18 de Agosto de 2019,

Política

A | A

Terça-Feira, 13 de Agosto de 2019, 18h:37 | Atualizado:

PROTAGONIZE

Vereadora de SP ministra curso a pré-candidatos em MT

protagonize.jpg

 

No próximo sábado (17/8) acontece o 1º encontro do Protagonize, o 1º curso de formação de candidatos da história de Cuiabá. Durante o dia todo, especialistas e políticos que são cases de sucesso vão se revezar no palco do auditório da Fecomércio, preparando os mais de 100 pré-candidatos a vereador selecionados por processo seletivo para o programa, que é gratuito e está sendo realizado com doações de diversos cidadãos e empresários cuiabanos.

As palestras do dia serão com Soninha Francine, vereadora, duas vezes candidata a prefeita de São Paulo, ex-VJ da MTV e comentarista esportiva; Caio Cunha, reeleito vereador mais votado de Mogi das Cruzes-SP e de todo o Alto Tietê, que engloba 10 municípios; Lenine Póvoas, ex-Procurador Geral da Câmara de Cuiabá e especialista em direito eleitoral; e Dino Gueno, que é consultor de marketing, palestrante e professor de pós-graduação na ESPM.

O desafio deles será falar para uma plateia nada homogênea: os selecionados são 70% homens e 30% mulheres, 25% tem nível superior incompleto e 55% são graduados e pós graduados - dos quais 6 são mestres e 4 são doutores. Enquanto 20% já foram candidatos e 30% lideram causas ou associações, 55% nunca ocuparam cargo público e nem são filiados a partidos - e o restante está filiado em 27 siglas, incluindo PT, PDT, Rede, Podemos, Cidadania, NOVO e PSL.

Segundo o vereador Felipe Wellaton (PV), organizador do evento, essa mescla era justamente a proposta do programa: “Se o povo cuiabano e suas particularidades não são representadas na Câmara, então a democracia não está funcionando”. Questionado se questões ideológicas podem ser um problema, Wellaton enfatizou: “Pelo contrário, será uma escola! Dialogar não significa concordar, mas sem diálogo não há política. Estarei lá para aprender, também.”

O conteúdo programático do curso prevê encontros até dezembro de 2019, com palestras de 12 jovens vereadores, deputados e ex-deputados do Amazonas, São Paulo, Santa Catarina, Paraíba, Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso, além de especialistas em gestão do tempo, planejamento estratégico, tecnologia, direito eleitoral, processo legislativo, orçamento público e marketing - que terá, dentre os palestrantes, o ex-senador e radialista Antero Paes de Barros.

“Nenhum dos palestrantes cobrou pela participação - nem a psicóloga Luciana Hamaoui, que irá realizar dinâmicas com os participantes em todos os encontros. É uma união de forças pelo bem comum, por uma política que represente o povo”, ressalta Wellaton, que deu a deixa: “os patrocinadores, inclusive, também são pessoas que querem que seus representantes sejam mais preparados e esclarecidos – e quem quiser apoiar o projeto será muito bem vindo!”

 

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Lucas | Quarta-Feira, 14 de Agosto de 2019, 08h00
    0
    0

    Tem um palestrante aí q criticou a imprensa por denominar aquele lixo q fica no centro de ilha da banana. É cada um nesse país, o cara vem criticar por algo tão banal, a corrupção como regra e a população, meros imbecís, vivendo às minguas, esse sujeito não vive a realidade, pois advém de uma família q desde a exploração do país suga o poder público, metem o pau nos servidores públicos, mas quando o trem aperta, corre p serviço público para ter uma boquinha, dai sempre está em evidência, agora virou palestrante. Infelizmente, nesse lixo de país, se vc tiver sobrenome, seu futuro tá garantido, caso contrário, vai pelejar p se enquadrar profissionalmente.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS