O Partido dos Trabalhadores (PT) parece não estar falando a mesma língua em relação à disputa pela Prefeitura de Cuiabá no pleito deste ano. Isso porque enquanto o deputado Lúdio Cabral afirma ser o pré-candidato do partido, o presidente estadual da sigla, deputado Valdir Barranco, afirma que o diretório nacional é quem, de fato, irá bater o martelo.
Lúdio disse, nesta terça-feira (27), que a definição de sua candidatura já foi encaminhada para o diretório nacional para que seja feita a homologação e o diálogo com a Federação e com os partidos aliados seja aberto. Conforme o petista, a homologação será feita de forma gradativa.
"Eu tenho uma tarefa, na condição de pré-candidato escolhido pelos filiados pela base do PT em Cuiabá que é o PT sair unido e fortalecido. Todo o meu esforço, desde o dia 2 de dezembro, tem sido nesse sentido, inclusive evitando debates sobre falsas polêmicas. Eu tenho uma relação muito positiva com Barranco e com a Rosa. São lideranças importantes para o processo eleitoral no estado todo e em Cuiabá", declarou Cabral.
No entanto, Valdir Barranco divergiu do posicionamento do correligionário e explicou que quem decide o candidato, não só de Cuiabá como de todas as capitais com mais de 100 mil habitantes, será a cúpula nacional. "Esta nas regras da realização dos encontros e prévias. É a nacional, não há o que fazer. Acredito que até abril a nacional irá decidir", explicou.
Sobre o "imbróglio" dentro da agremiação, ambos os parlamentares optaram por amenizar. Lúdio Cabral negou que haja certa "insistência" do grupo da ex-deputada federal Rosa Neide para colocar o nome dela como candidata do partido. "Há um processo natural de homologação da decisão do município que irá acontecer na esfera nacional, no caso das capitais e é isso que nós temos acordo", destacou.
Já Barranco disse acreditar em um consenso. "O PT, independente de quem seja, nós vamos estar muito fortes nessas eleições", garantiu, acrescentando que o partido não sairá "atrás" na corrida eleitoral.
Por fim, Lúdio Cabral enfatizou que já disputou duas eleições majoritárias pelo partido - prefeitura de Cuiabá em 2012 e Governo do Estado em 2014 -, nas quais foi escolhido nos últimos minutos e afirmou possuir um aprendizado. "
"Eu já tenho um aprendizado colhido de outras disputas, estou acostumado com essa via cruz. Então é ter tranquilidade, serenidade, porque o meu comportamento é importante para garantir a unidade do partido, garantir a unidade da federação e um arco amplo de alianças", concluiu.
Fran.CO
Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024, 19h25Afonsão
Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024, 18h32Minha Opinião apenas enqto puder tê-la
Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024, 17h14Petista
Terça-Feira, 27 de Fevereiro de 2024, 16h43