17 de Janeiro de 2020,

Política

A | A

Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h:16 | Atualizado:

OUÇA O ÁUDIO

Selma vê cassação como “recado” a Moro e abandona política: “nem que a vaca tussa”

Senadora teve a cassação confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral na noite da última terça


Da Redação

SELMINHA.jpg

 

A senadora cassada Selma Arruda (Podemos-MT) fez um desabafo após o resultado do julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na noite da última terça-feira (10), de um recurso interposto por ela contra a sua cassação – determinada em abril de 2019 pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). Emocionada, Selma Arruda gravou um áudio com agradecimentos e críticas após o TSE confirmar a sua cassação por 6 votos a 1. Ela disse que toda a guerra “tem baixas” e que não volta para a política “nem que a vaca tussa”.

“Pessoal, eu vou dizer uma coisa a vocês, toda guerra tem baixas. Não vou mais para a política mais nem que a vaca tussa. Não contem comigo para mais nada nessa política. Agora eu vou aproveitar a minha aposentadoria, como eu devia ter feito antes”, revelou ela.

Selma Arruda – cassada por abuso de poder econômico e prática de Caixa 2, após gastar R$ 1,2 milhão, e não declarar os recursos à Justiça Eleitoral nas eleições de 2018 -, avalia ainda que é vítima de uma “perseguição”. Segundo ela, sua cassação é um “recado” ao Ministro da Justiça, Sérgio Moro, e ao coordenador da força-tarefa da operação “Lava Jato”, em Curitiba (PR), o procurador de Justiça do Ministério Público Federal (MPF), Deltan Dallagnol.

“Eu sei que eu sou o exemplo que eles querem dar para Sérgio Moro e para Dallagnol para não ousarem entrar para a política. Me disseram isso inclusive os dois ministros que vem da advocacia. Disseram que os ministros em geral não tem simpatia pelas pessoas que saem da Justiça e vão para politica. Portanto a gente sabe que o que aconteceu comigo foi um recado para o Moro. Que Deus abençoe essas pessoas, que Deus abençoe muito essas pessoas, que elas abram muito a cabeça delas”, avaliou a senadora cassada.

No áudio, Selma Arruda aproveitou para agradecer parlamentares que lhe deram apoio, como os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Álvaro Dias (Podemos-PR), Major Olímpio (PSL-SP), Soraya Thronicke (PSL-MS) e Eduardo Girão (Podemos-CE).

“Vou entregar os pontos, mas não sem a consciência tranquila de ter tentado. Um grande abraço a todos vocês e muito obrigado pela força, pela torcida. Eu me despeço de vocês com um sentimento de gratidão eterna. Boa noite a todos”, despediu-se a senadora cassada.

Mesmo que mude de ideia, e decida voltar à política, Selma Arruda não pode ocupar nenhum cargo eletivo até o ano de 2026. A medida também faz parte da condenação imposta pelo TRE-MT e confirmada pelo TSE.

CASSAÇÃO

Selma Arruda foi cassada em julgamento no TSE na noite da última terça-feira (10) após o voto do relator do recurso interposto contra sua cassação, já determinada em abril de 2019 pelo TRE-MT, o Ministro Og Fernandes. De todos os Ministros do órgão, apenas Edson Fachin votou por manter a senadora no cargo, resultando num placar final de 6 x 1.

Ela responde a uma representação que apontou um gasto irregular de R$ 1,2 milhão em sua campanha vitoriosa ao Senado em 2018. Os recursos não foram declarados e teriam sido utilizados em período proibido pela Justiça Eleitoral – o que configura a prática de “Caixa 2”, além de abuso de poder econômico. O órgão também já reprovou as contas da parlamentar.

A senadora disputou pela primeira vez uma eleição em 2018 após se aposentar como juíza do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) em março do ano passado. Ela obteve 678.542 votos.

Na manhã desta quarta-feira (11), o desembargador, e presidente do TRE-MT, Gilberto Giraldelli, informou que novas eleições devem ocorrer para o preenchimento da vaga deixada por Selma Arruda. Ele elencou 4 possíveis datas do pleito: 8 de março, 26 de abril, 10 de maio e 21 de junho, todas em 2020, a depender da publicação do acórdão (decisão colegiada) do TSE oficializando a perda do mandato da juíza aposentada.

 

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • luiz | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 18h52
    6
    0

    uma ex-juiza que desconhece a lei eleitoral... que ironia nè ????

  • Edmilson | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 15h33
    5
    3

    A senhora não se compara nem um pouco com Sergio Moro, ele é um homem ilibado, diferentemente da senhora

  • Tom Ubirajara | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 15h30
    8
    0

    Segundo Nelson Rodrigues , " Por trás de todo o paladino da moral mora um canalha " , não estou aqui falando que ela seja canalha mas enveredou por um caminho que a própria repugnava . Pena que a justiça não foi tão célere com o Medeiros pois deveria naquela época também ser cassado.

  • zoador | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 14h41
    22
    4

    Senhora juiza aposentada e senadora cassada. Não entendemos como recado para nenhuma outra pessoa não. A resposta sobre sua cassação foi direcionada exatamente a ti. A senhora está colhendo os frutos do que fez enquanto magistrada. Se acredita em castigo divino, este é apenas um deles. Quantos inocentes a Senhora manteve preso, sem sequer analisar os processos, dando posicionamentos ctrl c ctrl v do GAECO para justificar a manutenção de prisões esdruxulas e sem fundamentos? Sua conta começou a chegar. a do Promotor Marco Aurelio esta chegando. E muitos outros mais serão punidos pelos seus feitos do passado. A justiça divina não falha, Senhora juiza aposentada e senadora cassada.

  • Ciro | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 14h29
    24
    2

    Quem diria dra Selma, provando próprio veneno

  • Rafael | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 14h19
    11
    0

    Roubar "pódi".... É só no Brasil mesmo...kkkkkkkkkk

  • Curioso | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h54
    26
    1

    Essa ex juiza ex senadora...CONTINUA SE ACHANDO MESMO..O QUE TEM A VER OS OUTROS COM OS ROLOS DELA...A PESSOA QUANDO E INOCENTE AINDA QUE PERSEGUIDA....PROVA INOCÊNCIA...

  • marcos | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h41
    31
    4

    Fez errado tem que pagar !!!! horas bolas !!!!

  • Wilson | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h40
    31
    3

    Um aúdio patético e arrogante. Se acha o centro das atenções e disse que os 2 ministros/advogados, que votaram a favor da cassação, falaram a ela que outros ministros não querem juízes como políticos. Ora, já que ela estava sendo injustiçada e esse ministros/advogados falaram o que ela disse, pq eles votaram pela cassação da Senadora ??!! Fez muita maldade e hoje vocifera que está sendo perseguida. Olha como as coisas voltam.

  • Je | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h30
    28
    3

    Conversa fiada, quer sair de paladina e disso não tem nada. Foi um "recado" para uma juíza que não entende de lei no máximo.

  • Luiz | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h29
    23
    1

    Falei que a senadora da elite soberba iria quebrar a cara nessa escuridão da política dos ímpios só os inlegais sobrevivem, que não deveriam abandonar a magistratura deu no que deu. O resto é só piada SHEU

  • Regis Santana | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 13h18
    26
    2

    Eu nunca amigaria dizer isso tão cedo: TCHAU QUERIDA!!!

  • Amanda Duarte | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h53
    24
    3

    Desculpa mais esfarrapada não há. As provas de Caixa 2 foram robustas.

  • Ggm | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h49
    14
    3

    Política não é para amador, ainda mais querendo entra e já centar janela.

  • Caio Oliveira | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h47
    14
    9

    Eleitor, já vira o que a galera do agro é capaz, só legislam para si mesmos. Vamos dar aquela chance para o Procurador Mauro, chega de empresários, chega do agro... Alias, estão comendo carne por aí? E o combustível tá BLZ? Quanto está sua energia depois da troca do padrão? Então, e o salário de MILÃO tá blz? Gente, agora é a hora... Procurador Mauro NELES!Digite o texto aqui

  • RENATA | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h45
    7
    16

    todos os políticos de MT tinham que perder o cargo. o cancer deste Brasil ganhou dessa vez.

  • Luciano | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h40
    7
    9

    Porque não cassaram Pedro Taques? Mesmo ele tendo prendido mais corruptos que Selma ele não foi cassado, porque?

  • Uber Falido | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h31
    13
    2

    hihihihihihihihihii

  • Paletó | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h30
    18
    3

    Selma vc como magistrada a dar exemplos corretos já de cara foi fazer isso, desculpa ai!

  • Falei | Quarta-Feira, 11 de Dezembro de 2019, 12h28
    27
    4

    Prezada Juíza.nao se faça de vítima, a Sra mesmo conhecendo as leis,as descumpriu portanto nao se vitimize. A mulher de César nao basta parecer honesta,precisa ser honesta.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS