19 de Setembro de 2019,

Política

A | A

Quarta-Feira, 12 de Junho de 2019, 16h:14 | Atualizado:

AMOR E PODER

Relembre os casais da política de MT


Gazeta Digital

jayme-lucimar.jpg

 

Os casais apaixonados estão presentes em diversas profissões e não poderia ser diferente na política mato-grossense. Com nomes de peso, a lista de casais poderosos, em que os dois circulam pelo meio político e exercem ou exerceram mandatos eletivos, não é extensa, mas traz nomes de figuras importantes.

Nesse Dia dos Namorados o  relembra histórias de amor que se desenvolveram também na política e marcaram época. Confira:

Lucimar e Jayme Campos (DEM)

Nascido em berço político, Jayme Campos iniciou a sua carreira como prefeito de Várzea Grande, em 1982. Além de senador, cargo que exerce pela segunda vez, já foi governador de Mato Grosso. Casado a mais de 40 anos com Lucimar, eles tiveram 4 filhos, mas um deles faleceu em um acidente de carro em 2004.

Apesar desse momento difícil, a surpresa veio com a candidatura de Lucimar em 2012 para a prefeitura de Várzea Grande. Em sua primeira disputa Lucimar ficou em segundo lugar, mas acabou assumindo o cargo em 2015 após a chapa eleita ser cassada. Desde então, ela tem se destacado no cenário político, com reeleição em 2016 com 76% dos votos válidos.

Teté e Carlos Bezerra (MDB)

Outro casal de peso político nessa lista é Teté e Carlos Bezerra, que há décadas permanece no poder ou como parte dele. Carlos iniciou a vida política na década de 1950, como líder estudantil e foi deputado estadual, prefeito de Rondonópolis (2012 km ao Sul de Cuiabá), governador, senador e deputado federal, cargo que ocupa novamente. Seu segundo casamento foi com Teté, com quem tem uma filha.

E através do matrimônio, que se aproxima dos 40 anos, ela se envolveu com o MDB, partido em que se elegeu deputada federal 3 vezes e deputada estadual. Teté também chegou a concorrer como vice-governadora nas eleições de 2014, mas a chapa foi derrotada. Ela também foi secretária de Turismo do Estado e em 2019 esteve à frente da Embratur.

Luciane (PSB) e Oscar Bezerra (PV)

Vindos do Vale do Arinos, na região de Juara (709 km a Médio-Norte) esse casal continua como liderança regional, mesmo fora do poder. Apesar de ter nascido em Cuiabá, Oscar se destacou em Juara, onde foi eleito prefeito em 2004. O ápice da carreira política foi em 2014, quando foi eleito deputado estadual, mas acabou não sendo reeleito.

Na contramão do marido, Luciane foi eleita primeiro como deputada estadual, em 2010 e depois como prefeita de Juara, em 2016, porém, acabou sendo cassada. O casal tem 3 filhos.

Janete e José Geraldo Riva

Sobrenome de poder político, esse casal fez até uma sucessora, a deputada estadual Janaina Riva (MDB). Riva, que ficou famoso nacionalmente por escândalos de corrupção, esteve na Assembleia Legislativa por mais de 20 anos. Começou sua carreira como prefeito de Juara, em 1983, sendo o prefeito mais novo do país naquela eleição, e chegou à Assembleia em 1994.

O casamento com Janete, que na época tinha 17 anos, está próximo das bodas de rubi. Inspirada pelo marido, Janete foi secretária de Estado de Cultura no governo de Silval Barbosa e chegou a ser indicada como conselheira do Tribunal de Contas do Estado, mas teve sua posse impedida pelo Judiciário. Em 2014, após a Riva ter a candidatura ao governo do Estado impedida pelo TSE, ela assumiu o comando da chapa, mas não foi eleita.

Iraci e Roberto França (DEM)

O cuiabano Roberto França começou a vida política como vereador de Cuiabá, em 1965. Ele também foi deputado estadual, deputado federal e prefeito da Capital. Sua esposa, Iraci, fez história não só junto ao marido, mas também de forma independente. Eles se conheceram na Assembleia Legislativa, ela enquanto servidora e ele como deputado, na década de 1980.

Enquanto primeira-dama de Cuiabá foi criadora do projeto Siminina, que até hoje é referência. Ela também foi a primeira mulher a assumir o governo do Estado, pois era vice-governadora e ficou no cargo por 4 vezes, enquanto o então governador Blairo Maggi estava fora do país. O casal tem 4 filhos.

 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS