O Governo Federal vai analisar a possibilidade de assumir a gestão da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá, que corre o risco de ser fechada. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (10) pelo deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, o Emanuelzinho (MDB), vice-líder do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Câmara dos Deputados.
De acordo com o parlamentar, o assunto foi tratado diretamente com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em reunião realizada em Brasília. O emedebista apresentou ofício solicitando a realização de estudo técnico para que o governo federal assuma a gestão da Santa Casa, que atualmente enfrenta dívidas trabalhistas e já teve o fechamento anunciado pelo governo estadual.
"Vamos analisar essa situação com carinho. Estamos fazendo o programa ‘Agora tem Especialistas’, uma parceria muito importante com as Santas Casas. Unidades que estão endividadas vão poder trocar suas dívidas por mais atendimentos, consultas especializadas, exames e ajudar no atendimento de pessoas que estão aguardando no SUS”, afirmou Padilha ao deputado.
A carta enviada ao ministro destaca que a Santa Casa de Cuiabá é considerada patrimônio histórico e cultural de Mato Grosso, com mais de 200 anos de serviços prestados, especialmente aos pacientes do SUS. O documento também critica a intervenção estadual iniciada em 2019, que, segundo o parlamentar, agravou a situação da instituição.
O pedido de Emanuelzinho ocorre após o governador Mauro Mendes (União Brasil) anunciar o fechamento definitivo da unidade, com o argumento de que o Hospital Central será entregue à população em setembro. A Santa Casa acumula dívidas trabalhistas superiores a R$ 50 milhões, e o prédio deve ser leiloado para quitação dos débitos.
No ofício, o parlamentar reforça que a decisão de fechamento não pode ser unilateral e cobra sensibilidade por parte do governo federal para evitar o desmonte da unidade. “A Santa Casa é nossa! Pertence ao povo cuiabano e mato-grossense e não vai ser a decisão unilateral de um governador insensível que vai definir o futuro dessa instituição", diz trecho do documento.
Francisco Silva
Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 16h08Marcus
Quinta-Feira, 10 de Julho de 2025, 15h34