Na primeira sessão da Câmara Municipal de Cuiabá, na manhã desta terça-feira (8), os vereadores usaram a tribuna para comemorar o resultado das eleições e, alguns deles, já declararam apoio aos candidatos que disputam o segundo turno do pleito para o cargo de prefeito.
O primeiro a falar foi o deputado Rogério Varanda (PSDB), que não se reelegeu. Ele parabenizou os colegas reeleitos e declarou que não irá mais disputar qualquer cargo político em eleição.
“Agradeço os 1784 votos conquistados do meu trabalho, da minha equipe, as pessoas que acreditam em mi, só tenho que agradecer a todos (...). A partir de hoje posso participar de campanha como coordenador, mas como candidato essa foi a última, muito obrigado a todos que acreditaram em mim (...). Estou bem, estou grato, estou feliz, esta foi a última oportunidade para quem votou em mim”.
Em seguida falou o vereador Dilemário Alencar (União), que agradeceu os 3.370 votos que recebeu. Ele também aproveitou para declarar seu apoio a Abilio Brunini (PL) no segundo turno.
“Campanha extremamente difícil onde tive que ficar me justificando devido apoio ao candidato do partido União Brasil, que é onde estou. Todo mundo sabe que quando fui para o União Brasil eu fui para apoiar Fábio Garcia, todo mundo sabe disso, mas vamos para as ruas e vencemos (...). Ontem mesmo eu já estive com o futuro prefeito de Cuiabá, o deputado federal Abilio Júnior, o meu partido liberou os candidatos e eu quero fazer uma apelo a todo o União Brasil, para nós apoiarmos o deputado Abilio Júnior para prefeito (...). O povo é sábio, olha o que aconteceu na cidade de Várzea Grande e olha o que aconteceu no Mato Grosso inteiro”.
Em seguida o vereador Antonio Lemes de Paula (PSD), que não foi reeleito, parabenizou os vereadores eleitos e reeleitos. Ele também usou seu tempo para declarar apoio a Lúdio Cabral (PT), no segundo turno.
“Quero aqui agradecer o povo, os eleitores que votaram em mim, deram o voto de confiança pelo trabalho prestado, reconhecendo nosso trabalho. Não conseguimos ser vereador eleito, mas ficamos na primeira suplência. Quero agradecer os 1820 votos, votos de trabalho, não é voto comprado, é voto conquistado (...). Agora é segundo turno, acredito que o nosso partido do ministro Fávaro, vamos com o 13, vamos com o 13 porque, inclusive eu que tenho obras na região do CPA fico preocupado que se certo candidato a prefeito ganhar inventar de fazer auditoria em todos os projetos e parar obra na região”.
O vereador Demilson Nogueira (PP) agradeceu seus 3.211 votos que o reconduziram à Câmara de Cuiabá e parabenizou os colegas eleitos e reeleitos pelos votos que receberam.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos) também agradeceu a seus eleitores, pelos 5.615 votos que recebeu, e destacou que sua campanha foi feita “sem bandeiraço, sem buzinaço, sem carreata, sem bagunça, eu como mãe atípica jamais poderia encher a cidade de bagunça, de barulho (...) eu não acredito em carro de som, eu não acredito em bagunça, eu não acredito em gente torrando no sol segurando bandeira porque precisa de dinheiro”.
O vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), que também foi reeleito, agradeceu os votos que recebeu e pontuou aos colegas que não foram eleitos que durante os 4 anos de mandato muitas vagas acabam surgindo, já que colegas saem por diversos motivos, como campanha a deputado.
Adevair Cabral (SD), reeleito, criticou seus opositores e as críticas que recebeu durante a campanha. Disse que “as pessoas que tentaram me puxar pra baixo tem q me respeitar (...). Obrigado grupo, estamos juntos, um grupo coeso e fiel, obrigado senhor por mais um mandato”.
O vereador Mario Nadaf (PV), que foi reeleito para seu 6º mandato, apenas agradeceu seus eleitores e disse que está “com a mesma vontade de guri novo do primeiro mandato, quero retribuir na única forma, com trabalho”.
O vereador Kássio Coelho (Podemos) também parabenizou os colegas e agradeceu os 3.262 votos que recebeu para ser reeleito.
A vereadora Michelly Alencar (União) agradeceu os 4.514 votos que recebeu, que fizeram com que fosse reeleita, e destacou as dificuldades que enfrentou, pontuando que sua jornada foi de “princípios e proposito claro e genuíno”.
“A nossa luta teve grandes desafios, mas assim é a vida, tivemos que enfrentar obstáculos, tivemos que enfrentar dores internas, tivemos que enfrentar situações que me entristeceram muito, mas nenhuma das situações difíceis (...) nem de longe chegaram perto da alegria que foi fazer uma campanha honesta, com convicção, e isso não tem preço, tem valor”.
O vereador Robinson Cireia (PT), que não foi reeleito, destacou o trabalho que fez após assumir a vaga de Edna Sampaio (PT), e pediu votos a Lúdio Cabral (PT) “para que a gente mude Cuiabá e não deixe acontecer de entrar um prefeito desumano na Prefeitura de Cuiabá”.
“Venho hoje, primeira sessão depois das eleições, também agradecer 2281 votos que eu tive, de uma campanha que a gente foi pra rua, pediu voto, conversou, quero agradecer a todos os companheiros e companheiras que foram nas redes sociais declaram apoio (...). Uma campanha bonita, uma campanha ao qual eu usei a cor do meu partido, a cor vermelha, uma campanha que a gente foi pra rua falar o que pensa”.
Cezinha Nascimento (União), reeleito, agradeceu o apoio que recebeu, principalmente seu irmão Elizeu Nascimento (União), que atuou como coordenador da campanha. Disse ainda: “uma felicidade muito enorme de sair o primeiro do partido e o 5º colocado no geral e tudo isso só foi possível graças à população cuiabana”.
O vereador sargento Vidal (MDB), que não foi reeleito, agradeceu os votos que recebeu e lamentou que não exista outro parlamentar para continuar com a defesa da pauta dos animais. “O único parlamentar de todos os tempos que tem essa bandeira em defesa em ajuda dos pets, pelos próximos 4 anos esta Casa ficará sem representante da causa animal, mas quem sabe daqui a 4 anos a gente retorna”, disse.
Já Dídimo Vovô (PSB), que foi reeleito com 3.137 votos, destacou que mostrou aos seus opositores “que não é fácil você vencer uma campanha somente falando as inverdades, mentiras, mas graças a Deus mostramos à população cuiabana”.
O vereador Marcrean Santos (MDB), que também foi reeleito, agradeceu os votos que recebeu para alcançar seu 4º mandato. “Quero agradecer em público o meu prefeito Emanuel Pinheiro que tem dado suporte nos bairros de Cuiabá”.
Wilson Kero-Kero (PMB) foi reeleito e lamentou a saída de alguns colegas, que não obtiveram votos suficientes. Disse: “a gente fica muito triste com a perda de alguns companheiros, a gente sente também frustrado com aqueles que não conseguiram voltar”.
Fellipe Correa (PL), que não foi reeleito, elogiou sua equipe e pontuou que “hoje é uma sessão difícil, uma sessão e que muitos estão comemorando, muitos não estão”.