O deputado Emanuel Pinheiro (PR) apresentou projeto de lei que prevê a estadualização do trecho que liga a Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251) ao Distrito do Coxipó do Ouro. A rodovia possui extensão de aproximadamente nove quilômetros. A região é considerada um dos patrimônios histórico e cultural da capital mato-grossense. O parlamentar acredita que a iniciativa viabilizará recursos para a região.
"O sonho da comunidade será concretizado com a chegada da pavimentação asfáltica. Trata-se de uma região tradicional e de grande relevância para o processo de formação político-administrativa de Cuiabá", pontuou. O local serviu de diversas expedições, entre elas as “entradas” e as “bandeiras”.
Em 1718, uma expedição de bandeirantes, liderada por Paschoal Moreira Cabral Leme, chegou ao Rio Coxipó em busca de índios coxiponês e logo descobriu o ouro nas margens do rio, alterando assim o objetivo da expedição. Em seguida, foi fundado o “Arraial da Forquilha” as margens dos rios do Peixe, Arraial e Mutuca.
O povoado de Forquilha, hoje Distrito do Coxipó do Ouro, é a origem da cidade de Cuiabá, hoje com 295 anos. A região possui cerca de 800 habitantes. O local conta com rede de água tratada e energia elétrica, também existe no povoado, posto de saúde com médico, além de uma escola municipal que atende cerca de 300 alunos da região.
O deputado afirma ainda que o potencial turístico será o grande beneficiado, já que esta iniciativa contribuirá para que os visitantes poderão, de fato, conhecer o local histórico, possibilitando além de conhecer o berço de nascimento da capital mato-grossense, aproveitar as belezas naturais do Balneário Coxipó do Ouro.