Quatro defensores públicos apresentaram seus nomes para concorrer ao cargo máximo da Defensoria Pública de Mato Grosso, defensor público-geral, até as 18h desta sexta-feira (28/9). Júlio Vicente Andrade Diniz, 34 anos, Clodoaldo Aparecido Gonçalves de Queiroz, 44 anos, Edson Jair Weschter, 45 anos e Caio Cezar Buin Zumioti, 40 anos.
Agora, as inscrições que preenchem os requisitos legais serão encaminhadas para publicação no Diário Oficial, no prazo de até 48h. Após a publicação, os pedidos de impugnação de candidaturas poderão ser apresentados em até 24h. Caso exista alguma, o defensor público-geral, Silvio Jéferson de Santana, terá prazo de mais 24h para decidir se acata ou não.
Podem concorrer ao cargo de defensor público-geral os profissionais estáveis na carreira, que tenham 35 anos na data da posse, ou seja, em 02 de janeiro de 2019. Até lá, o candidato mais jovem, Diniz, já terá completado o requisito, ele faz aniversário no dia 11 de novembro.
Dos defensores inscritos, dois atuam fazendo a defesa das demandas da Defensoria Pública no Tribunal de Justiça, em segunda instância, Weschter e Queiroz. Ambos são da primeira turma de defensores e estão na Instituição há 19 anos e sete meses. Zumioti atua na entrância especial e tem 11,3 anos na Instituição e Diniz, atua na terceira entrância e tem oito anos e um mês como defensor público.
Weschter informa que já ocupou as funções de sub-corregedor, adido do gabinete do defensor público-geral, conselheiro e coordenador de Núcleos. Queiroz já atuou como subdefensor público, coordenou Núcleos, foi conselheiro e é presidente do sindicato da categoria. Zumioti coordenou Núcleo, foi conselheiro e atuou como segundo subdefensor público-geral em três gestões consecutivas e Diniz, coordenou Núcleos.
Eleição – A votação para a escolha do defensor público-geral está marcada para o dia 9 de novembro, das 11h às 17h, na sede administrativa da Defensoria Pública de Mato Grosso. O voto é direto, secreto, plurinominal e obrigatório. Cada defensor pode indicar até três nomes, os três mais votados comporão a lista tríplice, que deve ser enviada até 30 de novembro para o governador Pedro Taques, que nomeia o novo gestor.