40
    0

    GOVERNADOR A SUA FALA É DESNECESSÁRIA E DEMOSTRA O QUANTO O SENHOR É ARROGANTE, PREPOTENTE E QUE SE ACHA O SUPERIOR A TODOS NÓS. OS SERVIDORES NUNCA DISSERAM QUE É O DONO DO ESTADO. NÓS SERVIDORES SERVIMOS A SOCIEDADE E TEMOS QUE RECEBER PELO NOSSOS SERVIÇOS QUE INFELIZMENTE NÃO MELHOR PRESTADO POR CULPA DOS POLÍTICOS QUE NÃO DÃO CONDIÇÕES. TALVEZ O SENHOR NÃO SAIBA QUE ALÉM DE SERVIDORES SOMOS CIDADÃOS DESTE ESTADO. E QUE PAGAMOS IMPOSTOS ATÉ MAIS DO QUE O SENHOR QUE TEM INCENTIVOS FISCAIS PORQUE OS NOSSOS IMPOSTOS SÃO RETIDOS NA FONTE, E QUE TEMOS FAMÍLIA, QUE TEMOS COMPROMISSOS FINANCEIROS A SEREM SALDADOS TAIS COMO CONTA ÁGUA, LUZ, TELEFONE, COMIDA, PASSAGEM DE ÔNIBUS ETC. O SENHOR GARANTIU EM SUA CAMPANHA QUE IRIA NOS PAGAR DENTRO DO MES TRABALHADO, O SENHOR GARANTIU QUE IRIA PAGAR O RGA. DEPOIS DE ELEITO O SENHOR VEM COM ESTE TIPO DE FALA DEMOSTRANDO CLARAMENTE QUE NÃO PAGA EM DIA APENAS PORQUE O ESTADO NÃO É DOS SERVIDORES. GOVERNADOR O MESMO EU DIGO AO SENHOR O ESTADO NÃO É SEU. E NAS ELEIÇÕES O SENHOR SENTIRÁ NAS URNAS PELA SUA POSTURA DE HUMILHAR AOS SERVIDORES. O PEDRO TAQUES AGIU DA MESMA FORMA QUE O SENHOR ESTA AGINDO EU PERGUNTO CADÊ ELE? ELE FOI REELEITO? O SENHOR COM TODA CERTEZA TERÁ O MESMO CAMINHO DO GOVERNO ANTERIOR PORQUE OS SERVIDORES TEM VOTO E TEM OS VOTOS DOS SEUS PARENTES E AMIGOS QUE ESTÃO SOFRENDO CONOSCO A HUMILHAÇÃO QUE O SENHOR TEM NÓS PROPORCIONADO.... PODE ESPERAR QUE QUATROS ANOS PASSA RÁPIDO E QUEM RIR POR ÚLTIMO RIR MELHOR...

  • Zé mané | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h28
    30
    0

    Fala isso do executivo... Né meu chapa!!! Fala da RGA do Legislativo e do Judiciário - QUE TAMBÉM SÃO SERVIDORES PÚBLICOS - e que estão com seus aumentos e recomposições astronômicos integrais, sem divisão, tudo pago de modo retroativo, salários exorbitantes com uma carga de regalias e auxílios pagos com dinheiro do contribuinte... Aí vem a público com essa conversinha fiada de despesa de servidores do executivo... Todos somos servidores, a começar pelo Senhor governador, ou vc se inda acha um empresário a serviço do estado???? tu agora és o governador do estado moço... Toma vergonha e governe com imparcialidade, ou se não vc sairá com o rabinho entre as pernas igual ao seu antecessor... Valorize quem carrega esse estado nas costas governador, pessoas humildes que pagam impostos, ricos que também produzem riquezas e geram empregos, servidores públicos que também contribuem com a geração de receitas para os cofres estaduais e que prestam seus valorosos serviços ao estado e toda sua máquina... Se o serviço público falhar o senhor é o primeiro a cair, toda a engrenagem falha... Não queremos isso, pelo contrário... Se o Sr que é riquíssimo sente quando o estado vai "mal das pernas" imagina o cidadão comum que é infinitamente menor abastado que o Sr... Imagina aquelas pessoas que tem de sofrer para no mínimo se alimentar e/ou custear gastos com moradia, saúde, transporte alimentação, etc... Quem mais recebe no estado tem auxílios transporte, alimentação, creche, moradia, entre outros... Então me diga: quem está quebrando o estado como o Sr fala? O povo matogrossense o escolheu foi para contribuir com o progresso do estado e melhoria da qualidade de vida de toda a população inclusive dos servidores que também pagam impostos, geram riquezas... Cuide dos desvios, dos incentivos fiscais desleais que vcs mesmos fazem a grandes grupos e empresas, auxílios descarados a quem já ganha um rio de dinheiro, é claro que depois a conta não fecha e aí tu vem colocar a culpa nos servidores do executivo... Pare com isso rapaz, assuma seu governo e governe com sabedoria, paciência, respeito e a todos!!!

  • RENATA | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h28
    30
    0

    só terá 1 mandato. PAGA PARA O JUDICIÁRIO E LEGISLATIVO E NÃO PAGA PARA O EXECUTIVO. A LEI ORÇAMENTÁRIA É FEITO PELO EXECUTIVO.

  • dona maria benedita servidora | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h16
    27
    0

    senhor mauro mentes, lembre-se que voce foi eleitor pra ser um governador e não um escravocrata, e não esqueça que seu mandato é transitório, passageiro, e que os servidores públicos tem familias, amigos e uma enorme rede social que influencia. nunca vi na história politica deste estado um governador ser reeleito tendo um relacionamento de arrogância e de maus tratos com os servidores. o último que agiu assim, saiu do governo em dezembro do ano passado e não se elege mais para nada, caiu em total ostracismo. portanto, o futuro de mauro mentes já está bem definido, com o mesmo destino do seu antecessor. é só aguardar!!!!!!!!!

  • Trabalhador Honesto | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h14
    17
    12

    #VOLTA PEDRO TAQUES!!!

  • Rogério | Segunda-Feira, 15 de Abril de 2019, 15h11
    32
    0

    O Mauro Mente.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS