Ilustração
A Câmara de Várzea Grande arquivou na sessão desta quarta-feira a denúncia contra o vereador Pery Taborelli (PV) por quebra de decoro parlamentar. O vereador foi representado na Comissão de Ética do legislativo pelo colega parlamentar, Pedro Paulo Tolares, o “Pedrinho” (SDD), por ofender sua honra em pronunciamento no plenário do legislativo.
Relator do processo na comissão do legislativo, o vereador Hilton Gusmão (PV) entendeu que Taborelli fez ofensas a “Pedrinho” que configuram a quebra de decoro parlamentar. Todavia, pelo fato da Câmara não ter um Código de Ética, não haverá embasamento jurídico para punir o parlamentar denunciado.
“Entendo que houve quebra de decoro parlamentar pelo vereador Taborelli, que se excedeu ao ofender a moral do denunciante. Ocorre que, não possui nesta Casa de Leis um Código de Ética para que possamos embasar uma pena mais leve a ser aplicado no caso deste fato. Antes o exposto, este relator concluiu pelo arquivamento da denúncia contra o vereador Pery Taborelli e pela sugestão para que comissão crie um Código de Ética mais breve possível”.
Taborelli foi acusado de ofender Pedrinho ao dizer: “o senhor está emprenhado pelos ouvidos”, e declarou ainda: “que em Várzea Grande está cheio de políticos ladrões”.
O pevista alegou que os procedimentos legais para a formação de uma comissão processante para analisar a possível quebra de decoro parlamentar, não foram seguidos corretamente. Além disso, ele justificou que não praticou a quebra de decoro nas suas declarações em plenário.