Eleita com a principal promessa de acabar com o desabastecimento em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) já tem expectativa de reeleição ainda que tenha se passado apenas seis meses de seu mandato, iniciado em 1º de janeiro de 2025 e que vai até o dia 31 de dezembro de 2028. A informação é de seu vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), que ao confirmar sua pré-candidatura à uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em 2026, explicou que isso se deve para fortalecer o grupo e o arco de alianças em eleições futuras, como as municipais.
A fala foi feita nesta segunda-feira (30). "Eu não posso deixar minha campanha de deputado, porque nós precisamos ter força política para o nosso grupo. Portanto, é importante, se não me engano, eu ser eleito para depois vencer a reeleição da Flávia, eu de deputado, porque senão esses grupos que vão aí vão nos engolir", declarou o gestor.
A confirmação da pré-candidatura se deu na despedida do secretário de Governo Benedito Lucas de Miranda, o Dito Lucas, que deixou o cargo para poder articular a campanha do deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado em 2026. Sem citar nomes, Zaeli ainda alfinetou um deputado estadual do partido que também concorrerá a uma vaga no Parlamento Estadual. "Sendo muito sincero mesmo, parte de vocês aqui não vai me apoiar, mas eu vou ganhar do deputado de vocês", alfinetou.
Ocorre que, caso aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022 poderá permitir que prefeitos eleitos em 2024 exerçam mandatos de até 10 anos, caso sejam reeleitos em 2028. A proposta, que visa acabar com a possibilidade de reeleição para cargos do Executivo — como prefeitos, governadores e presidente da República — e ampliar os mandatos de quatro para cinco anos, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em maio deste ano e segue em tramitação.
O texto prevê um período de transição. Assim, os gestores municipais eleitos em 2024 ainda poderão disputar a reeleição em 2028. Aqueles que forem reconduzidos ao cargo terão mandatos ampliados de quatro para seis anos, encerrando-se em 2034. A partir desse ano, todas as eleições serão unificadas e passarão a ocorrer a cada cinco anos, sem possibilidade de reeleição para o Executivo.
Várzea grandense Nato
Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 18h40AGASTADO
Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 16h05