Política Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 11h:20 | Atualizado:

Terça-Feira, 18 de Fevereiro de 2014, 11h:20 | Atualizado:

Notícia

Presidente Dilma recebe projeto da ferrovia MT/PA

 

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

A presidente Dilma Rousseff (PT) recebeu o projeto de ferrovia que prevê a interligação dos estados de Mato Grosso e Pará. 

Durante a abertura da colheita da safra 2013/2014 na última semana, em Lucas do Rio Verde, o deputado estadual Alexandre César (PT) entregou o estudo para a presidente da República e solicitou a inclusão do projeto no Plano Nacional de Viação Ferroviária. 

“Tivemos a missão de entregar em mãos para a presidente Dilma, o projeto desenvolvido na Assembleia Legislativa, liderado pelo deputado José Riva, e solicitamos a inclusão no Plano Nacional ferroviário. A própria presidente declarou no evento que tem obsessão por ferrovia, então temos boas expectativas quanto a sua análise e anúncio dos investimentos necessários para a implantação”, observou o parlamentar petista. 

Após a entrega para a presidente Dilma Rousseff, o deputado Riva, idealizador do projeto de ferrovia MT/PA, reforçou nesta terça-feira (18) para o deputado federal Giovanni Queiroz (PDT/PA), o pedido de audiência pública na Câmara Federal para debater o estudo. 

O requerimento foi apresentado no ano passado junto à comissão de Viação e Transportes e Minas e Energia da Câmara Federal e a mesma solicitação será feita no Senado para ampliar o debate sobre a ferrovia.

“O grande entrave de Mato Grosso é sem dúvida, a logística. A melhor proposta de logística para o Brasil é a ferrovia MT/PA, partindo de Água Boa no nosso estado, indo até Barcarena ou Espadarte, no Pará, onde estão portos com os maiores calados do mundo. Com essa ferrovia, vamos desafogar os corredores da morte, diminuindo quase 10 mil km de ida e vinda pelo oceano, proporcionando competitividade aos nossos produtos ao garantir o escoamento da produção. Apenas essa região na qual o traçado ferroviário passará, podemos ter um incremento na plantação em mais de 50%”, explicou Riva. 

Riva lembrou que investidores americanos, coreanos, chineses, árabes e russos, já manifestaram o interesse em construir a ferrovia.

FERROVIA – O projeto de ferrovia MT/PA foi elaborado no gabinete do deputado Riva, com traçado partindo de Água Boa (MT) até Barcarena, no nordeste paraense. Também é analisada a possibilidade da ferrovia seguir do município mato-grossense até Marabá, no sudeste do Pará. A ligação com o nordeste seria viabilizada com a construção de dois ramais, um até o porto de Vila do Conde (Barcarena) e outro até o porto de Espadarte (em Curuçá/PA), que está em projeto de implantação. Lideranças políticas e empresariais de Sorriso solicitaram a inclusão do município no trajeto da ferrovia por meio de um ramal.

Ao todo, mais de 30 municípios de Mato Grosso e Pará serão beneficiados com o traçado ferroviário de 1,8 mil km, melhorando a qualidade de vida de mais de três milhões de pessoas.





Postar um novo comentário





Comentários

Comente esta notícia






Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet