A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), e o vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), participaram da sessão solene em comemoração aos 190 anos de instalação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). O evento foi realizado no Plenário das Deliberações do parlamento estadual nesta quarta-feira (6).
Moretti celebrou os quase dois séculos de atuação parlamentar e contribuição do desenvolvimento do estado. “Aqui, são discutidos importantes projetos que se tornam realidade em todo o estado de Mato Grosso. Fico honrada por ter sido convidada para um evento grandioso como este, o qual representa a valorização histórica - não só dos deputados que por aqui passaram -, mas da voz do povo mato-grossense”, destaca.
O vice-prefeito Tião da Zaeli relata que o ato marca a valorização da história e da democracia mato-grossense. “A Assembleia representa cada parte da sociedade de Mato Grosso o qual possui uma diversidade cultural gigantesca”, relata Tião.
Instalada oficialmente em 3 de julho de 1835, a ALMT iniciou sua história com 20 parlamentares, que exerciam mandatos de dois anos. Hoje, o Parlamento estadual é composto por 24 deputados e se consolidou como uma Casa plural, presente na vida dos cidadãos dos 142 municípios de Mato Grosso.
O presidente da ALMT, deputado Max Russi, destacou a importância histórica do Parlamento estadual, instalado em 1835, e seu papel fundamental na consolidação da democracia e no desenvolvimento de Mato Grosso. “A Assembleia é o lugar onde as dificuldades do povo encontram caminho para se transformar em políticas públicas. Aqui, convergem os interesses da população de Mato Grosso. A data não é apenas uma celebração, mas um chamado à continuidade do compromisso com mais democracia, mais transparência e as reais necessidade do povo mato-grossense”, disse Russi.
Representando o governador Mauro Mendes (União), o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), lembrou da sua breve passagem pelo Parlamento estadual. Ele destacou que compartilhou seu mandato com quatro suplentes, todos posteriormente eleitos prefeitos, o que considera uma experiência enriquecedora.
“Essa vivência me deu mais intimidade para hoje ajudar o governador Mauro Mendes a governar”, afirmou. Pivetta também enfatizou a importância do diálogo e do respeito entre os Poderes, reconhecendo o papel fundamental da Assembleia no desenvolvimento do Estado. “Muito do que o Estado é hoje passou por aqui. Procurei sempre fazer a minha parte, mesmo sem muito êxito em alguns momentos, porque a vida é assim, feita de vitórias e derrotas”, disse Pivetta.