Após 47 horas de obstrução no plenário do Senado, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) comemorou nesta quinta-feira (7) a desocupação da Mesa Diretora, destacando o gesto como resultado de negociações políticas e compromisso com o fortalecimento da democracia. A mobilização, iniciada na terça-feira (5), cobrou o cumprimento de acordos e a inclusão em pauta de temas sensíveis para a oposição, como o fim do foro privilegiado, a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, que já conta com 41 assinaturas no Senado.
Fagundes ressaltou que o momento marca a reafirmação do Parlamento como espaço de construção coletiva e reafirmou a legitimidade da atuação da oposição:
“Essa foi uma manifestação legítima, feita em nome do povo. Representamos milhões de brasileiros que esperam do Congresso uma postura firme diante de injustiças. A democracia no Parlamento se constrói por meio de entendimentos, mas é no voto que se decide. A minoria tem o direito legítimo à obstrução, e fizemos isso de forma responsável. Foi uma das experiências mais marcantes dos meus mandatos: exercer o papel de oposição para garantir que a democracia funcione, com respeito ao direito de ir e vir, à liberdade de expressão e ao devido processo legal.”
Ao comentar os próximos passos, o senador reforçou a cobrança para que os acordos sejam cumpridos e as pautas da oposição sejam apreciadas:
“Esperamos agora que os acordos firmados, tanto na Câmara quanto no Senado, sejam cumpridos. O que queremos é que as matérias sejam colocadas em votação — e que a maioria vença. O que não pode acontecer é o presidente das Casas simplesmente se recusar a colocar a tese da minoria em debate. Essa é a essência da democracia. E é por isso que continuamos cobrando a apreciação dessas pautas, sem manobras ou silenciamento político.”
A oposição informou que seguirá atenta e acompanhando de perto o andamento das pautas no Congresso, para garantir que os compromissos assumidos não sejam ignorados.
trabalhem
Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 19h08Aldo
Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 17h35Buçal
Quinta-Feira, 07 de Agosto de 2025, 17h28