O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso prorrogou para o dia 28 deste mês, o prazo para que os eleitores de Rondonópolis/MT façam a coleta biométrica e a revisão de seus dados eleitorais.
Dos quase 140 mil eleitores rondonopolitanos, 109 mil já se cadastraram, o que corresponde a 78%. Para que esse percentual chegue a 80%, no mínimo, a Justiça Eleitoral decidiu prorrogar a revisão biométrica no município.
Nos municípios com mais de 100 mil eleitores há exigência legal – prevista no artigo 25 da Resolução nº 1267/2013 do TRE/MT - de que a revisão atinja no mínimo 80% do eleitorado.
Em razão da quantidade de atendimentos realizados até o momento, não há a expectativa de cadastrar 100% do eleitorado de Rondonópolis constante no cadastro da Justiça Eleitoral. Ao realizar a revisão biométrica, não só se procede a coleta dos dados biométricos dos eleitores, mas também a regularização da situação dos mesmos perante a Justiça Eleitoral, apresentando ao final da revisão o quantitativo real de eleitores no município.
O eleitor que não se cadastrar terá o título cancelado e ficará impedido de obter a certidão de quitação eleitoral, documento este, utilizado para o exercício de alguns direitos, entre eles: tirar passaporte, tomar posse em cargo público, fazer matrícula em instituição de ensino superior e obter benefícios do governo federal.