Ciente do trabalho desenvolvido pela Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia Legislativa, o prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Joel Ferreira (PSDB), reuniu-se com o deputado Dilmar Dal’ Bosco (DEM) em busca de solução para uma comunidade rural localizada na divisa daquele município com Alto Boa Vista.
De acordo com Ferreira, o município presta total assistência à comunidade, com aproximadamente 1.500 moradores, mas que pertencente a Alto Boa Vista, apesar de possuir uma proximidade geográfica e cultural com Bom Jesus do Araguaia.
“Arcamos com todas as despesas da comunidade nas áreas da saúde, educação e transporte, sem nenhuma contra-partida, já que toda arrecadação e repasses federais são revertidos a Alto Boa Vista”, desabafou o gestor , ao explicar que os repasses federais, são proporcionais ao número de habitantes.
Em setembro passado, o Governo de Mato Grosso sancionou uma lei, de autoria dos deputados Dilmar e José Riva (PSD), que autoriza a atualização das divisas intermunicipais. Os trabalhos, conforme Dal’ Bosco, já teve início na baixada cuiabana e contemplará todos os municípios com problemas de divisa no Estado.
O deputado democrata aconselhou o prefeito a solicitar a criação de uma Comissão na Câmara Municipal para dar início a uma consulta pública, que deverá ouvir e colher assinaturas da comunidade quanto à revisão divisional.
“Temos problemas gritantes de divisas no Estado, em que um município dá assistência e o outro apenas recebe os tributos. Em Bom Jesus do Araguaia a situação não é diferente. Com a aprovação da lei temos respaldo para buscar uma solução para esses problemas”, concluiu o parlamentar.