Fim do mistério. O Tribunal Regional Eleitoral, enfim, encontrou a ata original da candidatura do senador Pedro Taques (PDT) em 2010.
De acordo com o juiz José Luiz Blaszak, a ata original está anexada no processo movido pelo suplente do senador, o empresário Paulo Fiúza (PV). Fiúza reivindica a primeira suplência de Taques, em detrimento do policial rodoviário, José Medeiros (PPS).
O ata original foi solicitada pelo presidente do órgão, desembargador Juvenal Pereira da Silva, para análise do processo movido pelo terceiro colocado na eleição, o ex-deputado federal Carlos Abicalil (PT), que pede a impugnação do registro de candidatura do senador.
O motivo da polêmica é a ordem dos suplentes de Taques. Inicialmente, compunham os quadros de suplentes, o atual deputado estadual Zeca Viana (PDT) e Paulo Fiúza, nesta ordem. Todavia, no decorrer da campanha, Viana deixou a suplência para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, sendo substituído por José Medeiros.
Todavia, Fiúza revelou que existia um acordo de que ele seria promovido a primeiro suplente, deixando Medeiros como segundo sucessor do mandato do senador.
Votação
Nesta manhã, a votação do pedido de impugnação feito por Abicalil foi suspensa. O juiz Samuel Franco Dallia Costa foi autor do pedido de vistas.
Até o momento, a votação está favorável a Taques. Ele já possui três votos favoráveis a manutenção da candidatura. Outros três juízes aguardam o voto vistas. Caso obtenha mais um voto, Taques terá o mandato garantido.
RENATA
Segunda-Feira, 24 de Março de 2014, 21h34Nego Preto
Segunda-Feira, 24 de Março de 2014, 14h01