Política Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h:10 | Atualizado:

Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h:10 | Atualizado:

CAUTELARES

STF decreta prisão de Bolsonaro após participar de ato em Cuiabá

Ex-presidente mandou mensagem por chamada de vídeo

Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

bolsonaro - fala com gado.jpg

 

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (4) a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL), proibiu visitas e mandou apreender celulares na casa do ex-presidente. A Polícia Federal fez buscas no local e recolheu um aparelho.

Na decisão, Moraes afirma que Bolsonaro utilizou redes sociais de aliados – incluindo seus três filhos parlamentares – para divulgar mensagens com “claro conteúdo de incentivo e instigação a ataques ao Supremo Tribunal Federal e apoio ostensivo à intervenção estrangeira no Poder Judiciário brasileiro”. Uma dessas postagens ocorreu no domingo (4) na conta do filho e senador, Flávio Bolsonaro (veja mais abaixo), para repercutir atos a favor de Bolsonaro em cidades do país.

O ex-presidente também mandou uma mensagem para bolsonaristas que faziam um ato em Cuiabá numa chamada de vídeo com o deputado estadual Gilberto Cattani (PL). “Olá, Cuiabá! Parabéns a todos vocês que se manifestam pela liberdade. Tenho certeza de que, com fé em Deus, a vitória será nossa”, garantiu Bolsonaro aos manifestantes, que o chamavam de “mito”. 

"O flagrante desrespeito às medidas cautelares foi tão óbvio que, repita-se, o próprio filho do réu, o senador Flávio Nantes Bolsonaro, decidiu remover a postagem realizada em seu perfil, na rede social Instagram, com a finalidade de omitir a transgressão legal", escreveu Moraes.

Para o ministro, a atuação do ex-presidente, mesmo sem o uso direto de seus perfis, burlou de forma deliberada a restrição imposta anteriormente. Moraes tinha determinado medidas cautelares a Bolsonaro no dia 18 de julho, por indícios de que o ex-presidente estava obstruindo o processo no qual é réu por tentativa de golpe de Estado.

Dentre essas medidas estavam, por exemplo, o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa à noite e nos fins de semana. Ele também estava proibido de veicular conteúdo nas redes e de usar redes de terceiros para esse fim.

Ao determinar que Bolsonaro cumpra prisão domiciliar em seu endereço residencial, em Brasília, o ministro também impôs:

proibição de visitas, salvo por familiares próximos e advogados;

recolhimento de todos os celulares disponíveis no local.

O despacho ressalta que as condutas de Bolsonaro demonstram “a necessidade e adequação de medidas mais gravosas de modo a evitar a contínua reiteração delitiva do réu”. Segundo Moraes, as medidas cautelares em vigor foram desrespeitadas “mesmo com a imposição anterior de restrições menos severas”, como a proibição de uso das redes sociais e de contato com outros investigados.

Além disso, o ministro destaca que o ex-presidente produziu material destinado à publicação por terceiros, driblando a censura direta aos seus canais e mantendo “influência ativa” no debate político digital. Neste domingo, houve manifestações pró-Bolsonaro e por pedido de anistia em várias cidades do país.

No Rio de Janeiro, um dos organizadores foi o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho de Bolsonaro. Flávio chegou a colocar brevemente o pai no viva-voz do telefone para falar para o público no Rio. Em seguida, por volta das 14h, o senador postou um vídeo no qual mostra o outro lado desta ligação: o pai, em casa, mandando uma mensagem para seus apoiadores.

"Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos", disse Jair Bolsonaro.

Hora depois, apagou o post. As primeiras restrições impostas a Jair Bolsonaro foram determinadas no contexto de um inquérito aberto no início do ano para investigar o filho e deputado, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), acusado de articular com o governo dos Estados Unidos a aplicação de sanções contra ministros do STF Federal (STF), da Procuradoria-Geral da República (PGR) e da Polícia Federal.

A apuração indicou que Eduardo contava com o apoio direto do pai e que ambos atuavam em uma campanha para constranger autoridades brasileiras e interferir no andamento da ação penal que apura tentativa de golpe de Estado.

Durante depoimento à PF em maio, Bolsonaro admitiu ter enviado US$ 2 milhões para que o filho permanecesse nos EUA, o que chamou a atenção dos investigadores. A partir daí, as diligências apontaram para a atuação coordenada entre pai e filho, com o uso de redes sociais e entrevistas para pressionar as instituições brasileiras e reforçar a tese de perseguição política.

O ministro Alexandre de Moraes avaliou que, com isso, o ex-presidente passou a integrar ativamente a execução dos atos investigados. A situação se agravou após o anúncio, por Donald Trump, de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros — decisão que, segundo o governo dos EUA, se deu em parte pelas ações do Judiciário brasileiro contra Bolsonaro. Isso foi visto como chantagem pelo Judiciário brasileiro.

Para Moraes, declarações do ex-presidente feitas após o tarifaço, inclusive em entrevistas públicas, configuraram confissão voluntária de uma tentativa de extorsão institucional, ao condicionar a suspensão das sanções à sua anistia judicial. O ministro classificou a atitude como atentado à soberania nacional e à independência dos Poderes. Em parecer, a PGR considerou que há indícios de crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação e ameaça grave à ordem constitucional. A Procuradoria apontou o risco de prejuízo irreparável às instituições e defendeu medidas urgentes para garantir a aplicação da lei penal e evitar uma possível fuga de Bolsonaro.

Com base nessas informações, Moraes impôs medidas cautelares iniciais, como restrição ao uso de redes sociais e proibição de contato com investigados — medidas que, agora, evoluíram para prisão domiciliar diante das reiteradas violações.





Postar um novo comentário





Comentários (31)

  • Ludiano

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 23h03
  • LÚCIO GOVERNADOR
    0
    0



  • Bolsonaro presidiário

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h58
  • Bolsonarista é tao canalha e frouxo que o chocolateiro, lavador de dinheiro e rachador apagou a postagem que fez. Tem medo de que ? São uns moleques cagão e frouxo.
    4
    0



  • Ademir

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h27
  • A esquerda só reúne bandidos , terroristas , faccionados do PCC e CV, amam bandido e odeiam polícia , e quando um ex-presidente sem roubar querem prender por estar no celular , enquanto o outro presidiario soltaram pra fazer presidente , por isso o Brasil tá no fundo do poço , tudo caro e todas empresas quebrando !!! E ainda discutem Bolsonaro , o Lulle presidiário presidente afunda e da imposto todo dia e a marmita Janja do Macron só gasta e muito todos dias na cara dos jumentos !!! E o Brasil andando décadas pra trás , e os bandidos esquerdopatas só querem saber de corrupção, ódio, país quebrado e arruinado !!!!
    0
    5



  • Indigninadissimo

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h27
  • Pelo que vi no interrogatório do Bozo,quem pela de medo é o próprio Bozo,sendo um bobo da corte pro Moraes e pro Brasil todo, chegando a convidar o ministro pra ser seu vice isso que é medo kkkkkkkkkk Domiciliar ainda é pouco,a Papuda o espera.
    4
    0



  • Grande dia

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h24
  • Pronto agora os seguidores do bozo tem um presidiário pra chamar de seu. Viu vcs sao canalhas tal qual os petistas, viu são iguaiszinhos . Ambos nao valem nada.
    2
    0



  • Indigninadissimo

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h24
  • Que venha a Papuda pra esse energúmeno, não só pela tentativa de golpe,mas por todas a vidas perdidas na pandemia.Ele tem que pagar de alguma forma.
    4
    0



  • Bolsocorno

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h20
  • Carlos, deixa de ser escroto. Nao tinha 500 pessoas na 8 de abril ontem. Esse seu discursivo de cópia e cola é ridiculo. Deixa de ser panaca cara, seu ídolo é um frouxo, covarde,corrupto e vagabundo. Pq 4 anos ficou incitando golpe, não trabalhou, ficou andando de moto, jet ski e dando palco pra frouxos e frustrados. Na verdade ele perdeu pq nao teve outra facada, a facada do adeluo deu a eleição pra ele. Deixa de ser otario cara.
    4
    0



  • Liu

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 21h17
  • Cuiaba é bom demais, cidade maravilhosa é aqui. Pipoca na cabeça do neimar, agora por causa do discurso aqui pra 200 idiotas o trouxa foi preso .
    4
    0



  • Joares Ribeiro de Oliveira

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 20h28
  • O mais engraçado disso tudo é saber que os fanáticos, ao tentar mostrar um peso e uma força que não têm, acabaram por antecipar o inevitável-a prisão do "mito". Mas, é de uma prepotência sem igual, achar que tolerância não tem limites e provocar é estratégia de quem já é condenado. Metido, torpe e arrogante. Quem não entendeu como opera a lógica do STF é de fato um tapado. Parabéns, pediu e ganhou.
    4
    0



  • Carlos Nunes

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 20h13
  • Pois é, essa turma do "nós derrotamos o Bolsonarismo" péla de MEDO do Bolsonaro. Onde Bolsonaro vai, junta um Mar de Gente. É povo que não acaba mais... enquanto isso, tio Lula onde vai, não junta quase ninguém. Tio Lula vai enterrar o Brasil. Continua fazendo discursos inflamados antiamericanos e conspirando contra O DÓLAR. Pra quê isso? Até o Governo COMUNISTA Chinês, nas transações comerciais internacionais, só usa DÓLAR. Tio Lula vai provocar tio TRUMP, pra tio TRUMP ficar irritado e prejudicar o Brasil. Depois tio Lula diz: a Economia afundou por culpa do TRUMP. Não brinquem com tio TRUMP. Tio TRUMP não é de brincadeira. Tio MILEI negociou com tio TRUMP e conseguiu até, pra certos produtos, tarifa de até 0%. Enquanto tio MILEI vai fazer a Argentina crescer...tio Lula fará o oposto. Vôte!
    5
    19



  • Paulo Carvalho

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 20h07
  • Cada semana Bolsonaro galga um degrau ruma à prisão preventiva. Sem anistia!
    20
    5



  • Marcos Ruas

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h37
  • Falta pouco. Que reine o Caos.
    5
    13



  • Carlos Nunes

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h23
  • Pois é, vem aí a Lei Global MAGNITSKY. Um negócio que a gente nunca ouviu falar. Vamos ver o strike que ela fará. Essa novela americana/tupiniquim vai ser melhor do que novela da Globo. Vamos assistir todos os capítulos imperdíveis. Quanto ao Bolsonaro, um comentarista político já disse: Bolsonaro é o Presidente mais perseguido da História do Brasil. Da facada do tio ADÉLIO, meio débil mental, fácil de manejar, que foi programado pra matar: MATA O BOLSONARO SENÃO ELE ELEGE. Missão dada, missão cumprida. A facada foi dada. Bolsonaro será preso? Tudo indica que não, jornalistas agora tão divulgando a tramóia que armaram pra Bolsonaro e pra Direita. Tudo já foi descoberto e é pior do que se imagina. Se essa revelação com provas, cair na mão do tio TRUMP... muitos no Brasil serão enquadrados na Lei Global MAGNITSKY. Contra fatos não há argumentos. Essa novela vai longe e será imperdível. Jornalistas derrubaram tio NIXON no escândalo de WATERGATE. Não vão acabar com a Liberdade de Imprensa agora.
    7
    24



  • [email protected]

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h10
  • Rapaz os bandidos da lava jato... todos soltos........ essa nossa democracia... vale ouro.... e nossa vida miserável é apenas destino. (essa casta social existe por cá tambem)
    6
    19



  • 13/07

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h06
  • Esse golpista, bandido, ladrão de jóias, o rei das rachadinhas, vagabundo, débil mental, psicopata, homofóbico, marica, covarde, debochento, sem escrúpulos, sem caráter, não respeita ninguém, não respeita as instituições, desgovernou e faliu o país, deixando um rombo fiscal de cento e cinquenta bilhões de reais para o Lula pagar, quase quebrou a caixa econômica para comprar votos e ganhar a eleição, chegava às onze horas da manhã só para fazer gracinhas no cercadinho do palácio da Alvorada com o seus gados, só sabia fazer graça e desafiar a todos com as suas motociatas, não fez nenhuma obra pelo pais, os otários bolsicopatas ainda doaram dezessete milhões de reais, através de Pix para esse marginal, comprou mais de trinta imóveis (registrado em cartório), sendo que o dinheiro pago nunca passou por uma conta bancária. Enfim, é um verme, é a maior desgraça que este país já produziu. E o pior tudo, são esses seus seguidores e apoiadores bolsicopatas, alucinógenos, idiotas, embecis, cegos, surdos e mudos que estão sobre o efeito de uma verdadeira lavagem cerebral. Portanto, esse demônio, esse satanás, esse capeta que debochou de milhares de pessoas morrendo de COVID, que ele não era coveiro etc. Agora, com a justiça divina, ele vai apodrecer na cadeia, juntamente com a sua quadrilha. Deus seja louvado.
    29
    10



  • Lazaro

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h06
  • Já pode comemorar ou ainda é cedo?
    28
    7



  • Maria Auxiliadora

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h03
  • Então, o meliante conhecia as condições das cautelares e desafiou a justiça. Deveria ir preso.
    28
    8



  • Gegê

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h01
  • O Xandão é um Mito. É ídolo demais!
    29
    8



  • KID BENGALA

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 19h00
  • AGORA O MORAES USA O STF. ANTES ERA O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES DECRETA ISSO E DECRETA AQUILO. DEPOIS DA MAGNITSKY O CARA RESOLVEU QUE ÉO STF. METADE DOS MINISTROS SÃO CONTRA O QUE MORAES ESTÁ FAZENDO COM A CF/88.
    6
    20



  • Maria do Socorro

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h59
  • Grande dia! iiiiiiihhhhhuuuuuuuuu!
    25
    7



  • João Carlos

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h56
  • O Bozonaro "Esticou a Corda", desafiando, atacando e debochando do STF, assim como fez o Senador Marco do Val, que viajou para os EUA sendo que ele estava proibido de viajar para fora do País, ou seja, estes Bozonaristas ficam provocando e desafiando a Justiça, aí depois quando a Justiça decreta a prisão eles se dizem perseguidos.
    27
    6



  • Eliseu

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h53
  • Tá lá... Um presidente presidiário! Kkkkkkkkkkkkkkk Esse mundo não gira, capota!
    21
    7



  • Mariazinha

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h53
  • Bota um Cabresto e Bola de Ferro neste " josta"...... coloquei 6 caixas no freeeeeeeeezer........até amanhã ....digo até a outra Segunda ....... rindo de orelha a orelha...... fogos solta na madrugada ......." os Mortos da Covid começam sua Vingança " !!!
    23
    5



  • Zeca

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h49
  • Daqui a pouco, os baba ovos do Bozo,estão descabelando, esteria total.
    23
    5



  • Joenes pica pau

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h46
  • Meu coração tá sangrando sem poder ver meu mito. Tô pensando em deixar minha mulher aqui e acampar na frente da casa dele
    15
    4



  • Joao

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h43
  • Rindo até 2030, acabaram de afundar o inelegível graças aos lesa Pátria
    24
    5



  • Miguel

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h39
  • Pena que é prisão domiciliar. Os traidores da Pátria que torce pelo tarifaço pra prejudicar Lula e usar de chantagens pra anistia do Bolsonaro, deveriam ser punidos tbm. Sem anistia
    24
    5



  • É o tal do Karma...

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h26
  • Como ele mesmo disse num passado sombrio nosso: "ficar em casa é para os fracos" Essa caiu na testa do homi ein kkkk
    19
    5



  • Silvério Pereira

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h21
  • O pior é que ele mesmo é a família cava o próprio buraco kkkkk Parece até piada! Kkkkkkk
    20
    5



  • Euzebio

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h20
  • Acho que em apoio ao ex presidente os bolsonarista tbm deveriam ficar em casa. Seria justo para todos!
    21
    5



  • Carlos Nunes

    Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2025, 18h19
  • De pensar que logo os nossos políticos contribuíram para isto. Estou arrasado. Agora o tio bolsonaro terá que fazer o lock down que ele tanto abominava naquele covid que acabou matando muita gente. Parece até castigo né?
    17
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet