22 de Setembro de 2019,

Política

A | A

Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 14h:30 | Atualizado:

APOIO INSTITUCIONAL

PSL nacional "entra na ação" e tenta reverter a cassação de senadora de MT

Partido de Jair Bolsonaro tenta manter Selma Arruda no Congresso Nacional


Da Redação

selma-bolsonaro.jpg

 

A direção nacional do partido de Jair Bolsonaro, o PSL, decidiu intervir em favor da senadora cassada Selma Arruda. O presidente nacional do Partido Social Liberal, Luciano Bivar, entrou com uma solicitação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para habilitar-se como terceiro interessado na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) cujo resultado em primeira instância foi a condenação da ex-juíza e de sua chapa a perda do diploma.

Isso é possível porque o TRE publicou nesta sexta-feira o acórdão com o resultado proferido pelo pleno da corte eleitoral com a sentença de Selma e a determinação de realização de novo pleito eleitoral para escolha de outro senador ou senadora para substituí-la.

De acordo com a legislação, somente agora a defesa da senadora pode entrar com medidas protelatórias, como pedido de nulidade de sentença, embargos de declaração, ainda no próprio TRE. Só depois desta análise, a senadora pode recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o último recurso para que ela não veja esvaírem-se os mais de 650 mil votos recebidos na disputa em 2018.

“Na oportunidade, requer que todos os atos e publicações alusivos ao feito sejam também realizados em nome da advogada Karina de Paula Kufa, sob pena de nulidade”, consta em trecho do pedido, que será analisado e, óbvio, também pode ser rejeitado pelo relator da AIJE, o desembargador Pedro Sakamoto.

Selma Arruda foi cassada por "caixa 2" e abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2018. Segundo relatório do desembargador Pedro Sakamoto - seguido por outros 6 membros do TRE-MT -, a ex-juíza promoveu gastos de campanha desde antes das convenções partidárias, caracterizando "caixa 2".

A atuação dela, de acordo com o TRE, promoveu uma "eleição desigual" ao Senado. Selma Arruda recebeu mais de 640 mil votos no pleito de 2018 e foi a mais votada entre os 11 candidatos ao cargo. O outro eleito foi Jayme Campos (DEM).

 

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • raimundo nonato | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 19h24
    0
    1

    Era toda durona nas decisões enquanto a toga lhe acobertava, agora taí pedindo penico a Bolsonaro, não acredito nessa balela, diretamente o Presidente não fará nada, estão usando indevidamente o nome do Presidente.

  • Paulo | Sexta-Feira, 19 de Abril de 2019, 06h41
    0
    3

    7x0 , fora o baile......querem mais o que?? O Bolsonaro vai acabar se queimando com essa sujeita !!!!

  • eurides | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 23h30
    5
    3

    Vamos deixar a nossa Senadora trabalhar, Mato Grosso precisa dela é a única que até agora demonstrou capacidade o resto é resto.

  • Lula livre | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 21h14
    6
    6

    PARTIDO SÓ LARANJA (PSL) VAI ENTRAR PRA SALVAR A LARANJA PODRE DA SELMINHA ISSO JÁ ERA ESPERADO INFELIZMENTE. AI QUEREM JULGAR O PT E SER MORALISTA.

  • João da Costa | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 20h25
    7
    0

    Seria oportuno que o pleno julgasse todos os caixas 2 em MT quem sabe assim nos livrariamos de muitos reeleitos que estão a solta por aqui e esbanjando saúde no legislativo e no executivo estadual e municipal.

  • Marcos | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 20h16
    5
    3

    É incrível como os marmitas caviar - pão com mortadela são ágeis em condenar alguém mesmo antes de se apurar os fatos...bem que poderiam olhar para si mesmos e para a "penca" de corruptos do PT que, inclusive já foram condenados.

  • Adelar | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 18h04
    8
    7

    Uma pessoa não pode ser julgada por um único erro, se fosse assim não teríamos um único homem integro, a questão é, vive-se na prática do erro? Se sim merece condenação! Precisamos refletir bem, um ladrão de galinha não merece a condenação do um ladrão de uma nação inteira!! Sem apologia ao que é errado é claro, mas grande parte do sistema do Brasil hoje penaliza quem quer fazer a coisa legalmente, é extremamente burocrático!!

  • Nelso | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 17h15
    15
    8

    KKKKK essa e boa o pai do laranjal vai ajudar a defender a laranja podre de MT.

  • eleitor | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 16h15
    18
    6

    Quem for a favor do "CAIXA 2" elogiem e aplaudam a Selma.

  • Rogério Meira | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 16h06
    14
    8

    Não suje sua mão, presidente. Essa mulher é bandida.

  • Roberto Almeida | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 15h44
    16
    5

    Contra provas não há argumentos. O presidente do laranjal vai passar vergonha de novo.

  • joao do pedegral | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 15h41
    16
    7

    Partido formado por corrupto, apoiadores de melecianos, espera o que, ladrão defende ladrão, bandido defende bandido e apoiadores de corruptos apoia corrupção. CAIXA DOIS E CORRUPÇÃO.

  • ELEITOR | Quinta-Feira, 18 de Abril de 2019, 15h16
    12
    6

    A Selma esta queimando o filme do PSL e do nosso presidente Jair Bolsonaro. #Fora Selma