Sexta-Feira, 28 de Fevereiro de 2025, 16h15
REGULARIZAÇÃO
Abilio promete escrituras de imóveis em todos os bairros
Da Redação
“Tem 52 anos que moro aqui no Alvorada e finalmente vou receber minha escritura. Estou muito feliz, Agora vamos ter nosso documento, nossa segurança. Estamos tentando há mais de 10 anos, já estava desacreditada e finalmente aconteceu. Agradeço a Deus, ao Governo do Estado e à Prefeitura de Cuiabá por nos ajudarem”. O depoimento é da moradora Emília Lemes, uma das contempladas com o título de propriedade definitiva, entregue na tarde de quinta-feira (27) no bairro Alvorada. Ao todo, 240 escrituras foram oficializadas e devidamente entregues aos proprietários sem custo nenhum.
A iniciativa faz parte do Programa Solo Seguro, uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Governo de Mato Grosso, por meio do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat), Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Social do Vale do Rio Cuiabá, e cartórios de registro.
O prefeito Abilio Brunini destacou que a regularização fundiária é um compromisso da gestão e será ampliada para outros bairros e distritos. “Hoje eu agradeço a Deus pelo resultado que temos aqui, entregando esses títulos que deveriam ter sido entregues há muito tempo. Isso é um direito de vocês, e vamos trabalhar para levar esse processo para toda a cidade. Não estamos aqui prometendo, estamos aqui realizando. O que era um sonho para muitos, agora se tornou realidade. Sei das dificuldades que vocês enfrentaram, da espera, da angústia de não ter um documento que comprova que a casa é de vocês. Mas isso acabou. Contem com a gente para fazer de Cuiabá um lugar melhor”, afirmou.
Atualmente, 6.500 escrituras estão em fase final nos cartórios, aguardando documentação complementar para serem entregues aos proprietários. O presidente do Intermat, Francisco Serafim de Barros, enfatizou a importância da continuidade desse trabalho. "Vamos seguir com essa parceria, trabalhando pela população e melhorando, sempre que possível, o atendimento às necessidades dos moradores. Tenho certeza de que, daqui para frente, as coisas só vão melhorar. Na gestão anterior, enfrentávamos muitas barreiras, angústias e dificuldades para trabalhar. Agora, com essa entrega no Alvorada, temos certeza de que poderemos oferecer um serviço ainda melhor para os cuiabanos", frisou.
A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária também está focada na agilização dos processos para construção de moradias populares e documentação de imóveis. "Recebemos a secretaria com alguns processos em situação irregular. E por determinação do prefeito Abilio, nosso objetivo é regularizar os processos que estavam em andamento e, em seguida, estabelecer um fluxo mais eficiente para garantir mais ceridade à regularização fundiária do município. Tudo será feito de forma legal e em parceria com o Tribunal de Justiça, para agilizar ainda mais esse trabalho", esclareceu o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Willian Campos.
O corregedor-geral do TJMT, desembargador José Luiz Leite Lindote, reforçou a relevância do Programa Solo Seguro e destacou a parceria com a prefeitura. “A justiça precisa estar próxima das pessoas, trazendo soluções concretas. A regularização fundiária é um problema crônico em Cuiabá e Mato Grosso, e esse programa tem sido fundamental para resolver essas questões. Parabenizo o prefeito Abilio pela iniciativa e reforço que essa parceria trará muitos benefícios para a população”, afirmou.
O bairro Alvorada, um dos mais antigos e populosos de Cuiabá, teve seus primeiros moradores na década de 1970. Muitos deles aguardavam pela escritura há mais de 45 anos, como a dona de casa Rosângela Barbosa Sousa Teixeira. “Moro aqui desde os 10 anos e sempre quis ter minha escritura. Esperei por 47 anos. Sem esse documento, a gente não tem segurança nenhuma. Quando recebi a notícia, corri para contar ao meu marido. Foi uma emoção enorme”, relatou.
O evento contou com a presença do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, Antenor de Figueiredo Neto, do deputado estadual Eduardo Botelho e dos vereadores Michelly Alencar, Paula Calil, Katiúcia Mantelli e Sargento Joelson.
JOSE/BAIRRO ALVORADA | 01/03/2025 16:04:08
Parabéns a todos envolvidos, em especial ao Deputado Eduardo Botelho, que independente de eleição, continua trabalhando e transformando o sonho de todos nós aqui do bairro Alvorada e de milhares de famÃlias dos bairros de Cuiabá e Mato Grosso em realidade.
Salas | 01/03/2025 08:08:51
Isso foi feito nesses 55 dias ou já estava desde a gestão passada e só agora estão entregando?
Carlos | 01/03/2025 08:08:48
Vamos ver se dessa vez o moradores do Santa Isabel serão contemplados, um dos bairros mais antigos da capital, vive a décadas de promessas de vários polÃticos
José Maria Germano da Silva | 01/03/2025 08:08:48
Moro no jardim novo colorado ha 28 anos ja tivemos umas dez reuniões ao longo deste perÃodo para tratar deste assunto mais nunca tivemos uma resposta concreta esperamos que com o novo prefeito possa vir a sanar nossos anseios de uma vez com a regularização do nosso bairro espero ainda poder alcançar por várias vezes tive que sair do trabalho mais cedo para participar de inúmeras reuniões hoje quando fazem reunião aqui ninguém mais vai porque as anteriores sempre foram só enganação estamos cansados
Solange Moura Lima | 01/03/2025 08:08:10
Sou servidora pública municipal ( Agente Saúde Endemias Dengue ) . Sr. Prefeito. AbÃlio, peço sua ajuda p conseguir escritura minha casa CPA IV . Entrei c solicitação desde o inÃcio do projeto . No entanto , todas à s vzs e há anos, da entrega do documento , tem um simples erro , e p correção , levam anos , e , novamente na entrega me informam q houve falta documentos ou erros . E , assim , se prolonga até no dia de hoje ! Confio na sua atuação e projetos , por favor , me ajude ! Estou c saúde descompensada ( pressão e diabetes ) por nem conseguir dormir mais , tta preocupação c esse direito q me pertence . Moro nesta casa desde q entregou , paguei à s parcelas c mto sacrifÃcio. Ainda , sendo. Mãe solo . Mas , sempre honrando os compromissos e trabalhadora .
Conselho promove 27 defensores em MT
Terça-Feira, 22.07.2025 18h50
São Félix do Araguaia divulga resultado preliminar de provas para agente comunitário
Terça-Feira, 22.07.2025 17h50
VG entrega cadeiras odontológicas e amplia atendimento nas USFs
Terça-Feira, 22.07.2025 17h38
Programa habitacional recebe 63 mil inscrições em 7 dias
Terça-Feira, 22.07.2025 17h28
Casa Cuiabana ultrapassa 63 mil cadastros na 1ª semana
Terça-Feira, 22.07.2025 17h07