13 de Agosto de 2020,

Política

A | A

Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 08h:20 | Atualizado:

ESQUEMA

MPE investiga Unic por aumentar mensalidades para fraudar o FIES

Universidade de Cuiabá é suspeita de atribuir valores acima do que cobraria por semestre


Da Redação

unic.jpg

 

O Ministério Público Estadual (MP-MT) instaurou um inquérito civil para apurar uma suposta fraude no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) que estaria sendo cometida pela Universidade de Cuiabá (Unic). O órgão suspeita que a instituição particular de ensino superior esteja incluindo “valores acima do montante atribuído ao semestre”, superfaturando o financiamento, que é uma política pública do Governo Federal.

A portaria que oficializou a investigação foi assinada pelo promotor de Justiça Ezequiel Borges no último dia 7 de fevereiro. Além do suposto superfaturamento, o MP-MT também acusa a Unic de não repassar “informação documentada sobre os créditos decorrentes de tais operações”.

“O Ministério Público de Mato Grosso, no uso das atribuições [...] Instaura inquérito civil para apurar denúncia de práticas abusivas cometidas pela Universidade de Cuiabá em face dos alunos inscritos no Fies [Programa de Financiamento Estudantil], concernentes a suposta inclusão, e consequente repasse, de valores acima do montante atribuído ao semestre e ausência de informação documentada sobre os créditos decorrentes de tais operações”, diz trecho da portaria.

De acordo com a portaria, o caso deve ser enquadrado na legislação referente ao direito do consumidor imputando a Unic a suposta “prática abusiva”.

“Autue e retifique-se o registro eletrônico dos autos para constar o Ministério Público no polo ativo; incluir a matéria Direito do Consumidor - Dever de Informação. Práticas Abusivas com o seguinte resumo: ‘Apurar denúncia de práticas abusivas cometidas pela UNIC em face dos alunos inscritos no FIES, concernentes a suposto repasse de valores acima do montante atribuido ao semestre e obtenção de informação sobre os créditos decorrentes de tais operações”, relata a portaria.

Caso a denúncia se confirme, o MP-MT pode oferecer uma denúncia à Justiça que pode condenar a instituição de ensino por ato de improbidade administrativa, uma vez que tratam-se de recursos públicos. A Universidade de Cuiabá foi fundada em abril de 1988 e possui mais de 20 mil alunos matriculados no curso superior. 

 

 



Postar um novo comentário

Comentários (25)

  • Adrielli Fernandes da Silva | Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, 14h17
    7
    0

    Demorou pra ser investigado, pois a unic todo semestre aumenta mensalidade e sem contar que só roubo e reprovação para ganhar em cima dos acadêmicos.

  • Ana Paula Rodrigues Gonçalves | Sábado, 17 de Fevereiro de 2018, 04h21
    6
    0

    Tive que deixar a unic e ir pra outra instituição, as parcelas estavam muito altas!

  • leticia valuz de oliveira | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 20h57
    4
    0

    estou trancada a um ano devido ao tal PEP roubo so roubo faculdade ruim com.pessimas estruturas

  • Regina. | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 17h54
    6
    0

    Nunca entendi essa coisa de alunos que são beneficiados pelo fies pagarem o dobro. Comecei pagando 1.500 hoje pago quase 3.000. Nessa logica do CAPETA quando me formar estarei pagando 6.000. Espero que realmente respondam por isso .

  • Regina. | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 17h54
    2
    0

    Nunca entendi essa coisa de alunos que são beneficiados pelo fies pagarem o dobro. Comecei pagando 1.500 hoje pago quase 3.000. Nessa logica do CAPETA quando me formar estarei pagando 6.000. Espero que realmente respondam por isso .

  • matheus.felipe.mff@gmail.com | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 11h53
    7
    0

    Rouboooooo!!!! A mensalidade aumenta numa velocidade absurda, e o curso com uma qualidade cada vez pior.

  • João | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 10h08
    3
    0

    A rede Kroton é uma robalheira só, o mesmo que acontece com a unic, acontece com a Unime aqui na Bahia, tanto a unic quanto a Unime e rede Pitágoras fazem parte dessa corja de ladrões chamado grupo Kroton

  • Luana | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 09h41
    6
    0

    Deve ser investigada mesmo!!E tem que ter resultado benéfico para os alunos e suas famílias ,pois qdo se pensava em unic achava se de que era uma faculdade acessível.mas engano! Estudo em Rondonópolis amo meu curso irei concluir lá,mas com algumas decepções!! A instituição virou um mercado um negócio lucrativo para enriquecer algumas pessoas através do suor de outras!! A justiça pode até não conseguir nada..Mas a vida tira de outra forma cada centavos que estão roubando de gente honesta e que precisa estudar!!

  • Leonardo Modesto da Silva | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 08h11
    3
    1

    A Anhanguera em Niterói faz a mesma coisa a cada semestre dobra o valor para quem tem o benefício do FIES, já alunos sem bolsa pagam menos da metade!

  • Amanda Mourato | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 07h37
    3
    0

    A uninassau João pessoa PB, tbm teve um aumento absurdo podem investigar tbm.

  • Maria Cristina rodrigues | Sexta-Feira, 16 de Fevereiro de 2018, 00h31
    10
    0

    Esta unic sinceramente é um descaso total com os alunos , as mensalidade é um absurdo e as matérias online é um desrrespeito , às provas interativas não tem nada a ver com o conteúdo do portal , aí v estuda tudo do portal pra interativas e não cai nada que vc estudou , meio este de reprovar alunos pra recardar mais dinheiro isto deveria ser investigado e cobrado da instituição.

  • Rosangela | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 23h22
    7
    0

    Acho estranho que os valores pagos por alunos que nao possuem financiamentos como o fies sejam valores tão diferentes pagam bem menos ,ai dizem que os pagantes particulares tem descontos e que descontos em ,acho isso revoltante .

  • Anonimo | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 21h08
    7
    0

    Tenho uma parceria com alunos a respeito de estudos dirigidos. Isso tem gerado uma confusao pois as atividades sao feitas e devido a um descontrole deles, os mesmos refazem todos os eds em um semestre posterior. Isso so faz encher os bolsos dos grandoes da UNIC.

  • Pablo | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 20h42
    5
    0

    Em Rondonópolis MT, o grupo vendeu a instituição unic onde era operado os grupos fair e faesp para uma outra instituição sem o consentimento dos alunos e ainda foram trancados as a opção de referência pelo prazo de um ano.... além disso hj o valor da mensalidade do curso de direito está em torno de 1600 reais e agora eles ficam ofertando bolsas de descontos de até 50% para quem voltar a ser da única.... então chega a ser um descaso oque essas faculdes fazem com seus alunos....

  • Alex | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 16h22
    2
    1

    UNITRI ( centro universitário do triângulo) cobra mensalidade além do Fies , mesmo sendo que o mesmo seja referente a 100% do valor da matrícula , alunos só se matriculão após assinar um documento, emitido pela UNITRI, referente a diferença entre o valor. O aluno mesmo atendo o FIES a 100% ainda estará devendo quando formar a instituição de encino, o documento assinado é cópia única apenas da instituição, não sendo repassado uma cópia ao aluno

  • Paulo | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 13h08
    4
    0

    Tenho bolsa de 40% Quando inciei meu curso minha mensalidade era 670 hje esta 1500 com bolsa E alunos ingressantes pagam 1050 com bolsa uns 500 a 600 Descaso total

  • anonimo | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 13h07
    11
    0

    essa Denúncia vai se confirmar, ai eu quero ver geral indo pra cadeia.

  • Evanilton | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 11h26
    13
    1

    Essa bosta de faculdade aí perdeu as notas e materias da minha esposa do 1° semestre e 2° s. Aí querem que ela refaz tudo as que perdeu, Enfim esperou ela se formar pra falar que não tinha suas notas lá.... Povo sem vergonha Alguém pode nos ajudar a respeito, o que recorrer?

  • Milton Ribeiro | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 10h21
    17
    0

    Parabéns ao MP! E ainda digo, tem muita sujeira escondida por debaixo dos tapetes. Vejam bem , a UNIC era filantrópica, por varias vezes eu solicitei através de ofício, (quando era Presidente da Associação de Pais,) para que a Prefeitura de Cuiaba me fornecesse informações sobre ISS, enfim, impostos pagos pela UNIC, nunca me forneceram! a UNIC encontra um comprador, e em um estalo, resolve por fim a EMPRESA FILANTRÓPICA, mandou um projeto para a Assembleia, os deputados acolheram....porque um dos sócios, Chico Galindo, era Deputado. Pouco depois Wilson Santos escolhe Galindo para ser seu vice Prefeito, que após dois anos exigiu que Wilson renunciasse para lhe ceder a vaga de Prefeito, comentários à época davam notícia de que a vaga teria custado milhões. E o mais grave é que a UNIC nunca fez filantropia coisa nenhuma! Fazia média com os políticos, davam uma quantidade de bolsas, que a Prefeitura pagava! Bando de calhordas! Senti na pele, tive que penhorar uma casa para minha filha poder se formar! Depois queriam me tomar a casa por uma avaliação exdrúxula! Tive que vender minha casa, o único imóvel que tinha para dar dinheiro para uma ladra! Sim, porque era filantrópica! Nem os juros me perdoaram, mesmo sabendo que minhas condições eram difíceis, pois estava com uma filha acamada, após ter sofrido um grave acidente, do qual faleceu três anos depois. Paguei Chico Galindo, vendi minha casa que vocês queriam me tomar, e ainda sobrou dinheiro para recomeçar a vida. Estou bem, graças a Deus! Minha filha trabalhando na profissão que ama! Por vocês, que são mercenarios, vampiros do dinheiro público, eu teria perdido tudo! Vocês que receberam todas as benesses do Governo, que roubaram..,.,que compraram políticos a você que se elegeu somente para defender seus interesses e da sua quadrilha; que tenho certeza, se o MP aprofundar o escândalo será pior do que este da classe política,

  • Rogério | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 10h10
    28
    0

    Se apurar a fundo, vai muita gente pra cadeia.

  • indignado | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 09h32
    21
    0

    Esse tal reajuste está um absurdo... meu fies nem é 100%. comecei pagando um valor de 214, reajustou pra 254 e agora está 313, aonde já se viu isso. E não há transparência nenhuma.

  • said joseph | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 09h23
    22
    1

    Tem que fechar essa bosta de Universidade.

  • Marcelo | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 08h59
    18
    1

    Deve ter muitos advogados demitidos recentemente querendo ajudar nesta investigação.

  • Sociedade | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 08h51
    16
    2

    Essa unic e uma vergonha....Nossa...já prestou um dia....Agora ela e boa para ficar na midia...hoje fraudes....outro dia indenizar osalunos de Medicina...outro dia curso de direito....FECHA UNIC ....

  • Pedro | Quinta-Feira, 15 de Fevereiro de 2018, 08h44
    17
    8

    Seriam esses nobres empresários/investidores corruptos que financiaram o golpe do impeachment da presidente Dilma, e que colocou no poder uma quadrilha de corruptos? Não, não , não ......capaz!

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS