Política Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 08h:20 | Atualizado:

Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 08h:20 | Atualizado:

FRAUDES NA SAÚDE

PF dá batida em condomínio de luxo; alvos são 3 servidores, empresários e laranjas

Na operação Iterum é investigado um esquema com prejuízo de R$ 13 milhões

ALEXANDRA LOPES
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

Iterum

 

Três servidores da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, dois empresários e quatro pessoas utilizadas como "laranjas" estão entre os alvos da Operação Iterum, deflagrada pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (4). A ação policial visa desmantelar uma quadrilha investigada pelo desvio de recursos públicos federais destinados à Saúde de Cuiabá, causando prejuízo estimado de R$ 13 milhões aos cofres públicos.

Um dos servidores investigados já estava afastado em decorrência da intervenção decretada na Pasta em março deste ano pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ocasião em que um gabinete com servidores designados pelo Governo do Estado assumiu o comando da Secretaria Municipal de Saúde com previsão de término em 31 de dezembro deste ano. Os outros ainda não foram afastados.

Na ação, foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em residências e empresas, incluindo um condomínio de luxo, em Cuiabá. Casas de luxo e um prédio também receberam as visitas dos agentes da Polícia Federal e servidores da Controladoria Geral da União (CGU). 

Uma advogada que atua numa empresa de tecnologia também foi alvo da operação. De acordo com a PF, durante as investigações, foram encontradas inconsistências graves na execução de um contrato de serviços de tecnologia firmado pela prefeitura no período de 2017 a 2022 com uma empresa de informática. Tal período corresponde à gestão atual do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). 

As análises realizadas com o apoio do órgão de controle não encontraram evidências da prestação efetiva dos serviços contratados, nem de sua correlação com os respectivos pagamentos. Os investigados podem sofrer penas de até 30 anos de reclusão devido aos crimes imputados a eles.

O modus operandi desse esquema consistia na contratação de serviços amplos de assessoria na área de informática, incluindo desenvolvimento e manutenção de softwares, sem o fornecimento de equipamentos. No entanto, segundo as investigações, esses serviços simplesmente não eram prestados. Os relatórios dos fiscais dos contratos não continham informações consistentes sobre a execução dos serviços contratados.





Postar um novo comentário





Comentários (10)

  • paulo

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 20h45
  • Marcio, só um ponto para sua reflexão, o judiciário opera com as leis criadas por esses honrados politicos que foram citados nos demais comentários. Não há muito o que fazer a não ser esperar que um milagre aconteça e o eleitor pare de vender seu voto por uma camiseta com o nome do honrado politico que investe pesado para ser eleito. depois eles retiram o que foi investido na campanha, mais uma parte para outra campanha, mais um pouco para ajudar a familia e mais um punhado para pagar ex-ministros/desembargadores/juizes agora bons advogados é rir pra não chorar. ah, e trabalhar cada vez mais para conseguir pagar os tributos que só aumentam
    0
    0



  • Márcio

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 13h54
  • Caros amigos, o Lula ladrão, teve votos de um bando de idiotas. Os otários votaram no Lula. Esperar o quê desse povo idiota. Se o Emanuel se candidatar, assim como o Riva, Silval, os otários voltarão neles.
    9
    5



  • Márcio

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 13h45
  • O grande problema é o judiciário. Tantos bandidos presos e os togados, por razões diversas, coloca todo.mundo na rua. É só ver o Éder de Moraes, Riva, Silval Barbosa, Pedro Nada, escândalo dos maquinários, etc. Todos os criminosos livre e soltos, usufruindo do dinheiro roubado dos contribuintes.
    9
    1



  • XINELÃO NA ÁREA

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 13h41
  • Culpado é o eleitor cuiabano! Elegeu e reelegeu o cara do Paletó, queriam o que???? Cada povo tem o governo que merece! Mas eu não culpo o gestor, culpo a Camara Municipal que é um puxadinho da Prefeitura, e não houve tanta renovação assim na ultima eleição. Veremos praticamente os mesmos ano que vem!
    7
    3



  • ana

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 12h23
  • O povo Cuiabano escolheu para prefeito um cara que já estava em esquemas... imagina se os outros não iam copiar o modelo. Então não podem reclamar, tem mesmo que aguentar tudo.
    14
    3



  • Cuiabana

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 12h13
  • DE PARABENS PELO SERVICO INVESTIGADO... LEMBRANDO HA MUITO A SER FEITO...OS CANDALOS ME MILHÕES DE REAIS DESVIADO DA SEMA.NA SAUDE OPERAÇÃO ESPELHO UMA VERGONHA ESTA.. E DOS GARIMPOS E TRABALHO PRA ENCRENCA
    7
    1



  • Não Eleitor em Mato Grosso

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 09h50
  • Será que agora com essa o MANÉ PALETÓ vai ocupar a vaga deixada, de favor do STF, de seu comparsa LULADRÃO em Curitiba ou Papuda. Já passou da hora né..quem sabe, esse tal de Cavalo Louco vai levar sua marmita pra ele.
    36
    27



  • cada coisa

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 09h35
  • A Polícia investiga, prende... mas daqui a pouco estão na rua praticando os mesmos "trabalhos" novamente... tenha ciência de que neste país vc acorda sendo roubado e vai dormir sendo roubado. A índole do brasileiro médio é ruim, a começar pelos nossos governantes. Ah, mas a população é boa... boa o krlh... só ver o exemplo do que aconteceu em CNP, aquilo foi saque.
    35
    5



  • Janio Roldao

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 09h33
  • Impressionante como a corrupção corroe o sistema todo, tirando recursos da saúde, ou seja, do pobre para enriquecer políticos corruptos e seus laranjas...o Emanuel foi flagrado com um pacote de dinheito proveniente de propina e mesmo assim se elegeu prefeito, esperar o que?
    57
    3



  • Cavalo Louco

    Quarta-Feira, 04 de Outubro de 2023, 08h53
  • Pois é , durante 4 anos a PF ficou fazendo segurança do bozo em motociatas e arruaças em todo Brasil...agora voltou a atuar onde deve.... e sabe atuar....
    36
    48











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet