25 de Maio de 2020,

Política

A | A

Sábado, 04 de Abril de 2020, 09h:16 | Atualizado:

POLÊMICA

'VI é dignidade para secretários e eles merecem', diz Mauro


Gazeta Digital

mascara-mauromendes.jpg

 

O governador Mauro Mendes (DEM) saiu em defesa dos seus assessores diretos e disse que a Verba Indenizatória (VI)  garante dignidade aos servidores do Poder Executivo. O pagamento de VI está sendo questionado no Supremo Tribunal Federal (STF). O procurador-geral da República, Augusto Aras pede que o dinheiro gasto nas VIs vão para o combate ao novo coronavírus. 

Mauro disse que é preciso estabelecer algumas verdades e destacou que há gastos no governo que eram maiores e que foram cortados por sua administração. Disse que fez, ao longo de 2019, trabalho para organizar o Estado. Lembrou que assumiu a gestão com salário atrasado e parte do 13º atrasado. Segundo ele, na saúde os débitos chegavam há 11 meses. "Tínhamos dívidas com os Poderes, com grande parte da nossa cadeia de suprimentos, dívidas horrorosas na ordem de R$ 3,5 bilhões", comentou. 

Mas, disse que com a ajuda dos secretários e dos deputados isso foi superado e que Mato Grosso tem mais de 4 mil servidores ganhando mais que os secretários, mas entende que o caso merece destaque na imprensa. Afirmou que os resultados da equipe são relevantes e pede que isso seja mostrado também. 

"Eu cobro muito das pessoas, cobro muito de quem está ao meu lado. Essas pessoas merecem uma dignidade para trabalhar e dar os resultados que estão aí objetivamente para serem vistos por todos", disse o governador. 

O Ministério Público Estadual entrou com uma Ação Direita de Inconstitucionalidade no Tribunal de Justiça contra a lei. Tanto o MPE, quanto a PRG alegam que houve uma extrapolação da parte dos deputado em inserir ao projeto de pagamento de VI aos membros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) a possibilidade de pagamento aos secretários, adjuntos e presidentes de órgãos e empresas do governo. 

Postar um novo comentário

Comentários (39)

  • analista social | Sábado, 04 de Abril de 2020, 23h55
    3
    0

    este governador vai ter o mesmo destino político do seu antecessor, ou seja, o ostracismo ou a valeta política, apenas questão de tempo. justiça divina, quem maltrata os servidores só tem esse destino, a história é implacável com eles. logo logo esse metidinho a governador vai se juntar aos que deixaram a politica pela porta dos fundos.

  • Siçça | Sábado, 04 de Abril de 2020, 18h45
    1
    0

    eMM! Não confunda emergência do Covid 19 com ilegalidade histórica de discurso esquerdista (FHC-PSDB) - instituiu mas não regulamentou o Subsídio/VI com omissão dos sucessores PT, para “aumento indireto de subsídio” para beneficiar o extrateto da companheirada dos ”mais iguais” sem IR e Contribuição Previdenciátia, enquanto aumentam para os iguais 7,5% )salário mínimo) a 14%....blz

  • J.Carlos | Sábado, 04 de Abril de 2020, 18h22
    3
    0

    O que o governador não fala, é que além dos salários, os secretários também levam por fora membro de conselhos, ganhando os famosos "Jetons" sem fazer nada. Basta olhar os membros dos conselhos, sai sempre os mesmos, apenas mudando funções para ganhar mais, tudo isento de imposto. Vamos governador, fale mais sobre isso... Quem precisa de dignidade mesmo?

  • Panacéia | Sábado, 04 de Abril de 2020, 17h31
    1
    0

    MM NÃO SE DEIXE MANIPULAR PELAS VELHAS RAPOSOSAS ESQUERDISTAS ENRUSTIDAS (PSDB/FHC) PSDB) = AUTORIA e MATERIALIDADE COMPROVADAS – ALMT (RIVA/BOSAIPO - LEI 8.112/2004) E GOVERNO ESTADUAL (MAGGI - LC 169/2004, ETC...MUNICIPIOS E CÂMARAS DE VEREADORES PEGARAM CARONA NA VI DA ALMT (ATO 62/2001-AECIO NEVES, - TODAS COM O MESMO PERFIL, MAS NÃO SE ADEQUARAM AO ATO 43/2009 – MICHEL TEMER, ARTS. 2, 3, 4, 14, 15 E 18, QUE EXIGEM COMPROVAÇÃO PRÉVIA DAS NFs DAS DESPESAS PUBLICADAS NO PORTAL DE TRANSPARÊNCIA E PROÍBE UNIFICAR, ADIANTAR, CONVERTER EM PECÚNIA ($$$), TRANSFERIR (DOAR) E O USO ELEITORAL DA VI. MP INSTAURAR URGENTE INVESGTIGAÇÕES E RESPONSABILIZAR TODOS QUE MANIPULARAM O SUBSÍDIO VI E GOVERNADORES LENIENTES. DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES POR OMISSÃO DE FISCALIZÃO DO CUMPRIMENTO DA CONSTITUIÇÃO E DA LEI (ATO 43/2009), QUE JURARAM OBEDECER E FAZER CUMPRIR EM TODO TERRITÓRIO NACILONAL, VELHAS RAPOSAS, SE LIMITAM À POLÍTICA PRAGMÁTICA ELEITOREIRA E SIMONÍACA DE APENAS CARREAR RECURSOS PARA SE REELEGEREM, DEIXANDO SEUS CONCIDADÃOS SEREM VITMAS DAS HARPIAS QUE SAQUEIAM E S SUCATEIAM O ERÁRIO COM O ARTIFÍCIO DO SUBSÍDIO/VI, ENGENDRADOS COM O DISCURSO SOCIAL ESQUERDISTA DE CASTAS, COM A PEC 19/98 (FHC), SEM A REGULAMENTAÇÃO DEVIDA, C/ OMISSÃO DOS SUCESSORES LULA-DILMA-TEMER), CRIADAS POR AECIO NEVES (ATO 62/2001, REVOGADO, EXPRESMETE, PELO ATO 43/2009-MICHEL TEMER), APÓS O CLAMOR PÚBLICO DE “EXPEDIENTE ESPÚRIO PARA AUMENTO INDIRETO DE SUBSÍDIOS” (FL. SP, PAINEL), PARA BENEFICIAR A COMPANHEIRADA. JUNTOS COM O “NUNCA OS BANCOS GANHARAM TANTO” DE LULA, CAUSAS DO AUMENTO DA DESIGUALDADE (12% NA ÚLTIMA DÉCADA, NO GOVERNO DO PT). ENQUANTO O MP FAZ OUVIDO DE MERCADOR; CABENDO AO MP ELEITORAL ZELAR PELO CUMPRIMENTO DA LEI E PRESERVAR O SAGRADO PRINCÍPIO DEMOCRÁTICO DO EQUILÍBRIO ECONÔMICO ELLEITORAL, EM DETRIMENTO DOS CANDIDATOS QUE NÃO POSSUEM O PRIVILÉGIO DA VI-PAPEL PODRE.

  • servidor publico consciente | Sábado, 04 de Abril de 2020, 17h30
    3
    0

    a imprensa sempre publica casos de secretários presos por prática de corrupção e esquemas em certas secretarias para facilitar liberação de licenças, como foi divulgado recentemente o caso de licenças ambientais, onde se percebe que não há envolvimento de servidor de carreira, mas, de pessoas que ocupam cargos de confiança, sobretudo de 1º e 2º escalão, que possuem grande proximidade com grandes empresários e empreendimentos de grande porte. portanto, o raciocínio do governador está totalmente equivocado e não pode haver dois pesos e duas medidas, quer dar dignidade para quem aceita propina e quer cortar salários e RGA de quem trabalha honestamente e com ética? me poupe governador, tenha só um pouquinho de coerencia, o servidor não é bobo e nem paspalhão.

  • joenes pica pau | Sábado, 04 de Abril de 2020, 17h20
    0
    0

    Para os demais servidores dignidade é piroca, parabéns mauro mendes você é o legitimo governador do povo, assim como o meu amável amado presidente Bolsonaro

  • Pacufrito | Sábado, 04 de Abril de 2020, 16h29
    4
    0

    Dignidade seus imorais e colocar remédio e médicos para os pobres, dignidade e dar o mínimo para que paga impostos , vocês são igual Ienas, vcs sao imorais. Vocês estão se lixando para populacao. Dignidade para que ja tem salário de 30.000,00 senhor governador? E que não tem o que comer , muito menos onde se tratar quando fica doente, cadê a dignidade destas pessoas seus imroais????

  • Cidadão Matogrossense | Sábado, 04 de Abril de 2020, 16h28
    3
    1

    #VOLTA PEDRO TAQUES!!!

  • LALAZINHA DA PELE LECA KALECA | Sábado, 04 de Abril de 2020, 16h20
    2
    0

    CORTEM AS GRATIFICAÇÕES DE SERVIDORES COM DAS DGA QUE NÃO ESTEJAM CHEFIANDO NADA NEM NINGUÉM! TIPO COORDENADORES SUPERINTENDENTES ASSESSORES GERENTES ! TERÃO BOA ECONOMIA! E AQUELES COM LICENÇA PRÊMIO VENCIDA?

  • LALAZINHA DA PELE LECA KALECA | Sábado, 04 de Abril de 2020, 16h18
    2
    0

    CORTEM AS GRATIFICAÇÕES DE SERVIDORES COM DAS DGA QUE NÃO ESTEJAM CHEFIANDO NADA NEM NINGUÉM! TIPO COORDENADORES SUPERINTENDENTES ASSESSORES GERENTES ! TERÃO BOA ECONOMIA! E AQUELES COM LICENÇA PRÊMIO VENCIDA?

  • SECULT | Sábado, 04 de Abril de 2020, 15h59
    3
    0

    Esse daí só não é mais SAFADO porque não dá!!!

  • Olhodeboi | Sábado, 04 de Abril de 2020, 14h24
    26
    0

    Para os funcionários publico e só terrorismo dizendo que a arrecadação cairá 30, 40 e agora por ultimo 50% já comunicando atrasos no pagamento dos salarios que para os servidores que significa alimentação, saude , educação e moradia, mas para esse Governo isso não importa. O que importa é repassar religiosamento os recursos do poderes e pagar um valor a mais para os Secretarios que fazem parte da classe mais abastada, isso para o Governo é dignidade, pagar em dia que depende do salario para sobrevive, de acordo com as matérias divulgadas na impressa, não é prioridade, ou seja, não é dignidade.

  • Pexoto | Sábado, 04 de Abril de 2020, 14h16
    27
    0

    Este é o Mauro Mentes querendo legalizar o caixa 2

  • Josue rocha da silva | Sábado, 04 de Abril de 2020, 14h00
    25
    0

    Dignidade é prestar contas do que recebe e do que gasta. O que tá acontecendo é uma grande falcatrua desse governo, e desses deputadoserviços. Não merece ser mais eleitos.

  • Servidor Sempre | Sábado, 04 de Abril de 2020, 13h51
    21
    0

    Governador vagabundo, quem é que executa as ações deste bosta de secretários então não merece ter dignidade nem de ter o RGA, mas seus secretários que não fazem nada a não ser depender dos valorosos servidores que executam as poucas ações determinadas, mas dignidade é só pros amigos do reis.

  • Detran | Sábado, 04 de Abril de 2020, 13h48
    18
    1

    Os servidores do Detran estão precisando de um pouco de dignidade também.

  • Mendonça | Sábado, 04 de Abril de 2020, 13h29
    25
    0

    TA BOM Srº GOVERNADOR TRABALHE ENTÃO SOMENTE COM OS SEUS DIGNOS SECRETÁRIOS, PORQUE PELO QUE EU ENTENDI SOMENTE ELES TEM DIGNIDADE, O SENHOR TINHA QUE TER VERGONHA DE FALAR ISSO, HAJA VISTA QUE QUEM CARREGA O PIANO NO ESTADO É O SERVIDOR PÚBLICO EM GERAL, E OS SECRETÁRIOS VÃO EM CIMA DO PIANO. TODA AS VEZES QUE O Srº ABRE A BOCA É PRA FALAR E SÓ PRA FALAR MAL DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS E NADA MAIS, SE VOCÊ CASOU COM A VIÚVA TEM QUE GOSTAR DOS FILHOS FEIOS TAMBÉM.

  • Servidor MT | Sábado, 04 de Abril de 2020, 13h24
    22
    0

    Dignidade e você pagar RGA aos servidores e não essa VI para completar renda porque não consegue atrair bons profissionais, se não pagar RGA vamos parar tudo inclusive bseu projeto vde de reeleição, se pra se ferrar vamos se ferrar conjunto, vai falir empresário, que pareçam todos.

  • Rafael | Sábado, 04 de Abril de 2020, 12h56
    31
    1

    Ele cobra os secretários, mas são os servidores públicos quem realmente realizam todas as ações que cada pasta é responsável. Os servidores trabalham para os secretários receberem todos os louros? Só eles têm dignidade?

  • Paula | Sábado, 04 de Abril de 2020, 12h28
    41
    0

    E o RGA do executivo? Merecem dignidade? E os servidores? Me poupe né! Tem secretário que não faz merda nenhuma, só sabe mandar e tirar proveito em licitações. Que absurdo! Se tem servidor que ganha mais que secretários é que se dedicaram e passaram no concurso e merecem ganhar ralam mais que alguns secretários. Repense nas suas prioridades governador, pois do jeito que está indo, você não ganha mais nem para presidente de bairro.

  • Djuca Paletó | Sábado, 04 de Abril de 2020, 12h25
    38
    0

    Isso é canalhice. O povo de MT tem que fazer um levante contra esses vagabundos.

  • José Alves | Sábado, 04 de Abril de 2020, 12h17
    21
    4

    Incrível como a mídia é! Na hora de atacar o jovem Deputado Ulysses. Mas na hora de falar coisas boas somem. Esquecem de dizer que ele é o autor da primeira ação que está questionando as VIs

  • alexandre | Sábado, 04 de Abril de 2020, 12h03
    40
    1

    Tem secretario, que ganha 40 K....RGA não é dignidade ?

  • Servidor | Sábado, 04 de Abril de 2020, 12h00
    37
    0

    Governador o senhor deveria ter vergonha na cara de falar em dignidade para Secretarios depois ja ter dado o calote no RGA dos servidores e ter pago salarios atrasado e parcelado com o seu discurso de crise agora para pagar VI de secretarioa o senhor fala em dignidade...Servidor pode se fuder ne Governador o senhor sera humilhado nas urnas.

  • Servidor | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h51
    44
    0

    GOVERNO VAGABUNDO...

  • falei | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h39
    45
    0

    gravem isso: governador de um mandato só, esse é um recado para voce mendes, guarde em sua cabeceira de cama...

  • Saulo | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h38
    46
    1

    Se está pagando VI é pq está sobrando dinheiro no estado, então não precisa cortar salários e pode pagar o RGA. E parar com esse choro q não convence ninguém, só tem privilégio o Legislativo e o Judiciário, o Executivo que mais sofre nunca tem nada e.ainda jogam a culpa neles...

  • MM | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h34
    42
    0

    Tem Secretário que não faz porcaria nenhuma se os servidores não tomam frente...tem secretários adjuntos nao generalizando que ocupam cargos meramente por politicagem. Não sabem a competência do seu setor, não conhecem o regimento interno, bóia mais que cocô na água. Me polpe MM.

  • Jota | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h33
    33
    0

    E os demais servidores, Não sai dignos do recebimento, Sr governador? Faça um favor né. Isso é a maior aberração que já vi na vida!!! O corte disso deveria fazer parte da sua campanha "estamos consertando o nosso estado". Faça esse favor a população!

  • oseiasbatistarocha753@gmail.com | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h27
    44
    0

    RGA não é dignidade, né. Maldito.

  • Maria | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h24
    46
    0

    E o RGA dos servidores do executivo, não é um respeito aos servidores?! Em 2022, você terá a resposta dos servidores.

  • Willian | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h12
    41
    0

    E os funcionários públicos não tem dignidade nem para receber RGA. Repense seus valores MM.

  • Zeus | Sábado, 04 de Abril de 2020, 11h10
    40
    0

    Governador essa forma de complementação salárial e uma vergonha. Assim como o senhor deveria ter vergonha de fazer a defesa. Vc governador é uma decepção total. Use esse dinheiro para Saúde. A Saúde precisa e mto

  • jader | Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h47
    42
    0

    Eu sou servidor do executivo e não recebo VI - Verba indenizatório. QUERO MINHA DIGNIDADE!!! Me pague verba indenizatória.

  • jader | Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h44
    42
    0

    Cortar salário dos servidores para privilégios dos seus secretários, é bem canalha... Então essa é a crise econômica.

  • Othon Fialho Blessmann | Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h40
    39
    0

    Não discuto o mérito. Mas cabe uma pegunta:dignidade depende do contra cheque?Quem percebe um salário mínimo por mês não é digno:

  • Paolo | Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h36
    39
    0

    Seu canalha ordinário salafrário tenho NOJO DE VAGABUNDO igual vc.

  • Dói a Verdade | Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h34
    41
    0

    Enquanto servidor público tem salário atrasado, o juros dos impostos arrebentam a população, criaram mais impostos em 2019/2020, o povo morre de fome, VERBA INDENIZATÓRIA é Dignidade ? O povo tem o governante que merece, se o povo foi enganado, arranca o Governante que os enganou. Mas, o servidor público vai ficar calado, os sindicatos estão em silêncio.

  • Teka Almeida | Sábado, 04 de Abril de 2020, 10h12
    57
    0

    Sua cara nem treme né Mauro MENTE governo FAKE NEWS.... Os secretários participam de conselhos onde ganham horrores de JETON's e vc acredita que precisam de VI'S????!!!!! Isso não passa de Complementação salarial. Assim como vc que tira R$ 150.000,00, já denunciado por um site de noticias. A política é uma VERGONHA. Será que um dia ainda teremos a esperança de políticos HONESTOS????.

INFORMES PUBLICITÁRIOS

MAIS VÍDEOS