O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) está ativamente envolvido no IX Encontro da Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (Reje) e II Encontro da Rede de Memória Eleitoral (Reme), realizados nos dias 5 e 6 de dezembro na sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília.
O evento, que reúne profissionais das áreas de biblioteca e memória da Justiça Eleitoral de todo o país, é uma oportunidade valiosa para compartilhar experiências, fortalecer parcerias interinstitucionais e discutir estratégias para os próximos anos (2024-2025). Além disso, contribui para a promoção da democracia por meio do acesso à informação e preservação da história das eleições no Brasil.
Lener Galinari, chefe da Seção de Biblioteca e membro da Comissão de Memória da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, representa a Instituição no encontro. A sua participação destaca o compromisso do Tribunal em fortalecer práticas, aprimorar atividades relacionadas à biblioteca e contribuir para a preservação da memória eleitoral. "Representar o TRE-MT neste encontro é uma oportunidade única de aprendizado e troca de experiências. Estamos comprometidos em aplicar os conhecimentos adquiridos para fortalecer ainda mais o papel da biblioteca do Tribunal e contribuir para a preservação da rica história eleitoral de Mato Grosso."
O evento inclui o lançamento do livro "Almanaque de Dados Eleitorais: Primeira República – 1889-1930", fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre o TSE, a Universidade de São Paulo e a Fundação Getulio Vargas.
As palestras e debates abordarão temas relevantes, entre eles: “Desafios na gestão da informação e memória na Justiça Eleitoral”, “Backgrounds da Biblioteconomia na organização da informação em interfaces digitais: visões da arquitetura da informação em tempos de transformação digital”; “Senhor presidente eleito: uma análise dos discursos proferidos pela Justiça Eleitoral nas cerimônias de diplomação dos eleitos em 2018 e 2022”; “A gestão de memória institucional nas organizações públicas e seus impactos no futuro” e “Sistema Pergamum para acervos bibliográfico, museológico e arquivístico”.