O vereador Toninho de Souza já não responde mais pela liderança do PSD na Câmara de Cuiabá. O novato Paulo Araújo (PSD) assumiu o posto, mas o partido evita falar em retaliação.
O presidente da legenda na Capital, Wilson Teixeira, o Dentinho, afirma que a troca foi necessária para atender a um dispositivo do estatuto, que estabelece que o líder deve ser trocado anualmente.
A mudança, no entanto, só passou a ser divulgada depois da cassação de João Emanuel (PSD), processo que foi presidido por Toninho no Legislativo.
Presidente da Comissão de Ética da Câmara, Toninho chegou a desobedecer uma resolução da legenda, votando contra o correligionário. Por conta disso, ele responde a uma acusação de infidelidade partidária feita por João Emanuel.
O caso deveria ter sido avaliado na última terça-feira (13) pela legenda, mas não houve quorum na reunião que decidiria a punição que Toninho deve receber.
Conforme Dentinho, o vereador apresentou sua defesa na semana passada. Porém, não especificou porque não seguiu a orientação dada pela sigla.
Segundo ele, Toninho explicou somente seu ponto de vista favorável à cassação. Ainda assim, o presidente considera não haver a necessidade de se instaurar uma Comissão de Ética na sigla para apurar o caso de forma mais aprofundada.
Uma das punições cogitadas é a de expulsão da legenda. Dentinho, todavia, afirma que perder mais um vereador não seria vantajoso para o PSD a essa altura.