Política Terça-Feira, 03 de Janeiro de 2023, 23h:30 | Atualizado:

Terça-Feira, 03 de Janeiro de 2023, 23h:30 | Atualizado:

PODRIDÃO NOS HOSPITAIS

TCE revela que empresa fornecia comida com insetos na Saúde de Cuiabá

Nutrana teve contrato suspenso por má qualidade

DIEGO FREDERICI
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

comida-hospital.jpeg

 

A Nutrana – Refeições Coletivas, que fornecia alimentação nas unidades de saúde pública de Cuiabá, servia refeições com insetos. A empresa tenta reverter uma rescisão de contrato com a Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), ligada à prefeitura da capital.

O setor sofre uma intervenção do Governo do Estado desde o fim do mês de dezembro de 2022. A presença de insetos nas refeições oferecidas pela Nutrana foi revelada pelo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), Valter Albano, em publicação do dia 27 de dezembro de 2022.

O membro da Corte de Contas analisava um pedido de anulação da rescisão de contrato entre a empresa de fornecimento de refeições e a prefeitura de Cuiabá. Nos últimos seis anos, a organização faturou mais de R$ 10,4 milhões na prestação de serviços à prefeitura da capital.

O conselheiro do TCE/MT, atuando em plantão, negou a suspensão da anulação. Em 22 de dezembro a Nutrana já havia sofrido uma derrota na Corte de Contas com a rejeição cautelar de seu pedido pela manutenção do contrato.

A existência de insetos nas refeições foi comprovada por meio de fotografias e vídeos fornecidos por um dos diretores da ECSP, Paulo Sergio Barbosa Rós, à Corte de Contas. “Em sua manifestação, o Diretor-Geral da Empresa Cuiabana de Saúde, Sr. Paulo Rós, esclareceu que devido às reclamações da má qualidade na distribuição e no preparo das refeições, e até mesmo da verificação de insetos na cozinha e nos alimentos, conforme demonstrado em fotos e vídeos anexos as informações ora prestadas, é que se procedeu à notificação da empresa Nutrana Refeições Coletivas, em 15/12/2022, para suspensão dos seus serviços a partir de 23/12/2022”, revela a decisão.

Valter Albano reconheceu as irregularidades na prestação do serviço “considerando, sobretudo, os graves relatos de má qualidade na distribuição e no preparo das refeições, e, inclusive, de péssimas condições de higiene no manuseio e no fornecimento dos alimentos”. O escândalo de refeições servidas com insetos nas unidades de saúde geridas pelo município de Cuiabá ocorre num momento delicado para o setor – e consequentemente para toda população.

No dia 28 de dezembro de 2022, o desembargador do Tribunal de Justiça (TJMT), Orlando Perri, também no plantão, determinou a intervenção na saúde da Capital atendendo a uma representação do Ministério Público do Estado (MPMT). Segundo o Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso (Sindimed), que realizou a denúncia ao MPMT, houve a apresentação de uma “farta documentação apontando fortes indícios de fraude na contratação de empresa para atividade-fim na área da saúde do Município de Cuiabá, bem como o descumprimento de diversas decisões judiciais que, no decorrer dos últimos anos, determinaram ao requerido a cessação de práticas antirrepublicanas”.

Entre os problemas encontrados pela população não só de Cuiabá, mas também de todo o estado, que recorre à saúde pública disponível na capital, estão a falta de médicos e medicamentos, atrasos no pagamento de salários, assédio moral contra servidores e prestadores de serviço, além de outras irregularidades.





Postar um novo comentário





Comentários (12)

  • .

    Quinta-Feira, 05 de Janeiro de 2023, 09h03
  • Essa empresa sempre foi desrespeitosa com os funcionários do hospitais municipal e estadual. Comida com barata e estragada estragada e nunca perde na licitações. E nunca adiantou as reclamações feitas nas diretoria dos hospitais municipal e estadual. Apósto mesmo com as denuncia vá sair do município e do Estado.
    0
    0



  • Gustavo

    Quinta-Feira, 05 de Janeiro de 2023, 06h36
  • Nutrana pode trocar o nome fantasia e mudar de endereço, que comprovado ou ñ, o seu nome tá na lata do lixo. Nos dias de hoje com tanta fiscalização e cuidados acho difícil acreditar que seja intencional, mas olhando o empresariado e a sanha por dinheiro...
    0
    0



  • Adnen Rajab

    Quinta-Feira, 05 de Janeiro de 2023, 04h52
  • Os que vendem seus votos com os quais elegem prefeitos, vereadores e deputados agora conhecem a fonte da propina. O assalto já está em 350 milhões.
    0
    0



  • Tatiane Carlos

    Quinta-Feira, 05 de Janeiro de 2023, 00h16
  • Isso não é nada perto do sofrimento e a indignação de procurar um posto de saúde que se diz ser atendimento famíliar e ñ ter médico a mais de dois anos.Exemplo postinho do meu setor do pedra 90.
    0
    0



  • janio markus

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 14h22
  • vocês são bons para não publicar os nossos comentários, pois às vezes passam do limite de ética, até que eu concordo. Mas aí temos que tentar entender o que está escrito, pois o erro de português reina em suas publicações. aí não dá né!!!!!
    2
    0



  • Nénéuzin

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 11h44
  • É Nénéu e Stopa, creio que ano que vcs viram o ano na cadeia! Kkkkkkk E leva a patetas de vereadores juntos!!!!! Já estou vendo Advair Cabral, Chico 2000, Juca do Guaraná e Cia a caminho do presidio! Coloca Faiad de plantão Néneu pq já já a justiça cola no se!
    1
    0



  • Eleitor

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 11h29
  • Senhor(a) jornalista essa palavra está correta? PRODRIDÃO
    1
    1



  • Afonsão

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 08h17
  • Inseto, é isso q o Paletó é. Ou é um verme??
    12
    1



  • Divkson lutz

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 07h57
  • E ninguém vai preso, e a grana do povo vai pro ralo da corrupção. E o prefeito não sabia, e o secretário leva rachadura....MT miserável.
    12
    1



  • J A Silva

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 05h40
  • POIS É. PELO POVO E PELO HISTÓRICO QUE QUEM OCUPA O TCE E LÁ ESTÁ, SABENDO DISSO NÃO TOMARAM PROCIDÊNCIAS? CONIVÊNCIA? PREVARICAÇÃO? UMA VERGONHA!
    15
    0



  • Brasileiro

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 04h48
  • Super normal; afinal, os asiáticos sempre comeram insetos!
    10
    4



  • Thiago

    Quarta-Feira, 04 de Janeiro de 2023, 04h27
  • Prodi
    5
    2











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet