Política Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 15h:03 | Atualizado:

Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 15h:03 | Atualizado:

PODER

Zaeli se lança a AL e prevê que Flávia disputará reeleição em VG

Vice avisa que grupo tem que se fortalecer para evitar volta dos Campos

BRENDA CLOSS
Da Redação

Compartilhar

WhatsApp Facebook google plus

TIAO-FLAVIA-ANDREA.JPG

 

Eleita com a principal promessa de acabar com o desabastecimento em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) já tem expectativa de reeleição ainda que tenha se passado apenas seis meses de seu mandato, iniciado em 1º de janeiro de 2025 e que vai até o dia 31 de dezembro de 2028. A informação é de seu vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL), que ao confirmar sua pré-candidatura à uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) em 2026, explicou que isso se deve para fortalecer o grupo e o arco de alianças em eleições futuras, como as municipais.

A fala foi feita nesta segunda-feira (30). "Eu não posso deixar minha campanha de deputado, porque nós precisamos ter força política para o nosso grupo. Portanto, é importante, se não me engano, eu ser eleito para depois vencer a reeleição da Flávia, eu de deputado, porque senão esses grupos que vão aí vão nos engolir", declarou o gestor. 

A confirmação da pré-candidatura se deu na despedida do secretário de Governo Benedito Lucas de Miranda, o  Dito Lucas, que deixou o cargo para poder articular a campanha do deputado federal José Medeiros (PL) ao Senado em 2026. Sem citar nomes, Zaeli ainda alfinetou um deputado estadual do partido que também concorrerá a uma vaga no Parlamento Estadual. "Sendo muito sincero mesmo, parte de vocês aqui não vai me apoiar, mas eu vou ganhar do deputado de vocês", alfinetou. 

Ocorre que, caso aprovada, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2022 poderá permitir que prefeitos eleitos em 2024 exerçam mandatos de até 10 anos, caso sejam reeleitos em 2028. A proposta, que visa acabar com a possibilidade de reeleição para cargos do Executivo — como prefeitos, governadores e presidente da República — e ampliar os mandatos de quatro para cinco anos, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em maio deste ano e segue em tramitação.

O texto prevê um período de transição. Assim, os gestores municipais eleitos em 2024 ainda poderão disputar a reeleição em 2028. Aqueles que forem reconduzidos ao cargo terão mandatos ampliados de quatro para seis anos, encerrando-se em 2034. A partir desse ano, todas as eleições serão unificadas e passarão a ocorrer a cada cinco anos, sem possibilidade de reeleição para o Executivo.





Postar um novo comentário





Comentários (2)

  • Várzea grandense Nato

    Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 18h40
  • Espia aí esse, tá achando que pode tudo néh?, espera o seu , enquanto a Cidade tá esse caos, esse 02 idio? se acham o rei e rainha do voto. Esqueceram de pedir para povo . A prefeita só faz uma coisa, andar de bicicleta, não era capaz de pintar a casa dela , já está de mudança para o Condomínio Florais da Mata , comprou um barraco por lá pela bagatela de 4 milhões . Segura yhoooo
    1
    0



  • AGASTADO

    Segunda-Feira, 30 de Junho de 2025, 16h05
  • O PL de Várzea Grande deve montar um grupo forte, unido, com nomes novos e estrutura de campanha para fazer frente aos grupos que estão instalados naquela cidade. Os grupos dos derrotados (MDB, UB,PSB) por possuírem estrutura financeira, não querem sair do poder. Não fizeram nada para melhorar a vida do povo de Várzea Grande. Só distribuíram dinheiro, cargos e benefícios em troca de votos. Tem um deputado do PSB que acha que manda na câmara e em VG. O senador que faz de tudo para se manter no poder e por aí vai.
    1
    4











Copyright © 2018 Folhamax - Mais que Notícias, Fatos - Telefone: (65) 3028-6068 - Todos os direitos reservados.
Logo Trinix Internet