Deve ser empossado nesta segunda-feira (5), na Câmara de Cuiabá, o servidor público Paulo Araújo (PSD). Primeiro suplente da coligação, com 2,208 mil votos, ele assume definitivamente a cadeira do vereador cassado, João Emanuel Moreira Lima (PSD). Eleito com o maior número de votos no pleito de 2012, João Emanuel teve a perda de seu mandato por quebra de decoro parlamentar aprovada por 20 parlamentares no último dia 25.
A Câmara ainda aguardava a publicação da resolução para a convocação do suplente.Com a medida, o presidente da Mesa Diretora, vereador Júlio Pinheiro (PTB), também assinou os atos de exoneração dos servidores que atuavam no gabinete de João Emanuel de modo que, além de assumir a titularidade de seu mandato, Araújo tenha autonomia para compor sua equipe.A defesa de João Emanuel ainda recorre, na Justiça, da decisão política que cassou seu mandato.
Uma das medidas é tentar suspender a sessão em que ocorreu a cassação, mas outros recursos também serão propostos nos próximos dias.Também pode retornar ao Legislativo Municipal nos próximos dias, o ex-vereador Antônio Fernandes (PSDB), primeiro suplente de sua coligação.
Isso porque o titular de uma das três cadeiras do PSDB, o vereador Maurélio Ribeiro sofreu acidente, também na noite do dia 25, e está de licença médica por dois meses.O pedido de afastamento ainda não foi apresentado na Câmara de Cuiabá, motivo pelo qual Fernandes ainda não foi convocado.No caso de licença por motivo de saúde, é facultado ao titular do mandato retornar a qualquer momento, assim que se sinta apto para a função.