18:29



Política Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 19h:58 | Atualizado:

Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 19h:58 | Atualizado:

REGRA

Prefeito descarta Guarda Municipal em Cuiabá

 

GAZETA DIGITAL

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

ABILIO.jpg

 

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), atribuiu ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, parte de sua decisão de não criar uma Guarda Municipal. Segundo Brunini, além dos gastos com pessoal e estrutura diante da situação de calamidade financeira do município, a corte votou neste ano a atuação das guardas, que embora atuem em cooperação com a Polícia Civil e a Militar, não têm poder de investigação. O entendimento, em sua avaliação, torna mais viável o fortalecimento das instituições que já existem.

“A situação do Alexandre Moraes na decisão sobre se tornar uma polícia municipal inviabilizou. Porque se tornando polícia municipal terá que ter equidade salarial com a Polícia Militar, com outros tipos de polícia, formação e equipamentos equivalentes. Então, os custos vão ser equivalentes ao custo da PM. A gente já tem a PM em atividade delegada no município, sai mais em conta”, justificou em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (23).

De acordo com o prefeito, ainda que a Polícia Militar tenha atividade delegada, isso não envolve custos com formação, compra e manutenção de equipamentos para o erário. A despesa é somente com o pagamento de efetivo. “Nós vamos fortalecer mais a vigilância patrimonial e fortalecer mais a atividade delegada”, reiterou.

Em outubro de 2024, o STF começou a julgar o Recurso Extraordinário (RE) 608588, que discutia se municípios têm competência legislativa para instituir Guarda Civil para fazer policiamento preventivo e comunitário. A votação se estendeu e em fevereiro deste ano o Supremo decidiu pela constitucionalidade da criação de leis pelos municípios para que guardas municipais atuem em ações de segurança urbana.

Contudo, as normas devem respeitar limites, de forma que cooperem, mas não se sobreponham as atribuições das polícias Civil e Militar, cujas funções são reguladas pela Constituição e por normas estaduais. Conforme o entendimento fixado, as guardas não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo, comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública.

O relator, ministro Luiz Fux, frisou que o STF já tem entendimento de que, assim como as Polícias Civil e Militar, as guardas municipais também integram o Sistema de Segurança Pública. Ele lembrou que a competência para legislar sobre a atuação das polícias cabe não só aos estados e à União, mas também aos municípios. Seu voto foi acompanhado por 8 ministros.

“Não podemos afastar nenhum dos entes federativos no combate à violência”, afirmou o ministro Alexandre de Moraes. Ele defendeu que as Guardas Municipais não se restrinjam à proteção do patrimônio público, mas trabalhem em cooperação com os demais órgãos policiais.





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • Alô Ranalli

    Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 09h47
  • Jogar culpa no Alexandre de Moraes é muito baixo.... Inacreditável..Abílio não tente chamar a população de trouxa...Que tal dizer que as coronelismo que estão na sua gestão tirou da sua cabeça a criação da guarda municipal para não perder a boquinha da PM...PM vive de boquinha....Na prefeitura, regulou o bico nas fazendas com a patrulha rural e etc...kkkk Ninguém é trouxa Abílio....Mauro Mendes refém da PM ...Abílio Refém....Tem.que entrar um governo e acabar com isso...Chega...Estado pagando 30 mil para coronel fazer lobby pessoais para boquinhas....PM tem que ir para rua.... Facções matando, sequestrando, traficando e coronéis fazendo lobby contra a segurança pública para beneficiar na boquinha alcunha delegada.... Povo.nao é trouxa
    1
    0



  • Grita segurança pública e...

    Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 09h29
  • Votei no Abílio e não em coronéis da PM.... Inacreditável que coronéis querem dominar tudo...Domina o Mauro Mendes, agora domina o prefeito...Isso tem que acabar...PMs tem que cuidar do serviço ostensivo e repressivo nas ruas e evitar corrupção na corporação....Ficam fazendo lobby para benefícios pessoais....Não querem a guarda municipal por medo de perder a boquinha....Parabéns Flávia Moretti por fortalecer a GUarda municipal e colocar o secretário municipal um guarda municipal....Fora Abílio...
    2
    1



  • Quem.manda é a PM

    Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 08h45
  • Só para lembrar ..Na campanha ouvir de um coronel.quando o atual prefeito prometeu a guarda ..Ele disse: Aqui em Cuiabá jamais terá a guarda, exceto passar por cima dos coronéis...E está sendo cumprido....As coronéis feminina foi colocada para neutralizar a criação da guarda municipal e deixar a boquinha dos PMs na prefeitura com a jornada delegada....E só por interesse.....Abílio.a população não é trouxa....Alô Ranalli..Cadê vc?
    1
    0



  • Citizenship

    Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 08h32
  • Desde sempre, em todos os lugares onde morei, fui contra a criação de "guardas municipais". Não acredito que a existência de mais corporações policiais seja o fator determinante para a melhoria da segurança pública no Brasil. Pelo contrário, apregoo, inclusive, para que a PM seja extinta como corporação e que seus quadros sejam inseridos na Polícia Civil, em divisões específicas dedicadas ao policiamento ostensivo, mas sem a pecha da cultura militar, que para mim é um erro crasso na organização do sistema de segurança pública. Então, sempre fui contra a Guarda Municipal, mas discordo veementemente das justificativas falsas apresentadas pelo sr. alcaide novato (já não tão novato). Felizmente, mais pessoas começam a desvendar as práticas ineptas dele quanto à gestão pública.
    0
    2



  • observadoor

    Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 08h00
  • Moço temos uma CONSTITUIÇÃO,não estamos sob anarquismo,deveria tu mais os seus antes de prometer o inconsebivel fazer estudo sobre a viabilidade de seus desejos,temos normas e guardiões dessa carta magna , se não sabes são os ministros,fique bem claro que os ministros não legislam fazem comprir as leis ,bora ver em que momento este prfeito vai começar a assumir seus enganos,SEM ANESTIA
    0
    0



  • BRINCANTE

    Terça-Feira, 24 de Junho de 2025, 00h04
  • Jogar a responsabilidade pro STF para justificar a não criação da Guarda Municipal é de uma canalhice sem tamanho, aliás a decisão da Suprema Corte APENAS garantiu a Guarda Municipal o direito de fazer o Policiamento Ostensivo e Comunitário na Prevenção e Repressão ao Crime (Flagrante Delito), isto é, mais um instrumento importante pra Segurança Municipal. Daí, esse inepto do Prefeito vem justificar que a Guarda Municipal não tem ppde de investigar, desde quando essa Guarda Municipal tem poder de investigação? Depois vem falar equidade salarial, onde que existe essa previsão legal? Esse Pinóquio prometeu Guarda Municipal armada, aí vem falar em custo de equipamento, formação e armamento, independente de posição do STF, ele não teria que arcar com esse elemento de despesa? O que é pior essa decisão não implicaria em custo nenhum a sua propaganda enganosa de campanha. A PM não está dando conta nem das obrigações dela, efetivo desgastado por Jornadas Extraordinárias e ele querendo ampliar mais ainda pra gozar com pau alheio. Votei no Abílio, mas vejo que ele é um retrocesso, Prefeito Fake News Tik Tok.
    11
    2



  • Sorp

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 21h48
  • Três coronéis para fiscalizar a Sorp, fora Abílio, nunca mais terá meu voto...
    20
    3



  • Ferreira

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 21h44
  • Os coronéis da PM deu pressão e o prefeito arregou....Foi cantado a pedra....Prefeito dominado pela PM...Arregaao ...Ganhou com a promessas e não vai cumprir por pressão...Frouxo
    22
    4



  • Lud

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 21h29
  • Como diz o ditado "a mentira tem pernas curtas ". Sem guarda municipal, sem asfalto em toda Cuiabá e por aí vai..
    20
    4



  • Mentira

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 21h08
  • Fala a verdade Abílio...Os coronéis da PM não quer a guarda municipal...Vão perder a boquinha no secretariando dentro da prefeitura...O fraco é assim....Prefeito fraco é isso...Única capital do país que não tem guarda...E a droga só aumenta.....Eu cantei a pedra....A PM não quer a guarda municipal..Pra criar a guarda tem que ter peito....Coronéis PMs não querem....
    19
    4



  • NAO ENTENDI.

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 20h56
  • Estão sempre reclamando da segurança, querendo atuar na segurança. AGORA que pode atuar e resolver a criminalidade ao seu modo, não quer. Então não de reclamar da segurança e da criminalidade. Só conversa.
    13
    3



  • Olho vivo

    Segunda-Feira, 23 de Junho de 2025, 20h53
  • Verdadeiro pinóqui, faz promessa de campanha e não cumpre, também rodeado de Coronéis e Secretários Coronéis Aposentados, só podia dar nisso, quantos custam os PMs fazendo o trabalho da Guarda Municipal ?! A intenção de ter Guardas é ampliar a segurança e não pagar mais para ter Segurança do próprio Estado. Por isto a lei do Susp diz que segurança compete aos três entes, união, Estados e Municípios. Equiparar salário?! Qual o valor pago aos amarelinhos?! Isso sim da inveja a muitos praças da PM.
    14
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet