O Sindicato dos Advogados e Estagiários do Estado de Mato Grosso voltou a solicitar que a direção da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT), avalie o pedido para que a escolha da lista sêxtupla da entidade para a disputa da vaga de desembargador seja feita por eleição direta para que todos advogados de Mato Grosso possam participar da escolha do quinto constitucional. No pedido, o Sindicato lembra que a OAB nos estados da Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Espírito Santo, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pernambuco já realizam eleições diretas para a escolha do Quinto Constitucional, e que Mato Grosso poderia aderia tal forma que seria mais democrática.
O pedido já havia sido protocolado no início do ano, porém, a presidência da OAB afirmou que iria analisar o pedido, apenas quando se concretizasse a abertura da vaga. “O fato da organização institucional da OAB/MT estar sendo exclusivamente discutida de forma burocrática (de cima para baixo) e não mais democrática, esvaziando os meios de participação dos advogados, é a preocupação dos presentes signatários”, diz trecho do pedido.
Atualmente a escolha dos seis nomes para a disputa do Quinto Constitucional ocorre pelo Conselho estadual da OAB, onde os conselheiros e diretores da entidades votam nos candidatos. No próximo dia 26, os conselheiros irão definir as regras para definição da lista, que pode ter paridade obrigatória entre homens e mulheres e até voto secreto.
Na OAB, os dois grandes favoritos são os advogados Flaviano Taques e Hélio Nishiyama. Correm por fora Marden Tortorelli, Abel Sguarezzi, André Stumpf e Jackson Coutinho, além de Gláucia Amaral e Juliana Zafino.
Daniel
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 23h36Carlos
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 13h39Raimundo
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 12h29Solon
Quinta-Feira, 19 de Outubro de 2023, 11h56